quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Artigo: PORTUGAL na era da "TROIKA"(publicado, hoje, no Jornal da MEALHADA)

PORTUGAL NA ERA DA “ TROIKA”…

“O cérebro humano começa a trabalhar, já dentro do ventre materno…mas, mais principalmente, assim que um sujeito nasce; não pára até ao momento em que o mesmo sobe a um palanque, para fazer um comício de âmbito político.” (Anónimo)

Se bem nos lembrarmos, já há anos que Passos Coelho passeava as suas ambições de índole política, pelos corredores da sociedade portuguesa. Um sorrir quase angélico…um discurso não muito exuberante, mas quase nacional…um brilhozinho nos olhos que foi preparando os incautos…uma passagem pela “jota” (essencial!) uma leitura dos momentos mais salientes da vida nacional…Pelo caminho, o desastre Sócrates ia-lhe dando alento…ia vendo os socialistas a “meterem a pata na poça”, ia vendo o que devia evitar…até poder aparecer, em grande, com o pessoal mais” convencido de que”…(de que ele era o MESSIAS!”)
Desde o confronto-perdido- com Manuela Ferreira Leite, o homem actualizou o discurso e, numa espécie de “pré-pré”campanha eleitoral, lá foi metendo os pés pelas mãos, ora dizendo, ora desdizendo, tal como no caso dos aumentos de impostos…que, com ele, nunca aumentariam…Tudo com um ar de sabedor extremo dos meandros económico-políticos, afirmando que seriam tomadas todas as medidas necessárias para revitalizar o país…Ora vejamos o que o senhor tem feito: tudo tem dado em miséria, mais desemprego, empresas e lojas a “cair como tordos” na falência, impostos novos todos os dias, pela boca do verdadeiro “cobrador de fraque”, o novo ministro das finanças que, de cada vez que fala aos meios de Comunicação Social, nos faz logo agarrar na carteira e escondê-la dos seus olhos! Medidas, a mando da “TROIKA” de capitalistas estrangeiro, estão a retirar-nos, todos os dias, direitos adquiridos nos campos da saúde, dos medicamentos, das vacinas obrigatórias que, soubemos hoje, o estado já não pode comparticipar…
Continua o fecho de escolas, o abandono dos professores, a sua demissão, o desemprego, cortes nas universidades, no Ensino Superior, nas ajudas a alunos carenciados que, por isso, são forçados a desistirem dos estudos…Entretanto, aqueles que ajudámos com os nossos impostos a tirarem um Curso Superior, vão para o mais longe possível deste país limpar estradas, lavar pratos, fazer limpezas, encher chouriços…E nós, impotentes, a vê-los passar, de malas feitas, a caminho do Futuro, longe da Pátria ingrata, que não sabe estimar o seu povo!
Novos impostos esperam os pobres e pensionistas: no Natal, perdem 50% do subsídio; a electricidade e o gás sobem o IVA para 23%...os alimentos e o circuito desse aumento levam a que tudo aumente, menos os salários, que estarão congelados por anos! Os polícias e as Forças Armadas estão perigosamente insatisfeitos, com greves e manifestações que foram marcadas, mas que o Procurador-geral da República proibiu. Os trabalhadores já não terão quase nada de indemnização, se forem despedidos. O país tem que deixar enriquecer os Bancos, os milionários das grandes riquezas pessoais e o estado! Constantemente se ouve a oposição a clamar contra a obesidade do estado e amiúde os governantes afirmam o possível corte nas despesas…Mas, nada…Onde eles cortam é nos nossos tostões! Lojas vazias, descida de cerca de 20% nos clientes em quase todos os sectores da vida da Nação, o investimento a descer…Desde Janeiro já fecharam ou faliram mais de 3000 lojas, pequenas empresas, fábricas, todos os tipos de negócios estão a ser afectados…Só no PORTO, mais de 700 lojas fecharam…É ESTE O PORTUGAL QUE PASSOS COELHO nos prometeu, depois de ter acusado Sócrates de péssima governação---o que é a pura verdade?
Bem dizia DANTE:”A corrupção de uns, é a geração de outros”…
