quarta-feira, 12 de agosto de 2009


“ARES DE MIM…

Saí, hoje, de casa, com um fim em vista.
Há momentos em que uma voz interior nos impele a avançar. A ir, a explorar, a tentar encontrar…não me perguntem o quê.
E eu, fantasma de mim, correspondo ao ímpeto e sinto-me forçada a andar, mais um pouco.
Procuro-Te, eu sei! Afinal, é uma procura contínua e infrutífera, parece…
Vou dar ao largo da CASA, cuja porta está fechada… Que pena! Mas não desisto e procuro a chave nas mãos de quem a tem. Gentilmente, a senhora abre a porta, como se fosses TU a convidar-me a entrar…
É este, um daqueles dias do pessoal peregrinar, em que preciso de entrar, de estar, de pensar e de Te olhar…
Sento-me, lá, mais à frente e sinto que o pensamento parou… Já nem lembro por que aqui estou…Mas estou bem, neste silêncio ruidoso, porque me sentes ralhar…
Olho em volta e vejo que não gosto, particularmente, da arquitectura desta CASA, que fizeram em Teu nome. TU próprio, como estás magro, afilado, delineado em ferro, na cruz, com ar tão desiludido…
Não sou capaz de rezar. Esqueci as orações que, maquinalmente aprendi, no colégio da infância, tão longe na dis tância do tempo. Mas falo-te com o meu olhar suplicante! Não respondes e eu fico, como sempre, na dúvida. Existes ou não existes? És ou não és? Vês-me, não vês?
Saio, mais calma; entrego a chave da CASA à amável senhora que me explica não poder manter a porta aberta, por causa dos roubos e do mesquinho vandalismo…Até Tu és vítima destes tempos perigosos de perfeita inversão de valores.
Asseguro-TE de uma coisa: saí Contigo, comigo. Não sou fantasma, afinal, pois que me dói bem no fundo, o que vejo em mim e no mundo. Estou mais leve, carregada de dúvidas, na ânsia de TE crer…

NOTA:”O MEU HOJE” é o “hoje” de todos os tempos em que sou SER HUMANO.

4 comentários:

  1. Olha que bem...
    Reflexivo. A obrigar-nos a parar uma pouco e "embarcar" também nessa viagem pelos labirintos que nos separam do Altissimo e que tantas vezes nos afastam dele.
    Bonita obra poética e inspiradora.
    Beijos, Maria.

    Ps: Como posto tanta coisa no Namorado, que nao sei se viu um texto de ontem "Retalhos de uma vida". Creio que iria gostar :-)

    ResponderEliminar
  2. Para pensar...

    Penso naquilo que nos aproxima ou nos afasta Dele: as homilias, infelizmente, tendem a afastar os crentes ou aqueles que, em dúvida de Fé, procuram nelas as respostas;as atitudes demasiado dógmáticas, cheias de lições de moral e recados aospobres pecadores, também tendem a afastar os filhos de Deus que, sendo embora feitos à sua imagem e semelhença, são no entanto, considerados demasiado diferentes para poder permanecer sob o controle da Santa Igreja...

    Fica, então, a Fé. A simples Fé de quem não sabe,mas crê...crê numa forçamaior, crê num Deus Pai que é compreensivo e perdoa.

    Crê na Força que pode encontrar numespaço que reúne tanta energia humana.

    Crê que dentro daquelas (ou de outras) paredes pode encontrar aquilo que, tantas vezes, é o eco do seu ser...

    Beijo grande
    Susana

    ResponderEliminar
  3. Maria,
    Penso que a fé supera tudo e que um simples olhar, uma única prece, saindo de nós,em silêncio, pode chegar até ELE.
    Podemos sentir Sua presença no dia a dia, nas pequenas alegrias, e até nas tristezas, quando Nele nos refugiamos.
    Essa procura, objeto de sua saída de hoje, acontece-nos frequentemente e lá vamos nós, sem destino, entramos nesses lugares sagrados, hoje, alvos dos ladrões, quem diria! O silêncio, a penumbra, uma Santa Cruz, uma imagem de Nossa Mãe, parece que bastam. Não nos saem palavras, estamos ali, simplesmente...
    O seu texto é muito lindo.
    Que Nossa Senhora seja sua e de todos, Intercessora!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  4. Mª LÚCIA:é tão bom ouvi-la dizer isso!
    É tão bom sentir que outros compreendem as nossas limitações!
    Em Portugal tem sido um escãndalo o roubo de arte sacra! Não sei se você sabe ,mas os grandes valores dessa arte encontram-se ainda no nosso país e vá você onde fôr, tem que pedir que lhe abram a porta para poder visitar igrejas e capelinhas.
    BEIJO DE LUSIBERO(MARIA)

    ResponderEliminar