sábado, 24 de junho de 2023

POEMA: Balada do Enleio

BALADA DO ENLEIO
A manhã quer romper…é só o brilho do sol na fria
____nudez do mundo…é também o abrir do céu azul
______à inocência do voo das aves…é ainda a ligação da
_______génese natural de todas as origens-à-Origem…
A lua afastou-se para outro anoitecer e eu,
___depois de acordar, sentei-me à mesa da manhã brilhante
_____a tomar o café com as flores murchas da memória,
______a lembrar traços da minha história, ao som das águas do rio
________a fervilhar e dos pássaros a voar nas-letras-a-acontecer.
A noite escondeu-se nas estrias das nuvens
____e rebentaram os soluços dos flocos de algodão
_____que voaram-em-ventos-de-solidão.
Permanecem, nas orlas do escurecer, os beijos dos amantes
____que se recusam a esquecer o gosto da saliva quente,
______ daquela hora -de-morrer-a-viver…
As asas das borboletas tecem baladas de enleio
ao sugar o seio das flores, enamoradas
de raios de luz, com que o sol matinal as seduz.
O silêncio do amanhecer dita-me palavras para te recordar…
…mas só eu lhes dou alma para te verem acordar…
E a vida perfuma-se ao derramar ternura nos nós dos dedos
que te bailam na palma da minha mão…
Indescritível, porque divino, é o som da balada do nosso antigo enleio
___quando, inocentes-do-futuro-a-vir,
______ lhe tecíamos teias para se não perder.
O nosso relógio-a-viver era perfeito
quando lhe dávamos a corda da alma
que o céu descobria,
em raios de sol de alegria!
Entretanto, chegam os pássaros a acordar
o ar em que repousamos;
O mar bate, sonhador, contra as falésias;
Uma maré de espuma acastanhada aterra-me aos pés
no aroma da madrugada…
E a força de um canto interior…
____esta poesia que recorda tempos de amor,
______inunda vagas de ternura,
________no enleio da alma -a-flutuar…
Maria Elisa Ribeiro-NOV/012-
Pode ser uma imagem de árvore, estrada e relva
Todas as reações

 

Sem comentários:

Enviar um comentário