quinta-feira, 21 de junho de 2012

DE TUDO UM POUCO...(Análise político/social)-JUNHOIII-ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL DA MEALHADA-(WWW:JORNALDAMEALHADA:COM)



DE TUDO, UM POUCO…

OS ESTRANHOS PRESSUPOSTOS DAS PROMULGAÇÕES DE SUA EXA…


“Quando as pessoas temem o governo, isso significa tirania.
Quando o governo teme o povo…isso é liberdade.” (THOMAS JEFFERSON)


Baixam os índices de popularidade do Presidente da República. Segundo me parece, continuarão a baixar, sistematicamente, até ao fim do seu mandato, o que, diga-se, de passagem, não o incomodará grandemente, pois SUA Exa continuará a ocupar o seu lugar até que haja um novo Presidente. Por isso, não é de estranhar que vá amiúde contra o que prometeu no acto de posse de respeitar e fazer respeitar a CONSTITUIÇÃO, e fazer vingar a sua vontade, quando o governo do seu partido espera uma ajudinha; e não é de estranhar, também, se nos lembrarmos do que foi o seu mandato como primeiro-ministro e das medidas que quis implantar, já nesse tempo. Recordem a história do acabar com o dia de carnaval, atrás do qual iriam outros dias “de outros carnavais” e tudo o que pudesse ser metido dentro do mesmo saco. Resumindo: o que não fez como primeiro-ministro fá-lo agora, como Presidente, com o beneplácito dos ardentes desejos do seu partido e pondo de parte as avaliações de assuntos como o do Chamado Código do Trabalho, pelo Tribunal Constitucional!


Não é por acaso que o nosso povo, por aqui e por ali, onde SUA Exa vá, o tem brindado com apupos e vaias…É que têm em mente “as constantes palavras de muiiiita preocupação com o aumento, dramático e constante do desemprego. Enquanto que, por outro lado promulga leis contra os trabalhadores, se esquece de mandar o governo trabalhar no implemento de medidas que ajudem a progredir a economia, não vê as carências nos campos da Saúde, do ensino, da justiça, dos constantes “assaltos” às bolsas dos pobres e pensionistas, não vê que milhares de desempregados, marido e mulher, muitas vezes, não têm qualquer acesso a ajudas sociais, não repara que os ricos estão cada vez mais ricos e os pobres, cada vez mais pobres…Por outro lado , lá fora preocupa-se muito com o facto de os jovens não terem emprego, mas não diz uma palavra quando o primeiro-ministro e outros seus acólitos mandam os Professores e os jovens para a emigração, POIS QUE ISSO É UMA NOVA OPORTUNIDADE PARA ELES!”. São constantes as “saídas tipo uma no cravo e outra na ferradura”! Quem razoável pode confiar nas versões da visão de SUA Exa, em tantos problemas do nosso país?


Penso que o permanente sorrisinho de anjo de Sua Exa começou a cansar.


Contundente como o conhecemos, o PROF. Medina Carreira afirma, sem problemas nenhuns, que “tirar dias de férias ou feriados aos trabalhadores portugueses não vai melhorar em nada o aumento de produtividade e que essas medidas são tretas!”.E o Sr. Presidente da República sabe-o tão bem como ele pois que parece que ambos são economistas…Então, porque assinou um Documento tão lesivo das liberdade e identidade dos trabalhadores portugueses, sem conferir a sua constitucionalidade, junto do Tribunal Constitucional? Como dizem os entendidos na matéria em todos os órgãos de Comunicação social ,e como afirmam os partidos da Oposição, este documento irá permitir aos patrões e empresários sujeitar os operários a um quase regime de escravidão que facilitará ainda mais os despedimentos, o desemprego, cada vez mais trabalho extra não pago, mais perturbação social, mais miséria, mais “idas” aos bolsos dos que estão a pagar impostos, os pobres e os reformados.


Mas há ainda o caso dos ricos que continuam com salários escandalosamente altos, que não pagam impostos na proporção do que têm e que se arrogam o direito de dizerem, alto e bom som, que se tem que baixar os ordenados dos portugueses!Oh, deuses! dos portugueses …que estão na cauda da Europa , quanto a tudo???


Já nada me espanta, sabendo de quem vêm estas “ilustres saídas”. A verdade, porém, é que somos honestos na nossa análise ao reconhecer, por meio de memórias bem recentes, que, quem governa agora, sucedeu a “ desastres” que permanecem sem culpados!-que nos desgovernaram antes deles e antes de outros e antes de outros…Isto, numa sucessão contínua dos mesmos dos mesmos dos mesmos, do grande “centrão”(PS e PSD). Como já nada nos espanta, mesmo que nos esteja a “doer” o modo de vida com adaptações à nova miséria, estranhamos, no entanto, que façam de nós parvos e nos digam , a todo o momento, que tudo isto, todo estes pesadelos, são para bem dos portugueses e do interesse nacional!E mais: afirmam que não se desviarão uma vírgula do que tem que ser feito para “o interesse nacional!”


Dizia Miguel Torga (1907-1995) :” É um fenómeno curioso.O país ergue-se, indignado, moureja de sol a sol, indigna-se, come, bebe, diverte-se; indignado, sofre, mas não passa disso.
Falta-lhe o romantismo físico da reacção à agressão.
Somos, socialmente, uma resignada colectividade de pacíficos indignados-revoltados.”(texto adaptado, por ser grande).


Forçoso é que nos venham à cabeça as imagens das “Comissões de Inquérito” a tudo e a nada-das quais pouco sabemos – mas que, nomeadamente quanto às chamadas PPP (parcerias público privadas) o consenso dos conhecedores desta matéria é unânime em afirmar, alto e bom som, que isto dos dinheiros públicos foi, no passado governo, nomeadamente, um verdadeiro “regabofe” com o qual lucrararam os bancos e “outros”! Por que é que a justiça não vai buscar esse dinheiro roubado ao erário público ou tentar recuperá-lo, culpando os culpados , como aconteceu nomeadamente na ISLÂNDIA? Por que é tão difícil aprovar a lei contra o enriquecimento ilícito, em Portugal, país considerado, desde há anos, como um dos mais corruptos da Europa?


Basta ver e pensar no que é a justiça, neste país, e pensar no que tem feito e dito aquela espécie de ministra da justiça que temos, que só está interessada em acabar com os tribunais, alguns novinhos em folha, construídos com os nossos dinheiros, para servirem as populações… Diz ela , se bem nos recordamos, que “isto” é para bem das populações ,que vão ficar melhor servidas!!!!!!Reparem que nos têm tirado escolas, centros de saúde, tribunais! Muitos doentes e muitos cidadãos estão a faltar a consultas e a esquecer problemas de justiça porque não há dinheiro, não há transportes…O POVO NÃO TEM MEIOS PARA LUXOS COMO A SAÚDE E A JUSTIÇA!
E o que diz SUA Exa a tudo isto? Ficaremos atentos.
Continuaremos esta temática, noutro artigo.


Até sempre!
Maria Elisa Ribeiro
Mealhada, 21 de Junho de 2012-06-21
maria. elisa.ribeiro @iol.pt
http://lusibero.blogspot.com

2 comentários:

  1. Parabems minha amiga pelos seua textos escritos com a verdade,que se passa no nosso país.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada por me ler,meu amigo.
    Entendo ser preciso acordar as nossas gentes que, como TORGA dizia,são "pacificamente, enganadas e indignadas"
    Beijo amigo
    Mª Elisa

    ResponderEliminar