terça-feira, 12 de julho de 2011

Catedral de SÃO BASÍLIO-MOSCOVO

Amigos: continua e subsiste o problema do meu blog ,que não me deixa introduzir uma imagem alusiva ao texto e não me permite agradecer os vossos comentários. Para não desesperar, vou continuando a actualizar o blog...


TEXTO:

A belíssima Catedral russa de SÃO BASÍLIO, erguida na Praça Vermelha, na RÚSSIA, mais precisamente em MOSCOVO, comemora ,hoje, segundo nos recorda o GOOGLE,450 anos de idade.
Era, originalmente, constituída por oito igrejas laterais, dispostas em torno do edifício principal e nela repousam os restos mortais de SÃO BASÍLIO.

A sua construção obedeceu à simbologia de uma chama erecta ao céu; foi ,esta catedral, considerada o "Templo de Jerusalém" da Rússia, principalmente para funcionar como alegoria do templo de Israel, nas datas comemorativas de Domingo de Ramos.

Mote para o arranque das modernas construções da arquitectura russa, a partir do século XVII, surpreende e fascina ,quer pelo colorido, quer pela beleza arquitectónica.É hoje parte do Kremlin e da Praça Vermelha, bastião da religião ortodoxa, tornada PATRIMÓNIO MUNDIAL DA UNESCO, em 1990.

Local de peregrinação obrigatória dos roteiros turísticos, não há visitante que se preze que não tenha a sua imagem emoldurada pelo cenário da bela Catedral.

(Ajuda da WIKIPÉDIA)

3 comentários:

  1. Recebi hoje um mail alusivo à Catedral de S. Basílio...
    Pena os problemas que a afligem por aqui...
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Um forte abraço em você. Estou excluindo hoje e já esse blog. Conto contigo nos seguintes endereços: www.abordagenseimpressões.com (Site) e no http://abordagenseimpressoes.com/press (Blog Wordpress).
    Gostaria de lembrar que para eu comentar é preciso que espaço para comentário tenha a opção “nome e url”.
    Valeu mesmo e vamos recomeçar.

    ResponderEliminar