segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

AMINATU HAIDAR: “passar além da dor…”






FERNANDO PESSOA, o grande escritor da “alma- pátria” sentida em “MENSAGEM”decidiu, nesta sua única obra publicada em vida, pôr os heróis de PORTUGAL a “falar”, com a “sua própria voz”, dos feitos praticados por vontade de DEUS, a fim do engrandecimento da Pátria.
Quem estudou – ou mesmo, só leu este poeta inigualável, sabe que ele próprio, engrandece os nossos heróis, de outrora, de um modo quase místico, pois “DEUS QUER, O HOMEM SONHA, A OBRA NASCE.”
No poema que quase toda a gente conhece como “MAR PORTUGUÊS”, a certo ponto diz o poeta (…)”QUEM QUER PASSAR ALÉM DO BOJADOR/TEM QUE PASSARALÉM DA DOR./”
O “BOJADOR”, neste contexto, é uma metáfora de “obstáculo”…Passar um obstáculo pode significar sofrer pelos próprios ideais, ter que enfrentar dores e extensos sacrifícios…
E é aqui que vos começo a falar dessa mulher que tem sido, quase diariamente, motivo de notícia nos jornais: AMINATU HAIDAR.
Nascida em 1966, na região do SAHRA OCIDENTAL, onde a FRENTE POLISÁRIO luta contra o domínio do reino de MARROCOS, há dezenas de anos, para ser território independente, AMINATU desde muito jovem se tornou militante da causa do povo sarauí, tendo ,inclusivamente sofrido penas de prisão , torturas e vexames de vária ordem, por este seu amor à causa. Digamos que , ao lembrar os versos de Pessoa , me lembrei desta mulher que luta por atravessar o seu “BOJADOR”!
O mundo está a mover-se, desde há um mês, quando ela começou uma greve de fome, para ver reconhecidos os seus direitos como habitante e militante activista da terra e dos valores sarauís, no aeroporto de LANZAROTE, onde a deixaram aterrar, vinda dos ESTADOS UNIDOS, mas de onde a não deixam sair, para se juntar aos filhos e restante família.
Começam a fazer-se vigílias por todo o mundo consciente, em favor da tenacidade da militante sarauí, que está em perigo de vida, debilitada tanto pela greve como pelo seu frágil corpo, dorido com as lágrimas dos filhos que lhe pedem que recue. O PARLAMENTO português, em Novembro, aprovou uma moção de solidariedade a seu favor, que muito irritou o reino de MARROCOS que não reconhece o povo nem a região sarauís, com medo de perder os bens de que o território dispõe para se manter como independente.
Entretanto, José Saramago, Miguel Portas, Gunther Grass, Pedro Almodôvar, Mário Vargas Llosa e tantos outros nomes de destaque nas cenas nacional e internacional, pretendem internacionalizar este caso, dando, assim, vigor, à causa do Sahra Ocidental.
O líder da Frente Polisário, Mohamed Abdelaziz pede á França e a ANGELA MERKEL, para intercederem pela activista, quer junto do rei de Espanha, quer junto do rei de Marrocos…
No espaço de tempo que medeia e se deve dilatar, AMINATU HAIDAR pode morrer…
O dia 10 deste mês de Dezembro foi comemorado, pelo mundo, como “DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS…

16 comentários:

  1. Se houvesse mais Aminatus encarando corajosamente os Bojadores, talvez se cultivassem com dignidade os princípios éticos e morais, imprescindíveis para uma vida harmônica entre seres que se dizem humanos.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Maria.

    Pois, o egoísmos governativo é se não o reflexo do egoísmo pessoal de todos aqueles que formam os governos.
    Platão deve dar voltas na campa ao ver como desvirtuado está o verdadeiro significado de Política.
    Hoje em dia falta educação política. O liberalismo que surgiu cheio de bons ideais acabou por transformar o governo das nações numa verdadeira roleta russa, não com uma bala na câmara, mas sim uma só câmara livre, quero com isto dizer que quem ocupa cargos de poder não tem as mínimas habilitações para verdadeiramente ser um político e assim, o disparo que faz com o seu revolver na altura de decidir são verdadeiros tiros de morte.

