domingo, 28 de dezembro de 2014

DA MALÁSIA...


Desastre Terceiro maior incidente com companhia aérea da Malásia
Um avião da Air Asia com 162 pessoas a bordo desapareceu hoje em rota da Indonésia para Singapura, informou o governo e a companhia 'low cost', naquele que é o terceiro maior incidente com uma transportadora da Malásia este ano.


MUNDO
Reuters

06:48 - 28 de Dezembro de 2014 | Por Lusa


Share on printShare on email



"O voo da AirAsia que partiu de Surabaia para Singapura perdeu contacto com Jacarta às 07:55 (23:55 em Lisboa), disse à AFP o porta-voz do Ministério dos Transportes da Indonésia, J.A. Barata.
PUB




O avião partiu do aeroporto internacional de Juanda, em Surabaia, no leste de Java, às 05:20 (21:20 de sábado em Lisboa) e deveria chegar a Singapura às 08:30 (00:30 em Lisboa).

O diretor da Direção Geral de Transporte Aéreo da Indonésia, Djoko Murjatmodjo, disse à AFP que o avião -- um A320-200 -- transportava sete tripulantes e 155 passageiros - 138 adultos, 16 crianças e um bebé, atualizando os números anteriormente divulgados de que estariam 161 pessoas a bordo.

A televisão indonésia Metro TV informou que 149 dos passageiros têm nacionalidade indonésia, três são coreanos e os restantes são um britânico, um malaio e um nacional de Singapura.

Murjatmodjo disse que as buscas estavam concentradas numa área entre a ilha Belitung e Kalimantan, na parte ocidental da ilha do Bornéu, a cerca de meio caminha da rota esperada do voo QZ8501.

"Estamos a coordenar com as equipas de busca e à procura da sua posição. Acreditamos que (o aparelho) estará algures entre" Tanjung Pandan, uma localidade na ilha de Belitung e Kalimantan, afirmou.

A Autoridade de Aviação Civil de Singapura informou que o avião perdeu o contacto com a torre de tráfego de controlo aéreo de Jacarta quando já estava no espaço aéreo da Indonésia.

"Operações de busca e salvamento foram ativadas pelas autoridades indonésias do departamento de buscas e resgate de Pangkal Pinang", adiantou, acrescentando que a Marinha e Força Aérea de Singapura ofereceram ajuda.

A Air Asia, com sede na Malásia, confirmou o desaparecimento do aparelho.

"No presente momento, infelizmente, não temos mais informações sobre o estado dos passageiros e dos tripulantes a bordo, mas vamos manter todas as partes informados sempre que forem disponibilizadas mais informações", informou a companhia de baixo custo.

Este é o terceiro de três grandes incidentes a envolverem companhias aéreas da Malásia este ano.

O voo MH370, da Malaysia Airlines, com 239 pessoas a bordo, despareceu em março, quando fazia a ligação entre Kuala Lumpur e Pequim. O aparelho continua desaparecido.

Em julho, um segundo aparelho da mesma companhia, que operava o voo MH17, foi alegadamente derrubado no leste da Ucrânia, provocando a morte das 298 pessoas a bordo.

A Air Asia é liderada pelo empresário malaio e de ascendência portuguesa Tony Fernandes.

Enquanto a Malaysia Airlines enfrenta um potencial colapso após os dois desastres deste ano, a Air Asia confirmou este mês uma encomenda de 55 A330-900 ao preço de tabela de 15 milhões de dólares, escreve a agência AFP.



Partilhe esta notícia com os seus amigos

Sem comentários:

Enviar um comentário