"As minhas palavras têm memórias ____________das palavras com que me penso, e é sempre tenso _________o momento do mistério inquietante de me escrever"
domingo, 28 de dezembro de 2014
DA MALÁSIA...
Desastre Terceiro maior incidente com companhia aérea da Malásia
Um avião da Air Asia com 162 pessoas a bordo desapareceu hoje em rota da Indonésia para Singapura, informou o governo e a companhia 'low cost', naquele que é o terceiro maior incidente com uma transportadora da Malásia este ano.
MUNDO
Reuters
06:48 - 28 de Dezembro de 2014 | Por Lusa
Share on printShare on email
"O voo da AirAsia que partiu de Surabaia para Singapura perdeu contacto com Jacarta às 07:55 (23:55 em Lisboa), disse à AFP o porta-voz do Ministério dos Transportes da Indonésia, J.A. Barata.
PUB
O avião partiu do aeroporto internacional de Juanda, em Surabaia, no leste de Java, às 05:20 (21:20 de sábado em Lisboa) e deveria chegar a Singapura às 08:30 (00:30 em Lisboa).
O diretor da Direção Geral de Transporte Aéreo da Indonésia, Djoko Murjatmodjo, disse à AFP que o avião -- um A320-200 -- transportava sete tripulantes e 155 passageiros - 138 adultos, 16 crianças e um bebé, atualizando os números anteriormente divulgados de que estariam 161 pessoas a bordo.
A televisão indonésia Metro TV informou que 149 dos passageiros têm nacionalidade indonésia, três são coreanos e os restantes são um britânico, um malaio e um nacional de Singapura.
Murjatmodjo disse que as buscas estavam concentradas numa área entre a ilha Belitung e Kalimantan, na parte ocidental da ilha do Bornéu, a cerca de meio caminha da rota esperada do voo QZ8501.
"Estamos a coordenar com as equipas de busca e à procura da sua posição. Acreditamos que (o aparelho) estará algures entre" Tanjung Pandan, uma localidade na ilha de Belitung e Kalimantan, afirmou.
A Autoridade de Aviação Civil de Singapura informou que o avião perdeu o contacto com a torre de tráfego de controlo aéreo de Jacarta quando já estava no espaço aéreo da Indonésia.
"Operações de busca e salvamento foram ativadas pelas autoridades indonésias do departamento de buscas e resgate de Pangkal Pinang", adiantou, acrescentando que a Marinha e Força Aérea de Singapura ofereceram ajuda.
A Air Asia, com sede na Malásia, confirmou o desaparecimento do aparelho.
"No presente momento, infelizmente, não temos mais informações sobre o estado dos passageiros e dos tripulantes a bordo, mas vamos manter todas as partes informados sempre que forem disponibilizadas mais informações", informou a companhia de baixo custo.
Este é o terceiro de três grandes incidentes a envolverem companhias aéreas da Malásia este ano.
O voo MH370, da Malaysia Airlines, com 239 pessoas a bordo, despareceu em março, quando fazia a ligação entre Kuala Lumpur e Pequim. O aparelho continua desaparecido.
Em julho, um segundo aparelho da mesma companhia, que operava o voo MH17, foi alegadamente derrubado no leste da Ucrânia, provocando a morte das 298 pessoas a bordo.
A Air Asia é liderada pelo empresário malaio e de ascendência portuguesa Tony Fernandes.
Enquanto a Malaysia Airlines enfrenta um potencial colapso após os dois desastres deste ano, a Air Asia confirmou este mês uma encomenda de 55 A330-900 ao preço de tabela de 15 milhões de dólares, escreve a agência AFP.
Partilhe esta notícia com os seus amigos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário