sábado, 8 de agosto de 2009

Azulejaria retratando cenas de "Os LUSÍADAS"nas paredes do HOTEL

O ADAMASTOR-CANTO V
"Não acabava, quando uma figura/Se nos mostra no ar, robusta e válida,/De disforme e grandíssima estatura.../"

O episódio da morte de InÊS de CASTRO-CANTO III
"Estavas, linda Inês, posta em sossego,/De teus anos colhendo doce fruito,/Naquele engano da alma,ledo e cego, /Que a fortuna não deixa durar muito, .../"


Episódio da ilha dos Amores,onde os heróis se tornam deuses e os deuses, seres humanos...
"Quando as fermosas Ninfas, co'os amantes/Pela mão, já conformes e contentes, /Subiam para os paços radiantes/..."





"TÉTIS ,a deusa, mostra a VASCO DA GAMA, do alto de um monte tudo o que os portugueses ainda hão-de conquistar...CANTO X
"VÊS AQUI A GRANDE M*AQUINA DO MUNDO, Et+erea e elemental, que fabricada/Assi foi do saber alto e profundo,/Que é sem princípio e meta limitada.../""

5 comentários:

  1. OLÁ MARIA !!!


    " Estavas, linda Inês, posta em sossego,
    De teus anos colhendo doce fruito
    Naquele engano da alma, ledo e cego,
    Que a fortuna não deixa durar muito,
    Nos saudosos campos do Mondego,
    De teus formosos olhos nunca enxuto,
    Aos montes ensinando e às ervinhas
    O nome que no peito escrito tinhas "

    ----------------------------------------------

    " Do teu príncipe ali te respondiam
    As lembranças que na alma lhe moravam,
    Que sempre ante seus olhos te traziam,
    Quando dos teus formosos te apartavam;
    De noite, em doces sonhos que mentiam,
    De dia, em pensamentos que voavam.
    E quanto, enfim, cuidava e quanto via,
    Eram tudo memórias de alegria. "

    ----------------------------------------------

    " Para o céu cristalino alevantando,
    Com lágrimas, os olhos piedosos
    (Os olhos, porque as mãos lhe estavam atando
    Um dos duros ministros rigorosos);
    E depois nos meninos atentando,
    Que tão queridos tinha e tão mimosos,
    Cuja orfandade como mãe temia,
    Para o avô cruel assim dizia :"

    " Ó tu que tens de humano o gesto e o peito
    (Se de humano é matar uma donzela,
    Fraca e sem força, só por ter sujeito
    O coração a quem soube vencê-la),
    A estas criancinhas tem respeito,
    Pois o não tens á morte escura dela;
    Mova-te a piedade sua e minha
    Pois te não move a culpa que não tinha."


    Lindo !!! É bom recordar, confesso que já tinha saudades..

    Obrigado por estes momentos, Maria.


    Abraço

    Norberto

    ResponderEliminar
  2. Bom dia amiga
    Não me queria repetir. Já por mais que uma vez tive a oportunidade de expressar aqui a minha admiração por si, pelo seu amor à terra, às gentes, à nossa cultura. À sua luta constante e incansável contra as injustiças, contra a hipócrisia de quem nos governa.
    Admiro tambem o seu carinho pelos seus amigos, a atenção e a disponibilidade que nos brinda e a simpatia com que nos segue, na maioria das vezes, como se de uma Mãe que acompanha os filhos se tratasse. Que os acompanha e os protege, com uma atenção permanente.
    Não me inibo de dizer publicamente que das muitas pessoas com quem me cruzei nesta atmosfera virtual, a Maria é sem duvida alguma a pessoa que mais me marcou e inspirou.
    Que me perdoem os demais, a quem tombem quero bem e respeito, mas contra factos não há argumentos.
    Independentemente desse carinho, não lhe faço favor nenhum quando elogio os seus posts, porque são de uma qualidade muito acima da média.
    Mantém um blog sempre actualizado, diversificado nos temas e muito, muito coerente.
    Obrigado por estas maravilhosas fotos e por favor não pare nunca de nos surpreender.
    Uma beijoca ternurenta, deste que lhe quer bem.
    Francisco Vieira

    ResponderEliminar
  3. NORBERTO:eu não quis escrever todo o episódio, porque queria levar os meus amigos à leitura, tal como sempre fiz com os meus alunos. Obrigada pelas gentis palavras e, ainda bem que te levei a recordar, lendo...
    Beijo amigo de lusibero

    ResponderEliminar
  4. FRANCISCO: também tu tens um lugar especial no meu coração de amiga. Também eu peço aos outros amigos que me perdoem ,porque todos eles são especiais;uns, no entanto, como tu, são mais especiais. Já te disse que és o retrato do meu Tó! Além do mais ,és de uma frontalidade serena, que dá confiança. Neste mundo virtual ,há gente que me tem desiludido, porque acha que são os maiores e que têm o rei na barriga. Exploram a nossa natural ingenuidade para nos levarem a comentá-los e depois, nunca mais nos contactam...
    Tu estás aí, sempre, para o bom e para o mau. Tu e o LOBINHO estais sempre ao meu lado e eu adoro-vos com o meu coração de amiga, tão sincera quanto vós sois
    BEIJO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar