domingo, 2 de julho de 2017


Maria Elisa Ribeiro partilhou a publicação de Rodrigo Sousa Castro.
10 h ·




Rodrigo Sousa Castro
12 h ·

mia , das finanças , do social e do cultural.
Com um Ministro das Finanças de craveira superior, as novas politicas vergaram mesmo a arrogante Lagarde do FMI á nova realidade da politica portuguesa nesse domínio e tornaram a lembrança do inepto Passos Coelho e da sua Ministra das Finanças, sempre inchada de pesporrência , numa má memória..
Ancorado por uma equipa na área do Trabalho e Segurança Social onde se dá uma conjugação feliz entre a experiência esclarecida de Vieira da Silva e a sua jovem e proficiente Secretária de Estado, António Costa conta ainda dois Ministros de gabarito, na Cultura e na Educação.
Dir-se-ia que o Governo seguia um rumo certo e á prova de bala, com a vantagem que as balas da inexistente oposição são de pólvora seca as mais das vezes.
Porém, dois infaustos acontecimentos , de gravidade extrema e que mexem com a segurança dos cidadãos colocaram o governo de António Costa de volta à politica velha.
Não cultivando o principio básico da responsabilidade, quer a Ministra da Administração Interna quer o Ministro da Defesa, ambos naturalmente boas pessoas mas realmente fracas figuras politicas, vieram dizer-nos que nesse capitulo nada mudou.
Apesar de desacreditados e moribundos politicamente não lhes ocorre um rasgo de lucidez de modo a evitar que António Costa comece desde já a pensar numa remodelação ministerial mais madrugadora.
E curiosamente no que ás Forças Armadas diz respeito, o Ministro da Defesa ao não apresentar a sua demissão, como lhe competia face á gravidade dos acontecimentos, deu aso e incentivou, a que o General Chefe do Exército também se baldasse ás responsabilidades ,como se diz na gíria militar, e fosse à procura de incriminar o cabo quarteleiro.
Na verdade António Costa está a perder a oportunidade suprema de demonstrar que tinha vindo para enterrar a Politica Velha em todas as suas vertentes.
Como parece não querer fazê-lo contribui para que no campo da transparência e principio da responsabilidade tudo seja igual à Politica Velha.
E é pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário