quinta-feira, 15 de julho de 2010

SALVAR A AMAZÓNIA E AS TRIBOS ÍNDIAS (IIª parte e conclusão)


FOTOS NET




Várias organizações não governamentais, que conseguiram estabelecer contactos com o mundo índio, nomeadamente religiosos, lá vão fazendo o que podem. Rodeados de árvores que se entrelaçam umas às outras, num abraço feroz pela sobrevivência, debaixo dum calor infernal, lá se vão vendo padres italianos, principalmente, a conquistar a confiança dos indígenas mais renitentes, no contacto com o homem branco.
É claro, no meio de tudo isto, que nem todos os indígenas serão santos… Os brancos, cinzentos, negros e amarelos, também o não são!
No que diz respeito aos MURA, já se conseguiu, ao longo das últimas dezenas de anos, formar professores e técnicos para ajudarem o seu povo e as ONG (Organizações Não Governamentais) na difícil tarefa de reintegração nas aldeias mais povoadas, com usos e hábitos distintos dos seus.

Famosa nesse trabalho é a UFAM (Universidade Federal do Amazonas) que, há muito vem dando educação e cuidados médicos, noções básicas de higiene e saúde, alimentos mais diversificados, e técnicos para ajudarem os índios a aprenderem o cultivo e o uso, de muitos e variados produtos. Ao longo do tempo tem a UFAM dado conta do desaparecimento de aldeias de índios, de desvio de águas, da usurpação de terras e adverte, ainda, que vários pequenos cursos de água estão em perigo de desaparecer, se não forem tomadas medidas pelo governo federal.

Que espera o MUNDO?
Conhecendo como conheço as prepotência , estupidez, cobiça e ignorância do HOMEM, não devemos, infelizmente, esperar mudanças positivas, a não ser que todos os países banhados pelas bacias do AMAZONAS se unam para fazer vencer a RAZÃO, na luta pela continuação da existência do “SER- HOMEM”, no PLANETA.


Não resisto a recorrer, neste momento do meu post, a deixar-vos aqui, alguns extractos de um documento que se encontra nos Livros de Português do Ensino Secundário, incluído naquilo a que os nossos ensaístas e historiadores da Língua chamam “LITERATURA DE VIAGENS”. Esse documento chama-se “CARTA do ACHAMENTO do BRASIL”; foi escrito por um navegador, PÊRO VAZ DE CAMINHA e está endereçado ao nosso REI D. MANUEL I, no ano de 1501. O que vou transcrever, já o faço traduzido para o Português actual.


a) “…e assim os outros capitães escrevam a Vossa Alteza a nova do achamento desta vossa terra nova…”
b) “…e à quarta-feira seguinte (…) topámos pássaros e aves… (…) houvemos vista de terra (…) um grande monte (…) serras mais baixas com grandes arvoredos ao qual monte o capitão pôs o nome MONTE PASCOAL e à terra, a TERRA de VERA CRUZ (…)
c) “…viu mancebos de bons corpos (…) nos receberam com prazer e festa. (…) A feição deles é serem pardos, avermelhados, bons rostos e bons narizes, bem-feitos (…) andam nus e nem têm pejo ao mostrar suas vergonhas (…)
d) “ (…) parece-me gente de tal inocência(…) que seriam logo cristãos, pois não têm nenhuma crença (…) esta gente é boa e de boa simplicidade(…) “


Na realidade, chegados a terra de gente que não praticava o mal, por ganância, tiveram estes bons rapazes ocasião de assistir, nos séculos seguintes, às perseguições e morte dos seus conterrâneos por parte de colonos portugueses, holandeses, espanhóis e outros que nem vale a pena citar! Estes indivíduos pagaram a bondade natural “dos bons rapazes” com a traição, a escravatura, o proveito…
Voltando aos MURA, diz a “PÚBLICA”, que falam hoje várias línguas, incluindo o português, motivo pelo qual o “chefe” perguntou ao jornalista da revista, se ele ia falar deles, em PORTUGAL, e contar o que ainda sofrem e do que necessitam, que é , essencialmente, a demarcação de territórios seus.


É estranho como as pessoas vêem as coisas de maneira diferente… Um amigo blogger dizia-me que, ainda neste Domingo se reuniram os índios, em BRASILIA, para rei vindicar terras. Dizia-me uma amiga blogger que os índios têm financiatas com as multi- nacionais e que tiram proveito destas situações…
Os tempos mudaram; todos queremos a nossa terra, porque é inerente à condição humana o sentir as suas raízes, debaixo dos pés… Lembremo-nos de ISRAEL e dos povos ÁRABES da FAIXA de GAZA


Se os índios ambicionam mais do que o que têm, é porque se habituaram aos luxos dos brancos, como acontece em todo o lado… em ÁFRICA… onde se pode encontrar a rádio e a televisão, no meio da selva, coberta de folhas de bananeira pois os negros da mata não têm casa!
Só uma pergunta final, em jeito coloquial, com LULA da SILVA: por onde anda você, PRESIDENTE?




ATÉ SEMPRE!

6 comentários:

  1. Amiga, tenho andado pouquíssimo pela blogosfera e, verifico o que tenho perdido! Como, até daqui a cerca de um mês vou continuar pouco disponível, peço que me perdoe, mas vou tentar passar, ainda que sem deixar rasto... Seus textos são sempre imperdíveis!
    Beijinho e boas férias, quando for o caso

    ResponderEliminar
  2. JOAQUIM DO CARMO, meu querido Quicas: vem sempre que puderes mesmo que só deixes um beijo, que eu percebo...
    BEIJO DE Mª ELISA

    ResponderEliminar
  3. O nosso querido presidente anda por toda parte fazendo graça e pose, menos em seu país.
    beijos

    ResponderEliminar
  4. Querida amiga Maria, nosso querido Lula, como sempre viajando, ele não tem tempo útil para regulamentar as terras indígenas, pq índio não vota, então para que fazer algo em prol deles. Existem algumas tribos que migraram para as grandes capitais como São Paulo, que estão a míngua, vivendo como mendigos, sem casa, comida, as crianças doentes....e ninguem faz nada. Cada vez mais "grileiros" invadem as terras indígenas em busca de ouro e diamantes, e matam toda a população indígena que existe no local, com requintes de crueldade.Continue denunciando do lado de lá do Oceano, os povos da floresta pedem justiça....Beijocas

    ResponderEliminar
  5. AnGELA: é engraçado que eu tinha essa frase, parecida, no texto, mas pensei bem que não tenho nada a ver com as viagens do vosso presidente e não a escrevi.Não acha estranho , Angela, eu ter tantos seguidores e visitantes brasileiros e só duas pessoas comentam este drama?
    Beijitos de Mª ELISA

    ResponderEliminar
  6. MARILU: por favor, leia o que digo àANGELA, e diga senão acha estranho...
    Eu continuarei denunciando, já o fiz com outro post no ano passado, até porque sou AMANTE DA NATUREZA!
    BEIJOS DE Mª ELISA

    ResponderEliminar