quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

ARTIGO LITERÁRIO-"OUTRA POESIA----LUÍS SERGUILHA


Tive a honra de conhecer, há meses, um poeta, ensaísta, novelista e crítico literário, que provocou no meu ser "rizomático" ( como ele diria!), uma tremenda convulsão de sentimentos e emoções, no confronto com a POESIA!



Tive a honra de conhecer, há meses, um poeta, ensaísta, novelista e crítico literário, que provocou no meu ser "rizomático" ( como ele diria!), uma tremenda convulsão de sentimentos e emoções, no confronto com a POESIA!



LUÍS SERGUILHA (LS) -----------------


Nascido, em 1966, na -então!- VILA NOVA DE FAMALICÃO, LS desde muito jovem se dedicou a aprofundar as suas relações com a MENSAGEM ,com as PALAVRAS-MAGMA, com a POESIA...



De acordo com a informação constante na sua página no Facebook, "Seu livro de prosa intitula-se Entre nós, de 2000, ano em que recebeu o Prémio de Literatura Poeta Júlio Brandão. Participou em vários encontros internacionais de literatura e possui textos publicados em diversas revistas de literatura no Brasil, Espanha e em Portugal, além de outros trabalhos traduzidos em língua espanhola, inglesa,francesa,italiana,alemã e catalão. Responsável por uma colecção de poesia contemporânea Brasileira na Editora Cosmorama. Curador do encontro internacional de literatura e arte: PORTUGUESIA".

Leitora, que sempre fui, das obras dos poetas portugueses AL BERTO e FIAMA HASSE PAIS BRANDÃO (FHPB), já falecidos, como se sabe, deliciei-me com poemas como "O PEQUENO DEMIURGO"(AL BERTO), onde tomei contacto com expressões e vocábulos de riquíssima nobreza literária, que me enalteceram como falante da ditosa LÍNGUA PORTUGUESA: "escrevo barco e uma quilha fende o vastíssimo mar(...) plumagens de ferro (...)eis o tempo/ do capricórnio reduzido ao esconderijo tatuado..."-DA obra "O MEDO".

De FIAMA HASSE (FHPB), recordo expressões dewsta nova poesia, do poema SÓTÃO(1992),in CENAS VIVAS, ed.RELÓGIO D'ÁGUA:

"Por interstícios daas malas abertas(...)

(...) Criaturas fictícias escalpelizadas e

sem tintas, de ventre oco (...)o bojo do peito de celulóide

pede-nos perdão..."



Estas citações servem-me, unica e simplesmente para me referir, citando-a, a obra serguilhiana, que conheço, ainda limitadamente, mas que está "causando estragos" na minha modesta actividade de poeta, não publicada...



Tenho em minha posse várias obras que me fascinam, de LS, das quais destaco, sem que isso signifique ordem de preferência, as seguintes: " EMBARCAÇÕES", " A SINGRADURA DO CAPINADOR", "LOROSA'E- BOCA DE SÂNDALO", "HANGARES DO VENDAVAL"e "ROBERTO PIVA E FRANCISCO DOS SANTOS".



"Morri " , coberta de magma a escorrer pelas colinas dos vulcões e senti-me, como ele afirma, "UM SER RIZOMÁTICO", no mundo das PALAVRAS-MATÉRIA-VIVA -DO-MEU SER....LINDO!

MAJESTOSAS IMAGENS, METÁFORAS E COMPARAÇÕES! USO DA PALAVRA-MENSAGEM de MODO não usual, GALGANDO VENTOS ALADOS PELO COSMOS...POESIA EM EVOLUÇÂO...EM digressão por um mar de MEDO-CORAGEM, de ALITERAÇÕES DO EU-EM-SI...



"(...) A sujectividade dos objectos-poemas-ressonância mágica...a fisiologia textual-transmusical, as ressonâncias mágicas, a emergência sígnica-pluricelular-biomagnética..., de JÚLIO CASTAÑON GUIMARÃES."

in ROBERTO PIVA E FRANCISCO DOS SANTOS, LUMME EDITOR, SÃO PAULO, 2008.



"MORRI" ...mas "RESSUSCITEI" para a nova estética literária,logo na obra "HANGARES DO VENDAVAL"...

E as novas estéticas serguilhianas, pois disso se trata, continuam a perseguir-me:

( ARAMES DOS CLARÕES...), "OS CAVALGADORES dos néctares das mamas campineiras..." ,..."Pavões rodoviários...", "TRANSUMÂNCIA DOS MERCÚRIOS ACÚSTICOSN A ARQUITECTURA DOS VENDAVAIS"...

Palavras de febre, de fome e de sede...palavras que montam castelos de MENSAGENS que os ventos cavalgadores levam ao COSMOS faminto de nova POESIA...SEXO no orgasmo da PALAVRA AO DAR À LUZ OUTRAS PALAVRAS, trituradas nos sentidos do POETA...



Fico-me, hoje, por aqui, pois sinto febre mental de outras leituras, que em mim derramem outas mensagens, numa só: PAZ!



MARIA ELISA RIBEIRO- UMA VISÃO DA OBRA DE LUÍS SERGUILHAS

2 comentários:

  1. MANUEL: eu sei que não é um artigo fácil...mas saber mais do que sabemos,quando nos ensinam, é uma grande virtude...
    Obrigada, meu querido.
    Beijinho
    Mª ELISA

    ResponderEliminar