domingo, 28 de julho de 2019

Portugal pela Amazónia Brasileira e Ecológica
8 de janeiro ·
Vídeo com General Villas Boas: comandante militar da Amazónia
Relato dos perigos para a soberania brasileira sobre este seu gigantesco território. No início, é claramente descrito o esforço militar dos portugueses, no séc. XVII, para a integração destes territórios no Brasil, contra as tentativas de ocupação por outros povos europeus, nomeadamente os ingleses. 
Expressa também o empenho da administração brasileira em preservar ambientalmente esta área, contrariamente ao que é alegado por outros países, tentando retirar ao Brasil a soberania sobre este espaço, extraordinariamente vasto e rico, em biodiversidade e recursos naturais de vária ordem.
Esta polémica é, sem dúvida, um dos principais pontos de partida para todas as mudanças em curso, pelo actual Governo, relativamente à Amazónia. Esta página do facebook criada em Portugal manifesta, no seu próprio título, a importância de não se descurar minimamente esta ameaça à soberania do nosso país irmão, para a construção do qual tantos milhares de Portugueses morreram durante séculos.
Contudo, sendo baseada por uma profunda consciência ambientalista e humanista, disponibiliza-se a contribuir para o debate, amplo e tolerante, de modo a evitar-se destruir ambiental e etnicamente, este património inestimável de toda a Humanidade, num processo iniciado pelo citado real risco de soberania.
Uma causa justa, perfeitamente legitima e indiscutível, corre o risco de ser um dos principais pretextos para um fenómeno descontrolado de destruição, satisfazendo outros interesses de grupos restritos e não propriamente da nação brasileira.
Será uma profunda honra e alegria, de dever minimamente cumprido, se esta página poder dar algum contributo para esse debate, a partir do país irmão responsável por tanto, de bom e de mau, que aí aconteceu durante séculos, Portugal.
Carlos Frescata
8-1-2019
-6:05
3553 visualizações

Sem comentários:

Enviar um comentário