quinta-feira, 3 de agosto de 2017


Rui Moreira
28/7 às 14:56 ·



José Sócrates terá tentado controlar o jornal Público, através de um esquema que passava pela venda do diário ao Grupo Lena, com Armando Vara como intermediário.

Foi Paulo Azevedo, o CEO da Sonae, empresa que detém o Público, quem o revelou aos investigadores da Operação Marquês, no âmbito de um interrogatório em que prestou declarações como testemunha, conforme avança a revista Visão.
De acordo com a publicação, a alegada tentativa de controlo do Público, por parte de Sócrates, ocorreu entre 2008 e 2009, quando o jornal publicou diversas notícias incómodas para o então primeiro-ministro, envolvendo a sua polémica licenciatura na Universidade Independente e suspeitas de uma alegada fraude fiscal na compra de um apartamento.
Paulo Azevedo contou aos investigadores da Operação Marquês que, nessa altura, recebia telefonemas de Sócrates com muita frequência e habitualmente, num tom “zangado” por causa das notícias do Público.
O chefe da Sonae terá dito ao então primeiro-ministro que a empresa tinha interesse em vender o jornal e Sócrates terá avançado, num desses telefonemas, que “tinha um excelente comprador” e que deveria falar com Armando Vara que, na altura, era administrador do BCP.
O CEO da Sonae foi então, ao banco falar com Vara que lhe terá dito que o “comprador” interessado era o Grupo Lena. Paulo Azevedo terá afirmado no interrogatório que a Sonae recusou a ideia por considerar que o Grupo Lena não tinha a “reputação” necessária na área dos média, nem garantia a independência política do jornal.
Estes dados surgem depois de suspeitas em torno de uma alegada tentativa de controlo sobre a TVI, por parte de Sócrates, e envolvendo também o Grupo Lena e ainda, investidores angolanos.
Já surgiram também, notícias de uma alegada interferência de Sócrates na escolha dos responsáveis editoriais de jornais do grupo Global Media que detém o Diário de Notícias e o Jornal de Notícias.
Sobre o caso Público, e contactado pela Visão, José Sócrates desmente a versão atribuída pela revista a Paulo Azevedo que acusa de ser adepto de “intrigas”.
Armando Vara não quis comentar o assunto e o Grupo Lena assegura que “nunca foi trocada qualquer informação, fosse de que teor fosse, com o antigo primeiro-ministro sobre esses assuntos ou outros”.


José Sócrates terá tentado "comprar" o jornal Público - ZAP
José Sócrates terá tentado controlar o jornal Público, através de um esquema que passava pela venda do diário ao Grupo Lena, com Armando Vara como…
ZAP.AEIOU.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário