terça-feira, 27 de janeiro de 2015


Benfica é anulado em Paços e perde oportunidade de consolidar liderança


MANUEL ASSUNÇÃO

26/01/2015 - 21:57


Há mais de mil dias que as “águias”, que falharam um penálti, não ficavam em branco na Liga. Equipa de Paulo Fonseca impôs-lhe a segunda derrota na competição.





1







MULTIMÉDIA



Vídeo

Paulo Fonseca destaca a organização defensiva do Paços Ferreira

Vídeo

"Fábio Cardoso? Tentei proteger o jogador numa situação difícil"

Vídeo

"Não podem dizer que foi exibição menos conseguida"

Vídeo

"Eliseu? Disse-lhe para estar tranquilo"


TÓPICOS

Futebol nacional
I Liga
FC Paços de Ferreira
SL Benfica
Futebol

MAIS
“Não há motivo para grande penalidade”, queixa-se Jorge Jesus


O Benfica jogou nesta segunda-feira em Paços de Ferreira com possibilidade de ter quase via aberta para o título no campeonato, ou pelo menos tê-lo muito inclinado a seu favor. Só que os pacenses foram uma pedra no caminho e impuseram a segunda derrota dos benfiquistas na prova (1-0).

O campeão mantém vantagem confortável sobre a concorrência (FC Porto e Sporting), mas certamente esperaria retirar lucro máximo do tropeção portista na véspera. A diferença foi feita na eficácia da marca dos 11 metros: Lima desperdiçou uma grande penalidade na primeira parte, enquanto Sérgio Oliveira não falhou no final do encontro (90’).


O Paços de Ferreira também precisou de alguma sorte para manter a zero o adversário na Liga — o que não acontecia ao conjunto “encarnado” desde Abril de 2012 —, pois este acertou três vezes nos ferros (incluindo no penálti), mas na realidade foi um clube bem organizado defensivamente e que não deixou de tentar espreitar a baliza de Júlio César e de equilibrar a partida durante vários períodos.


POSITIVO/NEGATIVO

Edson

Muito activo no meio-campo ofensivo e no ataque, ajudou a empurrar a equipa para a frente.
Paços de Ferreira

Teve alguma sorte, mas também muito mérito para deixar este Benfica em branco, mesmo com um médio (Romeu) adaptado a central.
Luisão

Jogo muito atento do capitão benfiquista, com experiência para saber resolver as coisas de forma simples.

Lima e Ola John

Ao ponta-de-lança, como sempre não faltou atitude e trabalho. Mas faltou-lhe eficácia. E aquele penálti falhado... Após uma grande exibição no Funchal, na ronda anterior, o holandês não conseguiu desta vez ser influente. Foi sempre demasiado complicativo e pouco lúcido quando se tratou de construir lances de ataque.

Sem Nico Gaitán — desta vez Ola John não o substituiu à altura —, a formação de Jorge Jesus esteve uns furos abaixo das exibições das últimas semanas, interrompeu um ciclo de nove triunfos seguidos na competição e desaproveitou a oportunidade de ficar a nove pontos (ou sete) dos “dragões” e de manter os dez de distância para o Sporting, que acabou por ter uma primeira jornada da segunda volta positiva.

Nos primeiros 25 minutos, as “águias” tiveram oportunidade de marcar em três ocasiões. Jonas atirou mal já dentro da pequena área, Lima enviou à trave o penálti (19’), depois de o árbitro assinalar mão de Ricardo num centro de Salvio e mais tarde foi o defesa-central pacense a desviar uma bola para o seu poste.

Depois, a defesa dos “castores” estabilizou e Edson e Cícero começaram a dar trabalho. Aos 30’, este último escapou ao fora-de-jogo após um canto, mas não à decisiva defesa de Júlio César na pequena área.

Na segunda metade, os remates de fora da área (Sérgio Oliveira e Jonas) foram armas usadas, com algum perigo, mas sem sucesso. Nos cantos, Lima voltou a acertar na barra (61’), e o suplente Derley não conseguiu boa posição para desviar uma recarga (85’).

Outro suplente foi determinante para os locais. A equipa de arbitragem assinalou derrube de Eliseu a Hurtado na área, nos minutos finais, e Oliveira inaugurou o marcador. Salvio ainda teve tudo para empatar, mas nesta segunda-feira não era a noite do Benfica, mas do Paços de Ferreira, de regresso aos triunfos após somar só um ponto nas últimas quatro jornadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário