segunda-feira, 13 de junho de 2022

Alexis de Tocqueville





 Vê-se a importância que Tocqueville dá ao conceito de individualismo como categoria específica de uma época histórica, a da sociedade democrática, baseada, em seu início, em ideias liberais e em instituições representativas caracterizadas pela ação do sufrágio (o voto). Em outra passagem, Merquior destaca as reflexões de Tocqueville sobre sua estadia na América:

Em sua viagem à América, Tocqueville admirou o vigor cívico das reuniões municipais na Nova Inglaterra. Mas nelas divisou antes um corretivo do que um reflexo de democracia. A questão pode ser facilmente resolvida se tivermos em mente o significado da palavra democracia em Tocqueville. Algumas vezes, ele empregou o termo em seu sentido político normal, de um sistema representativo fundado num amplo sufrágio. Mas, com mais frequência, o empregou como um sinônimo para sociedade igualitária, coisa com que ele não designava uma sociedade de iguais, mas uma sociedade em que a hierarquia já não era a regra do princípio aceito da estrutura social. [2]

A “democracia” em algumas regiões dos Estados Unidos, vista por Tocqueville, tinha um feito diferente do que normalmente se via na Europa. As assembleias municipais (cujo eco ainda se vê nos votos distritais das eleições americanas) impressionaram-no muito e ajudaram-no a pensar o conceito de sociedade democrática em outros termos, mais amplos.


Sem comentários:

Enviar um comentário