sábado, 3 de julho de 2010

O sol, no fenómeno climático-----Um pouco de ECOLOGIA


Os entendidos na matéria prevêem, para os próximos dias, temperaturas acima dos 35º.
É próprio da época, dirão alguns; eu, que não suporto o tempo com temperaturas destas, lembro-me de quando as estações eram mais demarcadas e nos davam tempo para nos habituarmos às mudanças climatéricas.
Sabemos que o clima do Planeta é condicionado pelo Sol; na sua órbita, o globo varia de posição e a inclinação do eixo em relação à translação, facilita o tocar dos raios solares , nos vários lugares da terra, conforme os ângulos.As zonas tropicais, é sabido,recebem a luz do Sol de um modo mais perpendicular do que os pólos. À medida que o planeta vai girando, as radiações solares vão aquecendo tudo por onde passam, desde o ar à água ,aos ventos,não deixando de influenciar as correntes dos oceanos, esse fenómeno que, não sendo difícil de compreender...também não é fácil, como eu dizia aos meus colegas de Geografia.

Interessam-me todos os fenómenos geo-ecológicos que se relacionam com a TERRA, a única "casa" de que os seres humanos dispõem, para serem o que são ,hoje: GENTE!
A água que se evapora, entretanto, cria as nuvens que, de certo modo, nos defendem dos raios do Sol, e que podem, a certa altura, provocar todos esses dramas das chuvas diluvianas que temos visto no BRASIL e em tantos outros países da EUROPA: FRANÇA, ESPANHA, ROMÉNIA, ALEMANHA, etc

Desde o século passado, os cientistas de matérias relacionadas com o clima, têm vindo a estudar, profundamente ,certos fenómenos que podem fazer a diferença entre a nossa existência como seres humanos...ou a nossa extinção, como ESPÉCIE.
Mas ,já no século anterior,se começou a ver que a retenção de calor pelo planeta TERRA estava em relação directa com a composição da nossa atmosfera. É por isso que hoje dizemos que temos sido nós próprios, homens, a contribuir com o progresso da Ciência para os males que nos afligem, em termos , ainda não bem calculados! e ,naturalmente, assustadores.

Vejo estas ondas de calor que me desagradam como uma dessas aterradoras mensagens ,para o nosso futuro!A industrialização sem regras, ditará, estejamos certos disso, o nosso FUTURO, no Planeta.

Até sempre.

9 comentários:

  1. Olá, Professora poetisa! Boa noite!
    Após longa ausência, recuperadas as forças que, lentamente, me estão a permitir visitar os blogues amigos, aqui estou. Para já, a dar-te um abraço amigo e a desejar que tudo vá bem contigo.
    Não são só as ondas de calor que se me apresentam como aterradoras mensagens para o futuro. A violência, a falta de solidariedade e a ausência de valores que perpassa a Humanidade fazem-me temer o pior. Não sei que espécie será a nossa no futuro!
    Será que mergulhará, sem retorno, no crepúsculo?!
    Apesar dos meus temores e interrogações, tenho esperança que o Homem consiga, ainda, vislumbrar uma luz entre os astros e construir o futuro.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Querida Amiga, por mais que tentemos ser otimistas com relação ao futuro de nosso planeta, todas as evidências apontam exatamente ao contrário. O degelo está cada vez mais ativo, estava vendo um documentário, onde vi, que a probabilidade do rio Gangues secar é evidente, as montanhas congeladas que lhe fornecem água simplesmente estão sumindo. E assim tantos outros, o ser humano tem que se conscientizar que ele é o grande vilão desse aquecimento global. Adorei seu texto..Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Olá, CARLOS: já tinha desistido de ti... Tantas as vezes que deixei Mensagem, até só para saber de ti...
    Mas fico feliz por teres vindo hoje, que assim já sei que estás bem!
    Olha, meu amigo, eu sei que o meu post está muito incompleto... mas tem que ser assim, para poder voltar a este tema, pois creio que, se não se gosta de ler, os posts grandes cansam...
    Beijos amigos, CARLOS e obrigada por teres dado notícias.
    Beijo de
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  4. Minha Querida Amiga,
    A única coisa certa é que nós, humanos, somos a única espécie que tem poder para destruir a Terra. Além disso, não é o meio ambiente que precisa de ser restaurado, é o nosso comportamento que tem que mudar.
    Um Domingo iluminado.

    ResponderEliminar
  5. Somos uma geração ávida de de coisas novas, de novas teclonogias, de algo que sastisfassa o nosso égo. somos todos nós os culpados desta desgrassa iminente.
    de nada vale, nós tentarmos chegar a um consenso quando as grandes potencias não respeitão acordos, ou pior que isso nem tão pouco os assinam como aconteceu recentemente em Copenhaga.
    é o fim de linha talvez, mas nós Portugas somos demasiado pequenos para reclamar ninguem nos ouve.
    repare só na bincadeira de não temos inergia nuclear e depois colócam uma central a setenta quilometros da nossa fronteira, com a agravante de nós comprar-mos a inergia a aos nossos visinhos.
    talvez nem tudo seja mau, o planeta Terra sem humanidade em duas décadas fica novinho em folha.
    é uma questão de começar todo de novo!

    ResponderEliminar
  6. Concordo com o Jorge e parece-me que ele está certo, certíssimo.
    Nós devemos mudar os nossos comportamentos e cada um começar já a fazer o que pode e deve para respeitar toda a natureza que nos rodeia.
    Ensinar os nossos filhos a amar mais a água e as florestas.
    Nós demos início à destruição e será bom acordar. Os resultados já estão à vista.

    ResponderEliminar
  7. LUIS COELHO; eu também concordo com o jorge!Somos nós, é claro, que temos que mudar, mas creio que terá que haver um factor externo de terrivel impacto para que abramos os olhos...
    BEIJO DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  8. CAMPISTA SELVAGEM: tem toda a razão, meu amigo! Somos nós próprios os agentes da nossa destrição e penso que a NATUREZA tem que nos dar uma lição muito séria para que aprendamos a respeitar a nossa "CASA".
    BEIJO AMIGO DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  9. Marilu: essa ainda não tinha ouvido!Mas referes-te ao rio GANGES, na INDIA?
    DESTA vez, eu não quis tocar noutros problemas ambientais,porque o post ficaria muito grande; falarei neles, em próximas ocasiões.
    Bom Domingo!
    beijinhos de Mª ELISA

    ResponderEliminar