terça-feira, 25 de agosto de 2009


GALILEU GALILEI (1564-1642)

Quase todos os órgãos de Comunicação Social fazem, hoje, referência, aos 400 anos que estão a passar, sobre a época em que o célebre cientista, astrónomo e matemático “ofendeu” as autoridades religiosas do seu tempo (leia-se, INQUISIÇÃO), ao demonstrar que, afinal, a TERRA não era o centro do UNIVERSO!
Ao criar o telescópio, Galileu abriu portas imensas à Ciência moderna e demonstrou a veracidade das suas observações, no Firmamento, perante o “doge” de VENEZA, o qual, convicto das suas afirmações, lhe retribuiu os estudos oferecendo-lhe a ajuda de um salário.
Há muito a dizer sobre este assunto, sobre as invejas que o perseguiram, sobre o papel das autoridades religiosas que “crucificaram”, tanto o cientista como as suas ideias revolucionárias. Fui à Internet e não se consegue absorver tanta informação. Qualquer amigo pode informar-se lá, mais detalhadamente, se o assunto for do seu agrado. Eu, aqui, apenas pretendo recordar!
À igreja católica repugnava tudo o que não fosse colocar DEUS no centro do Universo, o chamado TEOCENTRISMO, que começava a dar lugar ao ANTROPOCENTRISMO…Afinal, da Idade Média para a Idade Clássica provava-se, à evidência, que era o Homem o centro de tudo e não Deus! Digamos que nós, portugueses, com as Descobertas marítimas, com o encontro de raças, usos e costumes diferentes, outras culturas e civilizações, novos produtos para uso dos povos e novas maneiras de conhecer outros mundos, TAMBÉM contribuímos para a MUDANÇA…
GALILEU estudou Júpiter e as chamadas luas galileanas, CALISTO, EUROPA, IO e GANIMEDE, bem como o planeta Vénus e as célebres manchas da LUA. COPÉRNICO não foi estranho ao sofrimento de GALILEU às mãos da Inquisição…Depois de condenado a prisão domiciliária, o ilustre cientista continuou a descrever as suas observações, escrevendo-as e deixando-as para a posteridade. É célebre, segundo a lenda, uma frase que ainda hoje dizem os italianos, em certas situações em que julgam ter razão:”EPPUR SI MUOVE…”É atribuída a GALILEU, quando ele se referia aos movimentos da TERRA… “no entanto, ela move-se…”
Vários vultos da modernidade como escritores, cinéfilos, dramaturgos como BERTOLD BRECHT, por exemplo, têm “explorado” o pensamento e o sofrimento do cientista, nomeadamente para dar nota do papel da igreja em certos assuntos. Não quero meter-me por aí, por respeito ao estudo que os meus amigos quiserem fazer.
NO ENTANTO, SEMPRE TE DIREI, MEU CARO GALILEU GALILEI: MUITA COISA ESTÁ NA MESMA… E FALO_TE DO SÉCULO XXI, da humanidade em que tu viveste!

13 comentários:

  1. Maria,
    Há quem diga que as ciências ajudam; outros que elas confundem. Uns creem em tudo; outro são ávidos descrentes. Eu pertenço ao segundo grupo e com certeza você também.
    A verdade é que todos nós buscamos respostas para os mistérios da VIDA.
    Afirmastes bem quando exclamas QUE POUCA COISA MUDOU...
    Precisamos de outras descobertas. Aquelas que estão encobertas n'algum lugar de nós.
    Infindos filósofos, matemáticos, físicos, astrônomos, químicos e afins passaram e continuam passando pelo MUNDO. Um fato novo a cada dia... o prolongar da humanidade, que mesmo dentro de todas as durezas terrestres, não querem outra coisa a não ser continuar vivendo.
    O que me encanta em tudo isso é a esperança que sempre permanece, no meio desse nosso ESTAR, como bem disse TERRA DE ENCANTO.
    E, aqui estamos, partilhando essas nossas incansáveis procuras... as intermináveis inquietudes... necessitados de viver.
    A vida é mágica correnteza, amiga!
    Eterna... mutável...
    Absorvamos toda a sua GRANDEZA porque ela é passageira.
    Que nossas bocas, nossas mãos, nossos olhos e nossos pensamentos nunca morram e se compadeçam aos nossos semelhantes,ajudando uns aos outros a acordarem nossas almas.
    Beijo grande