Parece que a família Sócrates está a ser investigada por causa de uma data de milhões que foram parar ao paraíso fiscal das Ilhas Caimão. E digo”parece” pois neste país, nem tudo o que parece é… Tenho sempre presente que nada do que é humano merece pompa e circunstância, pois a miséria moral e material do mundo é tanta, que qualquer acção construtiva não passa de uma obrigação de todos nós! Vamos lá a ver se a Justiça tem meios para avançar com esta e outras averiguações da podridão em que os anteriores governos e seus sequazes, deixaram “o pobre rectângulo à beira-mar plantado!”
Bem sabemos que foi pesada a herança que os actuais governantes receberam…Mas sabemos também que nos mentiram, descaradamente, nas promessas eleitorais (como todos mentem, afinal!), que já estavam a par e de acordo com a tal TROIKA…e que, hoje, mais papistas que o papa, estão constantemente a carregar no pobre para extorquir mais impostos, que não sabemos para onde vão, mas que sabemos serem-nos retirados na fonte, e nem vemos a cor desse dinheiro! Sabemos, também e infelizmente, que em Portugal nunca se sabe para onde vai o dinheiro…
Somos governados por uma carrada de Jovens carreiristas que não conhecem a miséria em que se viveu até aos anos 70/80 do passado/presente, ainda! século, e que muitos não têm a mínima ideia do que foi o 25 de ABRIL e o que fez aparecer ,na História recente do país, um movimento de liberdade, como foi o mesmo!Hoje importa o cartão do Partido ,seja de que cor for, porque são mais certos, deste modo, os lugares de relevo e de dinheiro.
A contestação interna às rigorosíssimas medidas a que o país está a ser submetido, já vem pela boca de ex-líderes do PSD como Marques Mendes e Manuela Ferreira Leite. Passos Coelho, começa a dar sintomas de um estranho receio…Em discurso de actividade final, na Universidade de Verão do seu partido, deu-se ao luxo de “ameaçar” os portugueses, dizendo que não serão permitidos tumultos nas ruas! Se bem me lembro, nunca os portugueses se manifestaram com tumultos…manifestaram-se aos milhares em dezenas, centenas de manifestações no pós –Abril, sem terem perdido as noções de ética, conscientes dos seus deveres e responsabilidades! Soou a provocação este aviso…soou estranho…caiu mal…
E o Senhor Presidente da República? Por onde anda, com o seu habitual ar seráfico, gélido, distante? Pois, anda na paz do Senhor! Governo do PSD com muleta do CDS…Presidente da Assembleia da República do PSD…Presidente da República, ele mesmo, do PSD…só espera por acabar os seus dias doirados, a caminho de mais uns euros de reforma, sem muitas preocupações e conivente, como nunca, com as políticas que já antes sonhou tomar e que agora vê aplicadas pelos seus apaniguados! Não há uma palavra para o povo sem esperanças, não há um sorriso de compreensão, nada o parece incomodar, a não ser que o governo “cumpra o prometido” no contrato com a “TROIKA”!
Segundo o escritor americano John Steinbeck : “ O poder, em si, não corrompe; o medo, sim! Ou talvez o medo de perder o poder…”
Voltarei, amigos leitores, quando achar oportuno, às questões nacionais.
Mealhada, 10 de Setembro de 2011
Maria Elisa Ribeiro
maria.elisa.ribeiro@iol.pt
http://lusibero.blogspot.com

4 comentários:

  1. Um bom texto, Elisa, sem favor. Já o tinha lido, logo de manhã no JM. Boa malha, amiga. Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Luis:obrigada, amigo, por me leres.não tens colaborado...Muito trabalho?
    Beijinho^
    Mª elisa

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela preocupação. Rompi com a colaboração. Abraço, amiga.

    ResponderEliminar
  4. Luis: já estive ,por duas vezes, à beira de o fazer...Mas ,já avisei...Da próxima ,é de vez...
    Beijinho
    Mª Elisa

    ResponderEliminar