segunda-feira, 13 de junho de 2011

FERNANDO PESSOA (ortónimo)


GOOGLE lembra-nos, hoje , que, se fosse vivo, teria 123 anos o poeta FERNANDO PESSOA (FP), que nasceu ,em Lisboa, em 1888.

Há dias, num pequeno artigo que publiquei ,quer no meu Blog ,quer no FACEBOOK, enquadrei Pessoa no movimento modernista português, sem pretensões de grandiosidade, pois reconheço haver quem tenha mais conhecimentos do que eu para o fazer, entre os meus leitores.

Não irei citar o que dele dizem autores nacionais e/ou estrangeiros, precisamente para não alongar o artigo , até porque as muitas palavras cansam!Falar-vos -ei , como se estivesse a dar uma aula de entrada nesta matéria, com os meus alunos dos 12ºs anos...assim...de passagem...só para provocar curiosidade em quem não estiver familiarizado com este poeta!

Pois bem:quando falamos de Fernando Pessoa, convém distinguir entre as obras ortónima e heterónima do autor. Digamos que FP pretendeu que cada uma tivesse uma biografia própria!

Sendo assim, tudo o que não seja ALBERTO CAEIRO, RICARDO REIS, ÁLVARO DE CAMPOS ou até mesmo BERNARDO SOARES, é obra ortónima, é obra poética de FP como FP!(Não é assim tão fácil o problema...mas será mais fácil de compreender...

Por esse motivo, vamos considerar como obra ortónima todos os "ismos"( Decadentismo, Interseccionismo,Saudosismo, Simbolismo, Paulismo....) a MENSAGEM e os poemas da fragmentação do Eu, os das dicotomias Sinceridade/Fingimento, Consciência /Inconsciência, Sentir /Pensar, os do Tempo e a desagregação.Toda esta temáticarevela uma concepção dinâmica da realidade poética que, pela conexão de contrários permitiu que o poeta criasse realidades e linguagens diferentes ,em si próprias,da linguagem do artista e da sua vida, permitindo ao leitor encontrar objectos de identificação e valores universais e intemporais.

Este Pessoa ortónimo revela um drama de personalidade que o vai conduzir à dispersão, em relação ao real e a si próprio,que o leva à Fragmentação, evidente ,por exemplo, no poema "Meu coração é um pórtico partido", mas também nos poemas interseccionistas "Hora Absurda" ou "Chuva Oblíqua".Nestes poemas se notam intersecções entre realidades físicas e psíquicas, entre realidades interiores e exteriores, entre sonhos e realidades como as paisagens, entre o espiritual e o material, entre tempos e espaços , entre a horizontalidade e a verticalidade, numa procura de unidade dasensibilidade e da inteligência, que o levam a intelectualizar para expressar a arte em que se costuma fundamentar o poeta fingidor.

Do poema "Meu coração é um pórtico..." vejamos estes versos:"Meu coração é um pórtico partido/Dando excessivamente sobre o mar./ Vejo em minha alma as velas vãs passar/E cada vela passa num sentido./...

De "Hora absurda":..."Chove ouro baço, mas não no lá-fora...É em mim...Sou a Hora./E a Hora é de assombros e toda ela escombros dela.../Na minha atenção há uma viúva pobre que nunca chora.../ No meu céu interior nunca houve uma ´+unica estrela..."(...)

De "Chuva oblíqua": "Atravessa esta paisagem o meu sonho dum porto infinito/E a cor das flores é transparente de as velas de grandes navios/ Que largam do cais arrastando nas águas por sombra/Os vultos ao sol daquelas árvores antigas...(...)

Ao lermos a poesia ortónima de FP deparamos com duas vertentes poéticas portuguesas:a tradicional, que segue na senda da continuidade do lirismo português, ainda "saudosista" e a modernista, onde o poeta inicia o processo de ruptura que se consuma na poesia dos heterónimos ou na das experiências modernistas.

Em resumo(muito resumido!"): as temáticas ortónimas são o sonho, a angústia existencial e a nostalgia de um EU perdido em bens que não tem e em imagens de uma infância que não foi feliz, uma distância imensa entre as idealizações e o que se pôde realizar("Tudo o que faço ou medito/ Fica sempre pela metade....),a máscara e o fingimento( O poeta é um fingidor...)O ocultismo(Eros e Psique), o sebastianismo que enforma a "MENSAGEM"...Etc, etc, etc, que não posso cansar-vos mais...

Voltarei a este POETA, proximamente.

Maria Elisa Ribeiro

1 comentário: