segunda-feira, 5 de julho de 2010

Cont:ERICA E seus amores(2ª parte)


Estávamos a falar dos diversos nomes por que são conhecidas as urzes.
Não foi por acaso que o escritor ADOLFO ROCHA escolheu como pseudónimo literário o nome MIGUEL TORGA. MIGUEL, em honra de UNAMUNO e do ARCANJO; TORGA,porque era esse chão das montanhas de S. MARTINHO DE ANTA, coberto de torgas que ele pisava, para passear ou para caçar, ou ainda quando abandonava COIMBRA, para retemperar as forças no telurismo das suas raízes místicas.
AS urzes são de tal modo, rusticamente lindas,que eu já tentei ,por várias vezes plantá-las, sem resultado.

Diz o povo que "quem nasce pobre, tem dificuldades em se adaptar à vida de riqueza"...Talvez por isso, muita da gente que ganha ao jogo grandes fortunas que não tinha, as desbarate mais depressa do que outros...
Concluo ,então, que o homem é o principal amor e amante desta planta. Com as urzes se enfeitam ruas para as procissões da festa das terrinhas de montanha, se fazem (ou, faziam!) grinaldas para pôr nos andores dos santos ou na cabeça das noivas serranas, com os ramos secos se faziam vassouras, antigamente(ainda me lembro de a minha avó as usar!)e com elas se acendiam os fornos de tempos idos, para cozer o pão e a broa, que adquiria um cheirinho especial...

Se a mata arde por causa dos fogos, nada mais rebenta depois das chuvas ,senão as torgas...
Mas seus amores são também, e para além do homem,outros habitantes de matagais e ervais cerrados, tais como insectos, mamíferos e aves, que aí se escondem para fazer ninho ou para fugir dos predadores. Com capacidade de resistirem à falta de água, são os seus matagais ninhos seguros de abelhas, que dão um mel de urze, autêntico manjar dos deuses!

E se outras razões não houvesse para as olharmos com respeito e um certo misticismo que advém da nossa falta de compreensão das coisas,reconfortar-nos-ia o lirismo das suas ligações mitológicas à deusa do amor, para compreender todos os tantos amantes de ERICA...
Fazem-se grandes viveiros de urzes na ALEMANHA e na HOLANDA; a verdade é que, sendo esta uma planta que necessita do ar aberto das montanhas a arder de calor, não se dá muito tempo em espaços fechados ... Quem nasceu livre,não pode viver em prisões...
Até sempre

16 comentários:

  1. esse texto está lindo. dá saudade de alguma coisa que não se sabe explicar. parabéns!

    ResponderEliminar
  2. A net falhou e o meu comentário foi para o espaço.
    A comparação entre a urze e a pessoa parece-me rica de significado.
    Devemos lutar para sobreviver ainda que as dificuldades seja muitas e grandes.

    ResponderEliminar
  3. Pedro Aruvai: dá saudade ,penso eu, de contacto com a Natureza pura...Talvez a da nossa meninice, onde não víamos maldade em nada!
    Obrigada pelas suas palavras e pela sua visita-
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  4. Luís Coelho: acontece tanta vez a net ir abaixo e perdermos o texto...
    É essa a mensagem, a da sobrevivência. Lembrei-me também de ROBINSON CRUSOÉ...
    MAS,eu queria mesmo falar de um tema da Natureza, depois de ir estudar a urze...
    BEIJO e obrigada pelas suas palavras e pela visita.
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  5. Oi amiga
    Gostei do seu blogue.
    Parabéns
    Bjos
    Maria

    ResponderEliminar
  6. MARIA SOUZA: seja bem vinda, minha querida!É um prazer tê-la por aqui!Vou ver o seu blog e lá ,contactarei contigo.
    BEIJO DE Mª ELISA

    ResponderEliminar
  7. MUITO GRATA, MANUEL MARQUES!
    BEIJO
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  8. Pois é e uma planta mesteriosa, mas autentica, referencia do meu GERÊS, e uma bensão para as minhas abelhas.
    muito mais averia a falar,sobre esta planta agreste mas valeu o esforço.

    ResponderEliminar
  9. CAMPISTA SELVAGEM: ainda bem que falei no mel...Eu sei ,meu amigo, que muito haveria a dizer mas sabe? o pessoal não gosta de textos grandes...
    ABRAÇO
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  10. Não conhecia esta senhora, mas em toda parte temos aqueles que a despeito das condições adversas fornecem flores lindas e perfumadas. Gostei do texto e de conhecer a Erica.
    beijos

    ResponderEliminar
  11. Maria:

    Vim lhe agradecer sua visita:

    È Maravilhoso este texto!
    Dà para refelectir no Mundo de hoge.

    *****

    E se outras razões não houvesse para as olharmos com respeito e um certo misticismo que advém da nossa falta de compreensão das coisas,reconfortar-nos-ia o lirismo das suas ligações mitológicas à deusa do amor, para compreender todos os tantos amantes de ERICA...
    Fazem-se grandes viveiros de urzes na ALEMANHA e na HOLANDA; a verdade é que, sendo esta uma planta que necessita do ar aberto das montanhas a arder de calor, não se dá muito tempo em espaços fechados ...

    Quem nasceu livre,não pode viver em prisões...

    Até sempre

    *****

    Lhe desejo uma otima Semana cheia de realizações Luz, Pàz e Saude:

    Os Meus melhores compriméntos


    Antònìo Manuel

    ResponderEliminar
  12. Ângela: diz-me: é bonito fazer um post assim, simples, sobre coisas simples e que até nos "cultivam", verdade?Tenho essa preocupação, mas às vezes...quem sabe?
    BEIJO ,amiga.
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  13. ANTÒNIO MANUEL:obrigada por ter entrado em contacto comigo, através do blog. Fiquei feliz por ter visto qual era a MENSAGEM, para além de falar de uma coisa , uma planta tão simples.
    NA verdade, o que nasceu para ser livre, não se deve aprisionar...
    UM Beijo amigo de
    lusibero

    ResponderEliminar
  14. Planta selvagem lindíssima. Acho que não existe no Brasil, pelo menos nunca vi.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  15. Mª LÚCIA:pela pesquisa que fiz, acho que só existe em alguns paises da Europa.
    A ALEMANHA E a Holanda, como digo no post criam-na em viveiros, mas a planta morre cedo.
    BEIJO de Mª ELISA

    ResponderEliminar