quarta-feira, 28 de maio de 2014

Sobre os Monges de Cister



















Seria enriquecedor ler/reler a obra de Alexandre Herculano "O Monge de Cister" , do nosso grande Alexandre Herculano













NESTE DIA...monges expulsos do mosteiro d'ALCOBAÇA que vos abRRaça...segundo Gil Moreira: "Cumprem-se hoje 180 anos, sobre o dia em que Joaquim António de Aguiar redigiu o texto que veio determinar a extinção das Ordens Religiosas, o qual veio a ser publicado dois dias depois, a 30 de Maio de 1834.
Em consequência desse facto, o mesmo J. A. de Aguiar, que à data era Ministro da Justiça, veio a ser apelidado com a alcunha de Mata-frades.
No ano anterior já os monges de Alcobaça haviam abandonado o seu Mosteiro por duas vezes (Julho e Outubro de 1833), pelo seu temor, em resultado da vantagem que as forças constitucionalistas, nacionais e locais, estavam a conseguir nos combates contra as tropas miguelistas, que a Igreja e eles próprios apoiavam.
Em resultado dessa fuga, e nos termos da Carta de Doação de D. Afonso Henriques, que cancelava a posse do Mosteiro e terras dos Coutos pelos monges da Ordem de Cister, em caso de abandono por parte destes, o Mosteiro passou para a posse do Estado em 1837. Esse detalhe legal impediu que o Mosteiro, que já fora saqueado em anos anteriores, viesse a ser arrasado, como aconteceu com muitos dos seus congéneres em todo o país."

Sem comentários:

Enviar um comentário