MORTE DE AUGUSTO CÉSAR
César Augusto, também conhecido como Otaviano, foi o fundador do Império Romano.
Ele reinou como o primeiro imperador romano de 27 aC até sua morte em 14 dC.
O reinado de Augusto iniciou uma era associada à paz imperial.
Seu tio-avô materno Júlio César foi assassinado em 44 aC, e Otávio foi nomeado no testamento de César como seu filho adotivo e herdeiro.
Ele, Marco Antônio e Marco Lépido, formaram o Segundo Triunvirato para derrotar os assassinos de César.
Após sua vitória na Batalha de Filipos (42 aC), o Triunvirato dividiu a República Romana entre si e governou como ditadores de fato.
O Triunvirato acabou sendo dilacerado pelas ambições conflitantes de seus membros; Lépido foi exilado em 36 aC e Antônio foi derrotado por Otaviano na Batalha de Actium em 31 aC.
Antônio e sua esposa Cleópatra, a rainha ptolomaica do Egito, se mataram durante a invasão do Egito por Otaviano, que então se tornou uma província romana.
Após o fim do Segundo Triunvirato, Augusto restaurou a fachada externa da república livre, com o poder governamental investido no Senado Romano.
Augusto ampliou dramaticamente o império, anexando o Egito, a Dalmácia, a Panônia, a Nórica e a Rétia, expandindo as possessões na África e completando a conquista da Hispânia, mas sofreu um grande revés na Germânia.
Ele garantiu o reformado sistema romano de tributação, desenvolveu redes de estradas com um sistema de correio oficial, estabeleceu um exército permanente, estabeleceu a Guarda Pretoriana, bem como a polícia oficial e os serviços de combate a incêndios para Roma.
Ele reconstruiu grande parte da cidade durante seu reinado.
Augusto morreu em 19 de agosto de 14 DC, aos 75 anos. Sua causa de morte é provavelmente natural.
No entanto, rumores persistentes afirmam que sua esposa Lívia o envenenou.
Ele foi sucedido como imperador por seu filho adotivo Tibério, filho de Lívia e ex-marido da única filha biológica de Augusto, Júlia.
Augusto de Prima Porta é uma estátua de corpo inteiro em mármore branco, de Augusto César.
Século I d.C.
Museu do Vaticano
Sem comentários:
Enviar um comentário