sexta-feira, 5 de abril de 2024

A LINGUAGEM-----TEXTO DA MINHA AUTORIA

 




                               A LINGUAGEM

 

 

Este não é um tema fácil.

 Quando falamos de LINGUAGEM, vêm-nos à mente o sistema de comunicação que usamos na nossa Língua, uns com os outros, para nos entendermos. É isso, sim, mas isso não é tudo.O que dirão quando vos disser que o meu corpo “fala”, os meus olhos são capazes de dizer coisas, por vezes indizíveis, as minhas mãos “falam”...um quadro “fala” uma flor e todas as flores “falam”...Eu sei lá...tudo “fala”!

Dos meus livros tirei frases de GIBBON, escritor, historiador e membro do Parlamento britânico, que passo a citar.Apesar de os ter comprado, há muito tempo, para fazer algumas “cadeiras” na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, confesso que não  li senão alguns capítulos, que focavam as matérias  necessárias.

Dizia GIBBON:”Todo o homem recebe duas espécies de Educação: a que lhe é dada pelos outros e, muito mais importante, a que ele dá a si próprio.”

Mas diz ainda:”A Leitura não deve ser mais que um exercício para nos obrigar a Pensar.”

Sendo assim, a aula de Português é, antes de tudo----SEMPRE----uma aula de Língua! Trata-se,pois, de adquirir LINGUAGEM, quer dizer, de adquirir e desenvolver competência Linguística.(de Fernanda Irene Fonseca e Joaquim Fonseca, no livro “AULA VIVA” do 12-o ano e em “Pragmática Linguística e Ensino do Português”).

 

Com Heidegger, ao estudar o Existencialismo, li: “A LINGUAGEM é a casa do SER. Nesta casa do SER mora o Homem. Os pensadores e os poetas são os guardas desta habitação.” Saber comunicar bem em Língua Materna é contribuir para o bom entendimento social e cultural. Uma aprendizagem perfeita de Língua e do seu dimensionamento universalista é , parafraseando o “AVESTÁ” da Pérsia antiga ,fazer do inimigo um amigo, do mau um justo, do ignorante um ser instruído.

 

A LINGUAGEM opôe-se à FALA, pois esta é a capacidade de produzir sons, de acordo com o conhecimento cognitivo-linguístico que possuirmos e que antes adquirimos da Língua. A Linguagem remete para para uma competência cognitiva- (CEREBRAL) àcerca da língua a que a nossa sociedade pertence.

Há vários tipos de LINGUAGEM : verbal e não verbal.

A aquisição da linguagem é desenvolvida ao longo da Infância  que nos permite aprender a produzir palavras e frases. Tudo depende da nossa competência fisiológico/ articulatória ,para executarmos sons adequados à produção da Fala.A Linguagem verbal é a que cada um de nós usa, na sua sociedade.

A não verbal, serve-se de linguagem corporal, gestos, pinturas, esculturas, desenhos das cavernas, danças, fotos,etc

Lembram-se de terem ouvido falar, em História, na “PEDRA de ROSETA”, cheia de caracteres HIEROGLÍFICOS dos Egípcios, que foram desvendados por JEAN FRANÇOIS CHAMPOLLION?TUDO isso é LINGUAGEM!

 

E fico-me por aqui, pois há tanto que dizer, que já não posso mais!

 

Texto da MINHA AUTORIA:

©Maria Elisa Ribeiro

5/04/ 2024

Sem comentários:

Enviar um comentário