terça-feira, 23 de julho de 2019

HISTÓRIA de PORTUGAL: quem foi Gonçalo Nuno de Faria

Gonçalo Nunes de Faria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde setembro de 2015). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notíciaslivros e académico)
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações (desde setembro de 2015). Ajude a melhorar este artigo inserindo fontes.
Gonçalo Nunes de Faria
Nascimento1338
Gonçalo Nunes de Faria (c. 1338 - ?) foi um nobre e prelado português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Celebrado herói que defendeu o Castelo de Faria, por incitamento de seu pai Nuno Gonçalves de Faria, que foi morto à sua frente, e foi depois Abade de Santa Ovaia de Rio Covo, em Barcelos.
Foi Escudeiro e Vassalo do Mestre de Avis que, ainda Regedor e Defensor do Reino lhe prometeu, por intermédio de seu Procurador Rui Pereira, a terra de Fão, que também prometeu a Gonçalo Vasques Barroso, determinando a 10 de Agosto de 1385 que se apurasse a quem fora prometida primeiro, sendo confirmada a Gonçalo Nunes de Faria a 21 de Novembro de 1388. A 21 de Novembro de 1388, D. João I de Portugal doou de juro e herdade o Senhorio de Fão a Gonçalo Nunes de Faria, seu Vassalo, que já trazia esta terra em Préstamo. Muito embora nesta mercê isso não seja referido, Gonçalo Nunes de Faria já então era Abade de Santa Ovaia de Rio Covo, em Barcelos, pois vem como tal referido na legitimação de seus filhos a 29 de Maio de 1387.
Entretanto, a 2 de Maio de 1385 já lhe tinha doado Zurara e Pindelo, para si e seus descendentes. Mas Gonçalo Nunes de Faria fez-se Clérigo pouco depois, uma vez que, a 29 de Maio de 1387, o Rei D. João I de Portugal lhe legitimou os filhos Pedro, Fernão e Nuno Gonçalves de Faria, havidos em diferentes mulheres solteiras, não nomeadas, sendo então já Abade de Santa Ovaia de Rio Covo, em Barcelos. A 28 de Janeiro de 1388 foi-lhe legitimada a filha Violante Nunes, havida em Aldonça Vasques, sendo ele então apenas referido como Gonçalo Nunes de Faria.

Sem comentários:

Enviar um comentário