quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Memórias literárias---ARY DOS SANTOS


LITERATURA SEMPRE VIVA…
“E quem aprende a viver com os outros, aprende a viver bem consigo próprio”
OU… “ESTUDAR É MUITO-MAS PENSAR É TUDO!”(do poema “APRENDER A ESTUDAR” , de JOSÉ CARLOS ARY DOS SANTOS.

Nascido em 1937, faleceu em1984. Morreu, portanto, há 25 anos, o poeta das grandes contestações. Filho de famílias da alta burguesia nacional, deu a primeira “machadada” nas origens, ao filiar-se, muito cedo, no Partido Comunista Português.
Grande vulto de ABRIL! Enorme, de todos os tempos! Solene, no rir das críticas, tão a seu jeito, saídas da sua pena, em forma de poesia! Atacava sem meias palavras, orgulhosa e corajosamente, os ditadores, os “anómalos” das sociedades, os que do Povo se serviam (e continuam a servir!) para engrandecerem a sua falta de grandiosidade pessoal! Não media as palavras, chamando os “bois pelos seus nomes”. No seu estilo mais do que especial, levou “ABRIL”aos mais recônditos valados de um país atrasado por cinquenta anos de “paragem no tempo”. Em 1963 foi publicada a sua obra “A LITURGIA DO SANGUE”. Foram alguns e significativos os prémios que recebeu pela obra publicada; tinha dois livros preparados para dar “ao prelo”, quando a morte o levou, em 1984.Conhecido como o poeta que escrevia poemas para músicas previamente feitas, dele são, nomeadamente, os poemas “DESFOLHADA” e “TOURADA”, cantadas, respectivamente, por Simone de Oliveira e Fernando Tordo, que as deram a conhecer ao mundo, através do Festival Eurovisão da Canção.
Poesia de contestação, ia, aos poucos chegando aos cantos mais afastados do nosso país, que a ia intuindo...O povo começava a perder o medo de falar da miséria e das injustiças. Era desse povo que ele falava em tons realistas, por vezes, brutais. Era o povo que criava coelhos, galinhas e porcos, que semeava e plantava legumes, batatas, feijões, num recanto do quintal, produtos que ajudavam à subsistência das famílias, ajudando o magro salário da exploração.
Anos volvidos, seria tão bom que aqui estivesses, Ary, para pores, na ponta da tua caneta, como só tu sabes fazer, estejas onde estiveres, a verdade sobre este país de “filhos e enteados”,onde tantos continuam a “abotoar-se”, impunemente, à custa do suor e das lágrimas de milhares de desempregados e de milhões de pobres que não conseguem, nesta Europa moderna, passar “da cepa torta”, pois que, os de “olho fino e pé ligeiro”, levam TUDO!
Continua a sentir-se, entre nós, ARY, aquilo que dizia o velho ZECA: “ELES COMEM TUDO,/ ELES COMEM TUDO,/ ELES COMEM TUDO, / E NÃO DEIXAM NADA…”


BRINDO OS AMIGOS DA BLOGOSFERA COM O SEGUINTE SONETO DE ARY DOS SANTOS, independentemente de ser ou não um poeta do vosso apreço, só por um motivo: este é o primeiro texto que estou a escrever , depois do problema que me afectou, que eu escrevi já com mais facilidade,o que quer dizer que vou poder começar a visitar-vos, apesar de continuar com as sessões de Fisioterapia!


“AO MEU FALECIDO IRMÃO MANUEL MARIA BARBOSA DU BOCAGE”



“Meu sacana de versos!Meu vadio.
Fazes falta ao Rossio. Falta ao Nicola.
LISBOA é uma sarjeta. É um vazio.
E é raro o poeta que entre nós faz escola.

Mastigam ruminando o desafio.
São uns medrosos que nos pedem esmola.
Aos vinte anos cheiram a bafio
têm joanetes culturais na tola.

