domingo, 28 de dezembro de 2014

DE PORTUGAL...


Operação Marquês Empresa-fantasma poderá ter financiado José Sócrates
O Ministério Público suspeita da criação de uma empresa-fantasma sediada em Londres, a Intelligent Life Solutions LPP, para fazer chegar dinheiro ao antigo primeiro-ministro, José Sócrates, que está a ser acusado de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais, avança o Expresso.


PAÍS
DR

08:22 - 27 de Dezembro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto


Share on printShare on email



No caso Operação Marquês, que tem como alvo o antigo primeiro-ministro, o Ministério Público tem como suspeita a criação de uma empresa-fantasma sediada em Londres, a Intelligent Life Solutions LPP, para a assinatura de um contrato, em março de 2014 entre os empresários Carlos Santos Silva e Paulo de Lalanda e Castro, que poderá ter financiado José Sócrates.
Leia também:
"Levar cinco ou dez mil euros num envelope é algo muito fininho"
PUB




Os investigadores acreditam que esse contrato estabelecido no valor de meio milhão de euros, poderá ter servido para canalizar dinheiro vindo do grupo Lena, com o objetivo de financiar uma consultoria mensal de vários milhares de euros oferecida no último verão por Lalanda e Castro a José Sócrates, através de uma farmacêutica, a Dynamicspharma.

Sabe-se que desde 2013, Sócrates recebia 12 mil euros por mês da Octapharma, uma farmacêutica suíça que também tem Lalanda e Castro como um dos seus administradores.

A investigação conduzida pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) dá conta de um esquema de corrupção em que o antigo governante terá acumulado dinheiro do Grupo Lena.

A Intelligent Life Solutions LPP está registada perto de Wimbledon, em Londres e é partilhada por várias companhias virtuais.

Paulo Lalanda e Castro confessou ao Expresso que é dono no Reino Unido de uma socieade LPP, Limited Liability Partnership. Oficialmente, a farmacêutica LPP é gerida por dois diretores que têm também firmas virtuais criadas na Ilha de Man, considerado um paraíso fiscal onde as empresas não pagam impostos.

Sabe-se que o Grupo Lena terá assinado um acordo com a Intelligente Life Solutions LPP e empresa virtual de Carlos Santos Silva adotou o mesmo nome de uma companhia por ele controlada em Portugal, a Intelligente Life Solutions SA, com sede no Porto. A empresa tem como atividade “o comércio por grosso de máquinas e equipamentos” na área da saúde,

Já a Dymanicspharma, onde Sócrates teve um contrato como consultor é controlada por Lalalnda e Castro através de uma companhia nas Ilhas Virgens Britânicas, a Ruby Capital Corporation.



Partilhe esta notícia com os seus amigos

Sem comentários:

Enviar um comentário