sexta-feira, 16 de maio de 2014


foto de Modocromia.
há 10 horas
Maria Elisa participa em PALAVRAS DE CRISTAL II Volume

MARIA ELISA RODRIGUES RIBEIRO (Participa no II Volume de PALAVRAS DE CRISTAL)

(Marilisa Ribeiro) é uma autora “bairradina”: nasceu em Curia, concelho de ANADIA, distrito de Aveiro e fez a sua escolaridade básica na sua terra; o ensino secundário foi feito no Colégio de Nossa Senhora da Assunção, em Anadia, e ainda nos Colégios de São Tomás de Aquino e Pedro Nunes, em Coimbra. Alunas sem problemas de percurso, todas estas mudanças se deveram ao facto de, antigamente, não se fazer todo o percurso escolar na mesma escola; eram poucas as escolas, poucos os colégios e poucos os alunos que continuavam a estudar; era, por isso, absolutamente necessário, andar “de cá para lá”, para dar continuidade aos estudos.

Frequentou a Escola do Magistério Primário de Coimbra (hoje, Escola Superior de Educação) onde tirou o seu primeiro Curso, como Professora do Ensino Primário.
Mais tarde, já casada e com dois filhos, foi aceite na Faculdade de Letras, da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Português-Inglês.

Efetivou-se na Escola Secundária de Mealhada, onde o exercício docente a “prendeu “ até ao momento em que completou quase trinta e sete anos de trabalho, que abandonou, há poucos anos, por cansaço, face à falta de dignificação e reconhecimento da especificidade do trabalho docente. Além do mais, sentia necessidade de tempo para outros elevados projetos, como a Poesia, que a não abandonava, apesar do muito trabalho na Escola.

A partir de 2009, passou a dedicar-se a essa paixão, em pleno, sem ter parado mais. A alma expande-se pelos fonemas que geram lexemas que redundam em frases-versos com uma força inaudita, quase compulsiva, sendo difícil dizer que não a um poema!

Como Professora do Ensino Secundário, exerceu os mais diversos cargos, inerentes à docência: professora de Português e Literaturas, Diretora de turmas, Diretora de Biblioteca, Delegada de Grupo e Representante de Grupo, também, com assento permanente nos Conselhos Pedagógicos da Escola.

Como personalidade de respeito no meio em que se insere (MEALHADA), colabora, assiduamente e sem outra gratificação que não o respeito dos leitores, com o “Jornal da Mealhada”, agora, online também (www.jornaldamealhada.com); foi Diretora do jornal “Mealhada Moderna”.

Mulher de causas, foi edil na Câmara Municipal da Mealhada, por um movimento independente conotado com os ideais socialistas; tendo em conta que, como afirma PONGE, “O homem é o futuro do homem”, entende que, como cidadã, tudo deve fazer para contribuir para o bem geral.

Num certo momento da vida, o insondável destino levou-a, nos finais dos anos 80 e princípios dos anos 90, a viver em Itália durante três anos, quase quatro, que lhe permitiram viajar por vários continentes, Europa, Ásia e África, onde sentiu que se enriqueceu pessoalmente, ao contactar e conhecer, mais profundamente, culturas e filosofias de vida absolutamente arrasadoras de tão ricas, belas e humanas.

Hoje, a escrita de ensaios, textos de interesse literário, poesia ocupa muito do seu tempo que ainda dá para colaborar com Instituições de Solidariedade Social, através das quais expande, naturalmente, o seu modo de estar no mundo Telúrico-filosófico, numa esperança contínua de ser parte de um mundo melhor, para bem do próximo. Continua a dedicar-se ao Ensino, de modos diferentes, pois, como afirma, “há vírus que nos não largam”.

Sem comentários:

Enviar um comentário