    ResponderEliminar
  2. MALU: obrigada pelas tuas palavras. Realmente, o HOMEM, apesar de tudo, tem dado passos de gigante, em termos cientifícos, Olha os electrodomésticos, os computadores, os telemóveis...Olha só o lindo que é estarmos as duas a falar, quase em simultâneo!
    Eu refiro-me mais especialmente, às atitudes da Igreja católica, neste seu afã de condenar por tudo e por nada, como se eles fossem os donos e detentores da verdade e da luz!Eu estou divorciada desde 1983... Pois nunca mais pude ser madrinha de ninguém, não posso comungar, etc. Ora eu nem sequer pedi para ser batizada...POR QUE é que esses homens me rejeitam? Percebe onde eu quis chegar?
    BEIJITO, amiga!

    ResponderEliminar
  3. É sempre assim, Maria
    Quem inova, quem quebra mitos, quem ameaça hábitos e conveniências, corre sempre riscos incalculáveis.

    Um beijo para si

    ResponderEliminar
  4. Todo o sistema, a postura da Igreja Católica são uma charada,Maria, e este novo Papa não veio melhorar nada, antes pelo contrario.

    Deixo-lhe aqui parte de um comentário que fiz ontem noutro blog, mas que se aplica também a este seu desabafo à Malu.


    Mas olhe, essa coisa de não poder comungar ou ser madrinha de alguém, eu a si informaria-me melhor, porque a impressão que me dá é que isso não é assim tão rigoroso e que fica muito ao critério dos padres.

    Como sabe eu estou na mesma situação e já me aconteceu tentarem-me impedir de ser padrinho, mas as coisas conversadas com quem de direito, o mesmo padre teve de virar o bico ao prego. Depois de divorciadojá fui 2 vezes padrinho de baptismo e uma de casamento, de uma afilhada.


    Voltando à Igreja, às suas leis, a mim pareceu-me uma afronta por parte de Igreja (imposição), em relação aos seus fieis e não só, a eleição deste "Pedro", que a meu ver não esta à altura do cargo que lhe foi confiado (quero, posso e mando).

    Acredito que já era tempo de uma nova encarnação de Cristo, aquele que me foi dado a conhecer e em quem acredito, que pusesse os pontos nos is a esta farsa.

    A Igreja tinha a obrigação de ter evoluído substancialmente, adaptando-se aos novos tempos. Ninguém me convence, por exemplo, que Jesus Cristo proibiria ao homem, a quem amava e por quem morreu, a utilização do preservativo, face ao flagelo do HIV.
    Se o fizesse, então a sua própria existência teria sido uma grande mentira.

    Mas isto é a minha humilde opinião, que não retira o valor à de ninguém.
    Não admito é que me venham tentar passar atestados de estupidez com a treta de que "é assim, porque sim!"

    Um beijo para si

    ResponderEliminar
  5. Só por curiosidade, a Igreja Católica só rectificou o processo em que condenou Galileu, em 1999... isso mesmo! Há apenas 10 anos.

    Em comparação com a "Justiça Católica" a Portuguesa é... supersónica!

    Apesar de tudo, Maria Ribeiro:
    - Ela move-se! :)

    Beijo com pronúncia

    ResponderEliminar
  6. PrONÚNCIA:GRANDE VISÃO DESTA SITUAÇÃO!Eu sabia que tinha sido em 99 todo esse processo, pela iniciativa do anterior PAPA. Havia tantas mais coisas a dizer que até me esqueci de falar na invenção do telescópio, mais avançado que o holandês ,de anos antes ...Às vezes, é tanta a vontade de escrever que até se pode falhar ,em coisas importantes...
    Obrigada por teres completado , tão sabiamente, o meu pensamento.
    Para ti , também, beijo com muita amizade.

    ResponderEliminar
  7. É só para recordar, e recordas muito bem, um facto que poderia passar despercebido a muitos (eu incluída).

    EPPUR L'INTELLIGENZA UMANA CONTINUA A MOVERSI...como bem o provas nos teus textos, apesar de permanecer em muitas almas um obscurantismo atroz, um exacerbar de nacionalismos, e apesar dea própria Instituição- Igreja continuar arreigada a verdades que são só suas. As mudanças levam tempo. Infelizmente, por vezes, demasiado tempo para que a justiça seja feita, para que a verdade seja reposta e para que as intolerâncias ou extremismos de todo o tipo não deixem marcas profundas nas sociedades...

    Beijos
    Susana

    ResponderEliminar
  8. Obrigada, Malu, por te lembrares...acredito profundamente na força da nossa esperança e da nossa energia. Cada um de nós pode contribuir, um pouco, com a sua forma de estar, para a mudança. Pena é que, nem sempre temos, ao nosso redor, quem lide da mesma forma humana e ética com a Vida.
    Beijo para ti também.

    ResponderEliminar
  9. Maria não quis entrar no mérito religioso para não ferir suscetibilidades.
    Fui criada nos dogmas católicos, os quais também não pedi.
    Não acredito nestas instituições chamada igrejas.
    Acredito num DEUS maior que está acima de tudo, isto é, dentro de mim... não nas atrocidades cometidas pela santa igreja outrora e nos dias atuais. Se fosse falar o que penso da igreja católica com certeza iria deixar muitas pessoas de "cabelos em pé".
    Quem pensam que são esses homens que se dizem padres, bispos, cardeais e por aí afora para nomear nossos mereceres diante das nossas crenças.
    Também não comungo mais, e como não era bem vista nas igrejas da cidade, por ser minha cidade muito pequena e todos conhecerem todos e apontarem-me como a devassa, vou vivendo à parte, procurando um DEUS que por vezes acretido e que por vezes penso não existir...
    A FÉ é uma conquista diária.
    Religiões são instituições criadas pelo homem e não pelo Cristo.
    A Hóstia material não me faz falta!
    Grande Abraço, querida, estas acima de tais restrições.
    Demais explico-te por mail

    ResponderEliminar
  10. FRANCISCO:tive que deixar para hoje estes comentários. Sou da tua opinião de que a igrejacatólica é uma instituiçãoque parou no tempo e não consegue acompanhar a modernidade, o bom senso e dar aos seus fiéis a ajuda de consciência de que eles necessitam. Se conseguiste ser padrinho, foi uma vitória sobre o obscurantismo. EU afastei-me de tudo na religiÃo,porque me fizeram sentir suja!
    É por isso que vês certos desabafos nos meus textos e nos meus poemas, Deus, se existe, não é ,de certeza ,este que me afasta da procura da LUZ
    BEIJO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  11. Terra de Encanto:tu, melhor que ninguém, sabes do que eu falo, quando me lês...Como não faço mal a ninguém, estou-me borrifando para essa instituição que me renegou e me trata como um pai tirano, Considero que DEUS, se existe, conhece o meu íntimo e me ama na mesma. NÂO PROCURAREI OUTRAS VERDADES OU RELIGIÔES, QUE NADA TÊM A VER com os princípios em que fui criada.
    BEIJOS DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  12. MALU:ESPERO POR LER O TEU MAIL;MAS DESDE JÀ TE DIGO QUE COMUNGO DAS TUAS IDEIAS QUANTO A ESSAS INSTITUIÇÔES QUE SE PROCLAMAM IGREJAS.DEUS ESTÀ ,COMO TU BEM DIZES, DENTRO DE MIM, no bem que procuro ser e ,até no mal que às vezes faço.
    BEIJO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  13. PARA O "RUA9":è com agrado que o vejo a seguir este humilde espaço. Obrigada, volte sempre e considere-se um amigo, na "sua"CASA!
    ABRAÇO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar