sexta-feira, 20 de maio de 2011

GUSTAV MAHLER: o compositor morreu há 100 anos...


FOTO GOOGLE




Gustav Mahler(1860-1911).
Fez 100 anos ,no dia 18, que faleceu o génio musical da liberdade ,na COMPOSIÇÃO MUSICAL. Queria ter escrito qualquer pequenina homenagem ao grande humanista da MÚSICA/MÚSICA! Não me foi possível, pois o tempo não dá para tudo e andei toda a semana a caminhar para Coimbra, para fazer exames de saúde, que era hora de fazer! Está tudo bem, felizmente, mas passou-me, por completo, que queria falar de GM! Hoje, tive a sorte de "roubar" ao amigo José Flath, o trecho musical que se segue ...e não resisti! Não sou uma estudiosa da vida e obra dos grandes génios musicais com que a Humanidade nos tem brindado. Apenas tenho a sorte de Ter amor à música!...

GM, que teve entre os seus ouvintes homens como Richard Strauss, SCHOENBERG e o escritor Thomas Mann, achava que"ainda era cedo" para que lhe dessem valor...Foi o maestro Leonard Bernstein quem mais projecção deu à sua obra, já depois da sua morte ,em 18 de Maio de 1911.

Nem sempre a sua obra foi compreendida, por misturar elementos musicais de elevada estatura, digamos assim, com elementos musicais da cultura popular. É isso que o torna grande, a meus olhos musicais ingénuos ,pelo Humanismo que denota!Ouçam, amigos , o lindo "ADAGIETTO", da 5ª Sinfonia, que foi usado por Lucchino Visconti como base musical de fundo ,da adaptação ao cinema ,do livro de Thomas Mann, "MORTE EM VENEZA"...

Vida marcada pelos desgostos, principalmente no fim dos seus tempos, a verdade é que a sua obra permanece um mar de dores, alegrias, amor, desgostos,experiências pessoais, contactos com as gentes simples, fantasias, etc.

Muito mais teria a dizer...mas tornar-se-ia cansativo, para os amigos que não apreciam o género. Deixo ,aqui e só, a expressão do meu gosto pessoal, que é um direito que me assiste, apesar de tudo!

Marilisa

2 comentários:

  1. Não sou grande perito em Classica....mas sei que
    adoro a 5ª sinfonia de Mahler.

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Meu querido ANDRADARTE: eu também não...
    Mas há coisas que dão Alegria à vida das nossas Emoções...e uma delas é a arte dos compositores...
    Beijinhos da
    Lisa

    ResponderEliminar