Que diria Camões nosso padrinho
ou o primo Fernando que acarinho
como Pessoa viva à cabeceira?

O que me vale é que não estou sozinho
ainda se encontram alguns pés de linho
crescendo não sei como na estrumeira!”
ARY DOS SANTOS

12 comentários:

  1. OLá Lusibero,
    Apraz-me saber querida amiga que se encontra melhor e que mais dia menos dia a vamos ter em grande actividade.
    Quanto ao Ary, foi excepcional e único!...Estou de acordo, que falta faz a sua voz, nos tempos de hoje! Não, eu não considero que as pessoas sejam substituíveis!...Há pessoas únicas!
    Beijinhos e continuação de rápidas melhoras.
    Manuela

    ResponderEliminar
  2. Manuela Freitas: Graças a DEUS , estou a melhorar com a fisioterapia: OBRIGADA, amiga!
    Quanto ao ARY dos Santos, COMO PODES IMAGINAR, sendo Poesia, não posso ficar indiferente a coisas como esta. Foi um grande das nossas Letras! Foi-o também como homem de ABRIL, que teria sido maravilhoso, se estes "novos" democratas de "meia- tigela" não tivessem gorado as nossas expectativas...
    BEIJINHOS , MANUELA
    lusibero

    ResponderEliminar
  3. Original é o poeta
    que chegar ao despudor
    de escrever todos os dias
    como se fizesse amor.

    Ary dos Santos (Portugal)

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Que falta faz o nosso Ary! Não teria tempo para parar pois matéria não lhe faltaria... Acabo de ouvir no Noticiário uma discussão "azeda" entre dois deputados no Parlamento! Uma vergonha e uma tristeza...
    Escolheste bem para "festejar" as tuas melhoras.
    Que tudo vá correndo pelo melhor. Sei que isso vai acontecer porque és uma lutadora.
    Beijos carinhosos Graça

    ResponderEliminar
  5. Querida Amiga
    espero que esteja melhor.
    Belo post do Ary ainda o vi delamar poesia nos meus tempos de juventude revolucionária
    grande poeta e homem de Abril
    beijinhos
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  6. SONHADORA: ESTOU A MELHORAR ,MINHA AMIGA.Já consigo responder-vos e visitar-vos, comentando...
    Ary dos Santos , "conheci-o", por força do empurrão que a poesia dá a um Professor De Português e amei-o , na pessoa dessa mesma poesia.
    Beijinhos da amiga lusibero, muito grata pelas tuas preocupações.

    ResponderEliminar
  7. Gracinha : estou a recuperar a olhos vistos! Graças a Deus! Obrigada, minha amiga ,por toda a força que me tens dado!
    Acho que sim, que se o Ary assistisse àquela "palhaçada" teria rido a bandeiras despregadas. Nós é que não temos vontade de rir, dado o estado miserável em que está o país. PENSO TANTO NO NATAL DOS POBRES QUE HOJE TEMOS...

    BEIJINHOS, GRAÇA.

    ResponderEliminar
  8. Manuel Marques: tens sido um amigo tão presente, nestes momentos em que tenho estado tão em baixo...Obrigada, meu amigo!
    Lindo esse poeminha do Ary... Acho que , realmente, o nascer de uma poesia é fruto de um verdadeiro "orgasmo" espiritual!Se assim não for ,não há vida...e as palavras nada valem se não estiverem "grávidas" de mensagem...
    BEIJITO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  9. Um bem-haja Maria.

    Um Viva a ARY DOS SANTOS

    Abraços Fraternos :.

    ResponderEliminar
  10. Era a voz de muitos cantores que se calaram para sempre...

    ResponderEliminar
  11. MANUEL GOUVEIA: o que tem acontecido ao nosso país? ao país do ARY?PARA ONDE FORAM TODOS OS SONHOS?
    BEIJO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  12. Um Feliz Natal e um próspero Ano Novo para tua inteligência, tua alma e, principalmente, para tuas emoções.

    ResponderEliminar