Através de Canal moritz, por Hermínio Cerqueira
Se o pedido viesse da boca de alguém que se assumisse como um verdadeiro Presidente de todos os Portugueses, seguramente que teria crédito, agora vindo de quem se assumiu e e continua assumir-se como "Líder Emérito do PSD" , tenha mas é vergonha do que permitiu que fizessem deste País e dos Portugueses nestes últimos anos !
Um peso morto que tivemos que suportar e que tanto nos custou e ainda custa
"Cavaco no Ano Novo: três mensagens a pedir o consenso que nunca chegou !
O Presidente da República profere esta quinta-feira mais uma Mensagem de Ano de Novo. Não é a última do seu mandato, mas tem o peso de ser a que antecede as eleições legislativas.
Nas três últimas mensagens de Ano Novo, Cavaco Silva defendeu um consenso político que permitisse lançar as bases do crescimento económico. Mas chega à beira das legislativas de 2015 sem o ter conseguido. Pelo caminho andou às voltas com o programa de ajuda a Portugal.
Em 2012, na primeira mensagem com Passos Coelho no Governo e já com a troika instalada há sete meses em Portugal, Cavaco Silva avisou: O ano em que os portugueses estavam a entrar ia exigir "grandes sacrifícios". Mas Portugal "não pode deixar de cumprir os objectivos fixados" pelos credores internacionais, justificou. O Presidente pediu um "diálogo construtivo" entre o Governo e a oposição e um "aprofundamento" de concertação social.
1 de Janeiro de 2013 marcou uma mudança de registo do Presidente. Pediu que a "espiral recessiva" fosse travada e mandou fiscalizar o Orçamento do Estado. Afastou um pedido de perdão de dívida, mas defendeu um "equilíbrio mais harmonioso" entre a consolidação e o crescimento. Cavaco deu argumentos à oposição, mas voltou a pedir "diálogo e consenso". A meio do ano tentou o acordo de Salvação Nacional, entre o Governo e o PS, que falhou.
No primeiro dia de 2014, o Presidente voltou a falar das vantagens para a economia de um acordo político de médio prazo e lembrou que o que for feito este ano condicionará o futuro do país. Mostrou-se defensor de um programa Cautelar e avisou que os sacrifícios não terminam com a saída da troika. Uma ideia que recentemente voltou a recuperar. "É uma ilusão pensar que os problemas do país estão resolvidos", disse a 22 Dezembro."
2014-12-29
http://economico.sapo.pt/…/cavaco-no-ano-novo-tres-mensagen…
Cavaco no Ano Novo: três mensagens a pedir o consenso que nunca chegou
O Presidente da República profere esta quinta-feira mais uma Mensagem de Ano de Novo. Não é a última do seu mandato, mas tem o peso de ser a que antecede as...
ECONOMICO.SAPO.PT|DE IBT INTERNET BUSINESS TECHNOLOGIES, SA
Sem comentários:
Enviar um comentário