quinta-feira, 5 de maio de 2011

Da importância da LEITURA e da ESCRITA...


Recordo, hoje, a minha velha avó, falecida há tantos anos, que pensava não recordar! Dizia-me amiúde: " Abençoados os professores pelo que sabem e te ensinam! Abençoados os alunos deles ,que têm a oportunidade de ver a LUZ das letras..."
Um dia, chegada de S.TOMÉ , precisamente para vir para a ESCOLA, que não havia na ROÇA onde vivíamos, a SENHORA PROFESSORA deu-me um tabefe (com certeza ,merecido!- já não me lembro...) e eu, inocentemente contei à velha TI PRECIOSA, o que tinha acontecido. Ela não disse nada...mas, no dia seguinte, levou-me à escola , disse à SRª PROFª que, sempre que eu precisasse e merecesse ela devia dar-me ,tanto instrução como Educação! Pespegou-me ,depois, dois valentes tabefes, em frente de quase oitenta colegas, que doem ainda agora que os recordo!

Tudo isto me veio à memória, ao ler o livro"FLOR DO DESERTO", de WARIS DIRIE e CATHLEEN MILLER, que retrata a tristeza da educação das mulheres, num país muçulmano.
E dou graças por essas bofetadas que ainda me doem , por ter nascido debaixo do radioso SOL que me permitiu ser uma mulher educada, com dois cursos superiores e com uma visão da vida das mulheres ,que se centra em valores como uma (ainda) relativa, mas já bem significativa, LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE, entre os sexos!

Lembro-me dos alunos que tive. Lembro-me dos que foram bons, dos que se sacrificaram para aprender e dos que, infelizmente, não quiseram aproveitar oportunidades únicas de se valorizarem para entrarem numa sociedade que não tem contemplações para com os incapazes de se adaptarem às regras sociais, das quais ,o saber ler, escrever e contar, são das mais prementes e inclementes.

A prática da leitura aperfeiçoa as expressões oral e escrita, promove e favorece o conhecimento, desenvolve as capacidades de raciocínio e memória, a imaginação criadora e os sentidos crítico e estético.
Ao exigir a leitura das obras do programa, O PROFESSOR tem a intenção de ajudar os alunos a terem uma visáo multidimensional das sociedades, da culturas regional, dos valores literários nacionais, dos problemas que emperram o desenvolvimento,da riqueza da sociedade em que se insere, etc.

Por esse mesmo motivo, o acto de ler não se deve confinar à busca simples de uma informação mas sim ajustar-se, alargando-se,à compreensão da vida, da sociedade e da história.
MANUEL FERREIRA(in "BOLETIM CULTURAL da FUNDAÇÃO GULBENKIAN", VI Série, nº2, JUNH 1984)..."não basta aprender a ler e escrever. É preciso ler sempre e regularmente(...)Ler sempre desenvolve o intelecto, desenvolve as aptidões de cada um, para que possam ser aprovadas todas as aptidões do intelecto de cada um.Ler para compreender. Ler para saber. Ler para interpretar.Para ser. Para ver.Ler...para participar( da vida e da sociedade, acrescento eu)"

Chego, por conseguinte, à conclusão, que, quanto mais ler, mais consciente e livre o ser humano se pode tornar.


NOTA: este artigo não obedece às regras do chamado "ACORDO ORTOGRÁFICO"
Este artigo não aprofunda os grandes problemas do ensino de PORTUGUÊS, pois não é esse o seu objectivo!

Maria Elisa Ribeiro

6 comentários:

  1. Minha Querida
    Completamente de acordo! Ler, ler sempre é aprender constantemente.Dou graças a Deus por ter tido uns pais que desde pequeninos nos fomentaram o amor pelos livros. Eram essas as melhores prendas que podiamos ter! Cedo começámos a ler o que foi um espanto quando chegámos à Escola! Graças ás professoras que tive no Colégio e que me encaminharam para a rota das letras!
    Amor que incuti ao meu filho e que tem os cursos que tem e o escritório e o quarto dele a "abarrotar" de livros!
    Um país que não lê...é um país inculto!
    Beijo e um bom fds.
    Graça

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  2. Amiga, sempre amiga, ELISA... Um texto escrito com as palavras mais profundas que a alma pode lhe dar.
    A LEITURA é a base de tudo e como bem o dissesse - É A BASE PARA A LIBERDADE, SEU PASSAPORTE PARA O MUNDO...
    Um grande abraço e muitos beijinhos

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  3. Maria Elisa
    O meu aplauso para este "elogio da leitura"! Eu insistiria na necessidade de ler livros, manuseá-los, sentir-lhes a toque, o cheiro... poder folheá-los, "mastigar", saborear cada palavra, cada frase, cada página, avançando ou recuando, repetindo capítulos, à procura da mensagem para "si mesmo"... e, finalmente mas não menos importante, partilhá-los com quem também possa aproveitá-los ou guardá-los com carinho, quase devoção, para "um dia destes", numa nova viagem!
    Beijinho

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  4. quicas, amigo: a leitura é isso mesmo...mastigar MENSAGEM!Infelizmente, nem todos lhe dão valor...
    BEIJINHO
    LISA

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  5. MALU querida: como professora, sabes bem o que quero dizer...
    Beijinho, querida!

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  6. GRACINHA querida: tu, que "fizeste" a mesma escola que eu, sabes o que quero dizer...Se não formos nós a levar os nossos filhos à leitura, mais ninguém o fará, como as coisas estão no ensino...
    BEIJINHO, QUERIDA!

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