terça-feira, 22 de dezembro de 2009

PEDRO TEIXEIRA: O "DESBRAVADOR" da AMAZÓNIA









PEDRO TEIXEIRA: “O desbravador da AMAZÓNIA” (séculoXVII). Não é figura de português que conste dos manuais de História. Nunca aprendi nada sobre este homem, nem nunca ensinei nada sobre ele. Mas… …vivo perto dele, ou melhor, vivo a 15 Kms da estátua que perpetua a sua memória, no largo do centro da cidade de Cantanhede, no Distrito de Coimbra. Sou honesta: nunca me despertou particular atenção aquela homenagem em ferro,( penso!) - até que um dia, há anos, ao sentar-me numa esplanada para ,ali em Cantanhede, tomar “uma bica”, perguntei à dona do estabelecimento quem era aquela personagem. A senhora disse-me o que sabia, que era tão-somente isto:”O homem era um português daquela cidade que, no século XVII, andou pelo Brasil, a mando d’el-rei de Portugal a lutar contra os índios maus e a procurar entender-se com os bons…” Fui, então, falar com um colega amigo, que dá aulas na FACULDADE DE LETRAS, da UNIVERSIDADE de COIMBRA, que me disse o pouco que sabia a respeito do barbudo senhor, mas que, infelizmente, ia dar ao que eu ouvira à senhora de Cantanhede… Há cerca de quinze dias, qual não é o meu espanto! - vejo o nome deste português dos “quatro costados” -referido nos jornais e algumas revistas do nosso meio jornalístico e fiquei a saber mais qualquer coisa, então: Pedro Teixeira era um militar português, oriundo da região que hoje corresponde à cidade de Cantanhede e que partiu, nos finais do século XV para o BRASIL, por ordem de el-rei de Portugal, com a especial missão de contactar com os Índios da região amazónica e preparar o caminho para que novas expedições portuguesas lá pudessem entrar , sem perigo.Com o seu espírito aventureiro e um profundo sentimento humanista,embrenhou-se pelas terras inóspitas da Amazónia e não só preparou ,diplomaticamente, a ida de outros portugueses ao território, como aprendeu algumas das suas Línguas, tendo-se tornado naquilo a que os Índios chamavam, “O homem branco bom”! Palmilhando, com a ajuda dos seus novos amigos, o território amazónico, contribuiu para o nosso enriquecimento sobre aquelas populações, os animais e as plantas que não conhecíamos, novos “fármacos” que os indígenas usavam, (dados pela MÃE- NATUREZA,) usos, costumes e tradições de gentes diferentes, culturalmente rudimentares mas muito ricos! Ao mesmo tempo, descobriu novos cursos de água ligados ao RIO AMAZONAS, dos quais o RIO TAPAJÓS é um exemplo; desbravou terrenos e florestas até, nomeadamente, ao sítio onde hoje está situada a cidade de QUITO, capital do EQUADOR… E,se não fosse ele em conjunto com índios amigos e alguns militares portugueses, o Brasil não seria hoje dono de quase 70% do território amazónico! Os nossos irmãos do BRASIL nunca esqueceram a grandiosidade deste homem! Lembrado, através dos séculos, das mais diversas formas, ainda este ano o SENADO do país irmão convidou o autarca de CANTANHEDE para lá ir receber um prémio, relembrando PEDRO TEIXEIRA! A História de PORTUGAL está em dívida com ele! (quase nunca!)- damos valor a quem nos engrandece com feitos notáveis, que outros povos reconhecem e nós não sabemos aproveitar. Lembra-o CANTANHEDE, com a sua estátua no Largo…lembram-no os brasileiros, homenageando-o através dos séculos…Esqueceu-o a História de PORTUGAL da qual não consta, dada a mediocridade de quem a estuda e/ou a esquece! Lembram-se os amigos, de CAPELO E IVENS que desbravaram os territórios africanos, de ANGOLA à CONTRACOSTA? Esta história é mais recente… mais difícil de “fazer de conta que…” até porque esses territórios foram a causa da inveja dos ingleses - OS TAIS NOSSOS VELHOS ALIADOS! - que nos ameaçaram com a guerra, se nós, “portuguesitos de meia tigela”, não lhes déssemos os territórios conhecidos como “MAPA COR-de- ROSA!” Enfim, passemos adiante… Fiquei feliz e mais rica por ter conhecido mais um “herói” de barba dura, que a( nossa história esqueceu) mas que contribuiu para o engrandecimento do BRASIL, no meio de sacrifícios imensos e enriquecedores! DIZ PESSOA: “ Sem o sonho, que é o homem /Senão uma besta sadia7 Cadáver adiado que procria?”