    O verdadeiro político deveria esforçar-se por integrar e não governar em nome de algum grupo, imaginemos se o nosso cérebro só governasse em favor de um órgão? Quando é que nós chegamos à conclusão que a beleza da natureza reside na harmonia com que a diversidade se integra e que não existe ninguém que ocupe um lugar de destaque, todos somos importantes, porque todos desempenhamos um papel.

    Bem por aqui me fico, se bem que estes temas me empolguem, há que lutar e a melhor forma de luta é a educação, temos de educar verdadeiramente as próximas gerações com o perigo de um crescente de conflitos.

    Abraços fraternos

    ResponderEliminar
  3. Maria Teresa: o problema, quanto a mim, é que o Homem está a tornar-se cada vez menos humano... Onde pode ir parar a nossa civilização?É um importante tema de meditação, numa altura em que pensamos nas desgraças cometidas contra povos como os do ZIMBABUÉ, TIBETE, CAMBOGIA, SOMÁLIA, etc...
    BEIJO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  4. BOM dia, AZOTH: o mundo que devia assemelhar-se ,cada vez mais , a uma romã, significando, como sabe , "a unidade na diversidade", afasta-se ,pelo seu egoísmo, cada vez mais desses ideais. Uns, quase utopicamente, vão lutando contra a maré de injustiças e de inversão de valores... Mas SOMOS UMA GOTA DE ÁGUA NO OCEANO...
    BEIJOS FRATERNOS DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  5. Grande amiga, realmente o mundo está à beira de um caos, isso se já não é o verdadeiro caos.
    O HOMEM tornou-se homem e seus valores foram dissipando-se pelo caminho. As concepções ideológicas e as banalizações frente às atrocidades dos governantes tornou a vida uma escuridão sem volta.
    Estou um pouquinho quieta estes dias.
    Tenho postado pouco no meu canto.
    Acho que estou vivendo um novo momento.
    Imenso beijo em ti, Maria Elisa.

    ResponderEliminar
  6. Entre a abissal insensibilidade dos homens,resta em brado berro,a manifestação de vida e dignidade nossa,entre a ternura,a amizade ,o viver intenso e a amizade plena,que homem insensível e insensato nenhum,mesmo entre mares outros que impeça nossa Unidade em Viver!

    bzu mãos suas!

    Viva Vida!

    ResponderEliminar
  7. Querida Malu: espero que esse novo momento que estás a viver te traga paz, amor, felicidade, já que o mundo, como o vemos hoje, não augura nada de bom, caso o homem não reganhe os velhos valores. Tenho visto que andas um pouco "quieta"...Que seja tudo em teu benefício, minha querida! Eu vou indo ao teu sítio e tu quando te sentires apta, aparece! Posso ajudar, amiga? O meu ombro está sempre aqui...
    BEIJINHOS DA MªELISA(LUSIBERO)

    ResponderEliminar
  8. Meu amigo RICARDO CALMON:o homem devia recuperar a força para encontra a tal UNIDADE NO VIVER:.
    Infelizmente, as políticas e os interesses obscuros têm levado os ditos políticos a relegarem os direitos humanos e a dignidade do SER HOMEM para último lugar!
    BEIJOS FRATERNOS DE MªELISA :.(LUSIBERO)

    ResponderEliminar
  9. Olá Maria :)

    Seria de estranhar se os interesses económicos não derrubassem os direitos humanos...o inverso era bom demais para ser verdade !!
    Continuação de uma óptima recuperação :)

