sexta-feira, 13 de abril de 2018

MÃOS CRIMINOSAS NO INCÊNDIO DO PINHAL DE LEIRIA, EM PORTUGAL! COMO EM MUITOS OUTROS , ALIÁS....


Incêndio de outubro no Pinhal de Leiria foi planeado um mês antes




PAULO CUNHA/LUSA

PUB


PJ confirmou em janeiro que fogos tiveram "mão criminosa". TVI 24 avança que nas reuniões em que foram planeados os detalhes do incêndio foram também decididos preços para a madeira

O grande incêndio que ocorreu no Pinhal de Leiria, em outubro, terá sido planeado um mês antes de ter acontecido. Envolvidos no planeamento terão estado madeireiros, responsáveis por grandes empresas e também de fábricas que compram e vendem madeira, avança a TVI 24.

As reuniões para planear o incêndio aconteceram numa cave, explica a mesma televisão, onde também foram delineados preços para a madeira.

Terão sido também utilizados, para iniciar as chamas, vasos de resina com caruma no interior.

Em janeiro, a Polícia Judiciária de Leiria adiantou que os dois incêndios que a 15 de outubro queimaram 86% do Pinhal de Leiria tiveram "mão criminosa", sem adiantar mais detalhes, concretamente.

Os incêndios de outubro de 2017, que atingiram 36 concelhos da região Centro, provocaram 49 mortos e cerca de 70 feridos, e destruíram total ou parcialmente perto de 1.500 casas e cerca de meio milhar de empresas.

Extensas áreas de floresta e de terrenos agrícolas foram igualmente destruídas pelos fogos de 15 e 16 de outubro de 2017, que afetaram de forma mais grave os municípios de Castelo de Paiva e Vagos, no distrito de Aveiro; Oleiros e Sertã (Castelo Branco); Arganil, Figueira da Foz, Lousã, Mira, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Tábua e Vila Nova de Poiares (Coimbra); Gouveia e Seia (Guarda); Alcobaça, Marinha Grande e Pombal (Leiria); e Carregal do Sal, Mortágua, Nelas, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Tondela e Vouzela (Viseu).

Na sequência dos fogos que deflagram em 15 de outubro foram consumidos 190.090 hectares de floresta, cerca de 45% da área total ardida durante 2017, de acordo com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)

Com Lusa


0

0

0

0


Fogos13 DE ABRIL DE 201814:12
DN






0PARTILHAS
ENVIAR POR EMAIL
IMPRIMIR

FOGOS FLORESTAIS
INCÊNDIOS
LEIRIA
LER MAIS

Sem comentários:

Enviar um comentário