Artigo de Maria Elisa Rodrigues Ribeiro, em 2009

12 comentários:

  1. Também eu não sabia quem era ou foi Pedro Teixeira!! Pergunto-me: quantos Pedros Teixeira não haverá por aí nas páginas da nossa história, esquecidos, quase ignorados?!
    Valha-nos ao menos uma estátua e a curiosidade de alguém que quis saber mais sobre a estátua do ilustre barbudo...
    Feliz Natal e um beijo
    Graça

    ResponderEliminar
  2. MANUEL MARQUES: É BOM PARTILHAR O QUE NOS PODE ENRIQUECER!
    NUNCA ME DÁS TEMPO DE CHEGAR PRIMEIRO AO TEU BLOG DE TÃO ATENTO QUE ESTÁS...
    OBRIGADA AMIGO!
    BEIJO DE BOAS FESTAS DE MªELISA(LUSIBERO)

    ResponderEliminar
  3. "LOBINHO": já fui ao teu blog...
    BEIJO DE BOAS FESTAS!
    MªELISA

    ResponderEliminar
  4. GRAÇA PEREIRA: minha querida, sou uma curiosa...
    PERDOA NÃO TER IDO COMENTAR-TE, TANTO QUANTO MERECES;A FISIOTERAPIA LEVA-ME A TARDE TODA, ENTRE VIAGENS E OS TRATAMENTOS E DEPOIS ^~AO CONSIGO CHEGAR A TODOS. SABES QUE NÃO TE ESQUEÇO .
    ***FELIZ NATAL***
    MªELISA

    ResponderEliminar
  5. Amiga Maria Ribeiro,
    hoje não comento...volto pois o assunto é demais interessante!
    Vim para te desjat o maior Bem que existir no MUNDO...que Deus te abençoe e que tenhas Dias Felizes!
    E que sejas sempre assim...linda mulher!
    beijos n'alma

    ResponderEliminar
  6. MARIA IZABEL VIÉGAS: VOLTA SEMPRE QUE QUISERES, MINHA AMIGA QUERIDA!
    OBRIGADA, TAMBÉM PELAS PALAVRAS TÃO CARINHOSAS, QUE EU NEM SEI SE MEREÇO...
    BEIJOS EM TEU CORAÇÃO LEAL E AMIGO!
    BOAS FESTAS
    MªELISA (LUSIBERO)

    ResponderEliminar
  7. Minha Querida Maria
    Gostei muito do texto.
    Vim desejar um Natal muito Feliz e um Novo Ano cheio de felicidade paz e Amor.
    E obrigada pelo carinho de sempre.

    Beijinhos

    Sonhadora

    ResponderEliminar
  8. Amiga Maria, passei para saber como foi a sessão de estimulação e penso que pela última vez para lhe desejar um Feliz Natal(mesmo sabendo que não dá muita importância a esta época festiva). Espero que possa movimentar bem a face para poder deliciar-se com os maravilhosos doces de Natal. Continuação de uma óptima recuperação...obrigado pelo mail, gostei!!
    Passei na "Terra de Encanto" e deixei os meus votos de um bom Natal, como tem estado ausente, não sei se irá ver. Deixo aqui também um beijinho para elas, com votos de um Feliz Natal :)

    Beijito

    Norberto

    ResponderEliminar
  9. NORBERTO, meu amigo: a sessão de estimulação correu muito bem!Vim de lá muito mais animada. porque todos os músculos reagiram muito bem, Volto hoje e amanhã e ainda na próxima semana!Contactei, pelo email, mas quando me pediram para fazer outras coisas ,atrapalhei-me e, como sempre, espero que a Susana me ajude.

    Ela tem tido muito trabalho e... tem namorado! Não digas nada, que eu também faço de conta que não sei nada, embora seja eu quem toma conta da menina... que não dá trabalho nenhum porque dorme...

    não tenhas essa ideia de mim sobre o Natal; não sou amante desta festa, porque não me ensinaram a vivê-la; mas amo-a quanto possível, porque tenho filhos e netos!
    BOM NATAL PARA TI TAMBÉM, meu bom amigo!
    BEIJO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  10. "SONHADORA": gosto de ti, naturalmente!
    É engraçado que ,pelos mesmos motivos. gsto da "ZAMBEZIANA"...Não sei explicar, mas há entre nós tres qualquer coisa que nos torna mais cúmplices...
    BOM NATAL, MINHA QUERIDA!

    ResponderEliminar
  11. Ai as inconfidências....

    Quanto ao post, desconhecia em absoluto quem é, quem foi, Pedro Teixeira. E deve haver por aí imensos heróis desconhecidos, com ou sem estátua, que valeria a pena lembrar.

    ResponderEliminar