    Beijito

    Norberto

    ResponderEliminar
  10. Venho só dar-te um beijo de boa noite. Estive da cama todo o dia com uma valente constipação... e depois, sabes? quem pára o pensamento? Na cama, tudo vem em pormenor e era uma data triste para mim! Queria esquecer mas á medida que o tempo passa, tudo é mais dificil!!
    Mentira quando dizem que o tempo cura tudo!
    Beijo
    Graça

    ResponderEliminar
  11. GRAÇA PEREIRA:primeiro que tudo, que estejas melhor, minha amiga.
    Depois, tens razão... o tempo não cura nada, principalmente as dores de que eu penso que estás a falar.Lembra-te só , se isso te pode servir de consolo, que o AMOR é eterno... Tanto para ti como para ele, que continua a "olhar" por ti.
    Não poderei, nunca , ter essas recordações pois o amor não me conheceu, nem da parte do meu marido, de quem me divorciei, há 25 anos, por causa de maus tratos, nem por parte dos meus pais ... Um dia conto-te mais , só nós as duas...
    Entretanto, minha querida, tens "aqui" um ombro amigo...
    Beijitos de carinho fraterno de Mª ELISA (LUSIBERO)

    ResponderEliminar
  12. NORBERTO: sempre um amigo preocupado... Obrigada, amigo. Olha fiz hoje, a minha oitava sessão de fisioterapia e estive até tarde na Clínica, à espera da minha vez.Isto vai indo, Norberto...
    Quanto ao resto, já sabemos que o mundo é mesmo assim: primeiro as riquezas e, só depois, o ser humano, ele que devia ser a maior riqueza do mundo!
    BEIJINHOS, Norberto. Vou deitar-me e pensar um pouco nas palavras da nossa amiga Graça Pereira , que hoje não está bem...
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  13. Maria
    Muito belo texto...as riquezas estão acima de tudo, infelizmente.
    Adorei o post
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. "Sonhadora": eu não sou capaz de me calar ,no que diz respeito aos atropelos contra as lutas dos povos ,em prol da Justiça.como sou uma adepta ferrenha do diálogo, porque todos ,sendo humanos, devemos beneficiar dos bens que o planeta tem ao nosso dispor, amo todos os povos , de todas as cores, políticas e religiões!Amo israelitas, palestinianos, asiáticos, europeus, africanos...acho uma tremenda injustiça os políticos, essa cambada de corruptos e hipócritas medíocres, pretenderem ter "os livros destas coisas"...
    Beijinhos, Sonhadora, da amiga
    Lusibero

    ResponderEliminar
  15. Olá Lusibero,
    Gradualmente vai ficar melhor e isso é o que eu muito desejo.
    Pode tratar-me por tu, isso representa uma aproximação de confiança, relativamente à minha pessoa e eu fico grata.
    Foi uma ideia muito interessante fazer a ligação de Pessoa/Mensagem com a Aminatu, uma mulher admirável pela sua determinação. De vez enquanto neste marasmo conformista global, podemos ser surpreendidas com alguém fora de série que pôe em prática as suas convicções. O que eu desejo é que esta luta da Aminatu, que tenho acompanhado, possa ter um bom fim.
    Minha querida amiga, rápidas melhoras, beijinhos e um grande abraço,
    Manuela

    ResponderEliminar
  16. MANUELA FREITAS: Confio que sim, MANUELA, que vá melhorando. Faço tantas horas de Fisioterapia mas tenho dois nervinhos que não estão a "receber" ordens...
    Hoje ainda não pude abrir os jornais; por isso, não sei se aconteceu algo de positivo com a AMINATU.Lembrei-me da passagem do cabo Bojador como uma metáfora da dor pois toda a minha vida, "peguei" em PESSOA com as duas mãos, o coraçao e os sentidos...No seguimento desta temática, se puderes lê o poema "O PADRÂo", da segunda parte da "MENSAGEM"...
    BEIJINHOS , MANELA
    LUSIBERO

    ResponderEliminar