domingo, 30 de agosto de 2009

TIMOR LOROSAE


(fotos:Google)

TIMOR LOROSAE

Faz hoje anos, 10 anos, precisamente, que teve lugar o referendo, em TIMOR, que determinou, para todo o sempre, a vontade do pequeno país, ainda sob administração portuguesa, mas ocupado pela INDONÉSIA, DE SER UM PAÍS LIVRE E DEMOCRÁTICO.
Não vou falar dos últimos tempos da estadia das autoridades portuguesas nesse território, pouco antes de a Indonésia o invadir, a pretexto de todos os motivos, menos o verdadeiro.
Lembro, só e para já, que o mundo começou a dar-se conta do que era TIMOR, depois do massacre no cemitério de Sta CRUZ! Recordo as acções de solidariedade e o papel das novas autoridades portuguesas, no empenho com que se movimentaram, no governo do, então, Primeiro-ministro, ANTÓNIO GUTERRES, a nível diplomático, para conseguir que se tornasse realidade inquestionável, a vontade, expressa pela força do voto, de os timorenses serem um povo LIVRE, à face do DIREITO INTERNACIONAL.
Lembro que –nunca!-Portugal esteve tão unido numa causa político/humanitária, como nesta. Lembro as manifestações dos estudantes com seus Professores ao lado, a darem força moral ao pequeno país! Lembro que todos os sectores de vida da sociedade nacional, lutaram, nas ruas e em vigílias, por TIMOR LIVRE E INDEPENDENTE. LEMBRO o papel de ANA GOMES, como EMBAIXADORA de PORTUGAL, na mesma luta! Lembro, também, e como! - as imagens da pobre população timorense a fugir para as montanhas, no escuro da noite, ao terror que as milícias pro-integracionistas espalhavam , em DILI, bem como em todos os recantos do território onde sonhassem haver gente ,que se queria libertar das algemas indonésias…
A caminho da reconstrução, Timor é um dos países mais pobres do mundo, onde tudo falta, até o ânimo para se auto abastecer de produtos, que sempre produziu. Parece que todo o mal se lá instalou…Fome, desemprego, droga, álcool, vícios dos chamados mundos ocidentais…
Confiemos neste povo e que o mundo os não esqueça. Aquilo que é riqueza do seu território, está no mar: o PETRÓLEO! Mas a solícita AUSTRÁLIA soube “repartir” as águas… LÁ diz o velho ditado português:”Quem parte e reparte e não fica com a melhor parte…”
FELIZ ANIVERSÁRIO, POVO DE TIMOR!

1 comentário:

  1. Este já foi esquecido, está a ver? A verdade é que não deu jeitinho nenhum!

    ResponderEliminar