domingo, 7 de março de 2021

HISTÓria de PORTUGAL

 

EFEMÉRIDE | CRISTÓVÃO COLOMBO CHEGA A LISBOA, NO REGRESSO DA SUA 1.ª VIAGEM
NO DIA 4 DE MARÇO DE 1493, CRISTÓVÃO COLOMBO CHEGA A LISBOA, A BORDO DA CARAVELA NIÑA, CONCLUINDO A EXPEDIÇÃO PARA A QUAL PARTIRA EM 1492, COM A IDEIA DE DEMONSTRAR A POSSIBILIDADE DE CHEGAR À ÍNDIA NAVEGANDO PARA OESTE, VIA OCIDENTE, CONTRARIAMENTE AO QUE SE PENSAVA NA ÉPOCA.
Sob as ordens dos «Reis Católicos», o navegador e a sua armada iniciaram então a viagem com um objectivo bem definido. Partiu do porto de Palos de la Frontera, Huelva, em Agosto de 1492, com uma frota de três navios composta pelas caravelas Pinta e Niña e pela nau Santa Maria. Um erro nos seus cálculos levaria à chegada deste navegador não à India como estava planeado, mas a umas ilhas da América, continente desconhecido.
Acabou por chegar às Bahamas no dia 12 de Outubro de 1492, tornando-se no primeiro europeu a alcançar este território, tendo esta expedição representado o inicio do processo de colonização das Américas, mesmo que a ocupação humana destes territórios já fosse uma realidade, tendo em conta a existência de várias tribos indígenas.
Poucos meses depois, acabaria por dar inicio à sua viagem de regresso à Europa, com destino a Castela, mas não sem antes passar por Portugal onde seria recebido pelo rei e permaneceria alguns dias.
Após diversas tempestades no mar, que dificultaram a viagem de regresso, Cristóvão Colombo refugia-se nos Açores, de onde parte depois para Lisboa, onde chega no dia 4 de Março de 1493, a bordo do seu navio, a caravela Niña.
Foi recebido por D. João II, dando-lhe a conhecer alguns dos resultados obtidos nesta expedição que ganhara um novo rumo em relação ao que estava planeado à priori.
Após saber das novidades e apesar de se saber que Cristóvão Colombo tinha partido para esta expedição sob as ordens dos «Reis Católicos», o monarca português acaba por entrar em negociações com Castela, acabando por reclamar para o reino de Portugal todas as terras descobertas para Sul das Ilhas Canárias, tal como estava estipulado no tratado de Alcáçovas-Toledo.
Tais negociações entre os dois reinos acabariam por resultar num novo tratado, o tratado de Tordesilhas de 1494, dando lugar a uma grande alteração das diretrizes relacionadas com a navegação e a descoberta do que se chamaria o «Novo Mundo».
Dias mais tarde, Cristóvão Colombo acabaria por partir para Castela, tendo chegado ao porto de Palos, Huelva, no dia 15 de Março de 1493, de onde tinha saído anteriormente e onde daria então, por concluída, a sua 1.ª viagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário