segunda-feira, 12 de julho de 2010

A Amazónia e as tribos índias



FOTOS NET




SALVAR A AMAZÓNIA E AS COMUNIDADES ÍNDIAS (artigo em duas partes: parte 1)

Que os índios da floresta amazónica estão ameaçados pela ganância de tantos homens, que muitos e muitos milhares têm morrido em consequência da cobiça do “Homem- Branco” que não olha a meios para conseguir os fins, que a magnífica floresta está em perigo e com ela todos os seus naturais habitantes, indígenas, fauna e flora, pelos fogos ateados por colonos e madeireiros, para conseguirem mais terras de cultivo ou para roubarem as madeiras e se irem apossando de solos carregados de minérios nobres, que os fogos não param naquele emaranhado de árvores onde vivem seres místicos, misteriosos, protegidos pelos novos sacerdotes Druidas, que são OS ÍNDIOS, de NORTE A SUL, DE ESTE A OESTE, que a floresta mais bela e rica do Mundo é considerada “O PULMÃO DA TERRA”, que muitas tribos indígenas têm sido dizimadas por doenças adquiridas em contacto com “o bicho branco”… TUDO ISSO SE SABE, DE SOBEJO, pois os meios de comunicação nada nos escondem!

Assim como se sabe também dos “bordéis” espalhados pelos segredos da selva, instalados por verdadeiros animais sem alma, valores ou ética, que raptam, drogam e exploram raparigas índias, para se prostituírem, como escravas sexuais, recebendo em troca a devassidão, a droga e o álcool, vícios que as levam à total degradação.

Assim como também se sabe que já o PADRE VIEIRA, jesuíta diplomata e pregador, que calcorreou as terras amazónicas, no século XVII, lutou, com todas as forças contra a ganância dos colonos, portugueses e não só, que escravizavam os pobres seres da floresta para uso próprio e para a apanha do café e do cacau, atitude que lhe valeu a ira da INQUISIÇÃO, que não queria perder a sua quota-parte da EXPLORAÇÃO e que também considerava animais sem alma, os pobres índios do Brasil…
Aqui há 3-4 anos foi-nos dado ver, na TV, um lindo documentário sobre os Índios XINGU, as suas lendas, tradições, a cultura em geral, que tem passado de geração em geração, a vida do dia a dia… Enriquecedor!
Hoje, na ODISSEIA, VI outro sobre os GUARANI, que, dizia um deles, desaparecerão dentro de 10 anos, caso não se faça a delimitação de terras, entre índios e colonos.
À beira da extinção encontram-se também os conhecidos YANOMÂNI; mas não são únicos, pois segundo vi na Internet, há dezenas de tribos nesta situação. Interessante, por outro lado, é o facto de, uma vez por outra, se saber que foram encontradas novas tribos, que têm conseguido viver quase em estado selvagem, digamos assim, facto que acho ser a sua salvação, neste mundo- cão de cobiça, exploração, interesses madeireiros e petrolíferos e todos os que se relacionam com riquezas impensáveis!

Ontem, dia 11, ao abrir a revista “Pública” do jornal “PÚBLICO”, li um artigo interessante e maravilhoso sobre outra tribo à beira do perigo de extinção, os MURA, que se julgava terem sido dizimados pelos colonos portugueses; guerreiros temidos, que conseguiram sobreviver por se terem misturado no meio de outras etnias! Coisa linda! Perdoem, mas sem conhecer a AMAZÓNIA, sinto-me guerreira das suas causas! Esta gente que os portugueses, de então, consideravam das mais perigosas tribos amazónicas, incapazes de aceitar ideias de modernização e de civilização (a deles…), adaptou-se no meio “da escuridão”, vivendo do peixe que tiravam do rio, da caça e de algumas culturas como a da mandioca, que era a base da sua dieta alimentar; hoje, a multiplicarem-se como mandam as leis de DEUS, já se tornou necessário criar organismos para os apoiar no campo da saúde, educação, instrução, noções básicas de higiene e outras que, -hoje sim! se vão tornando prementes.

FIM DA 1ª parte deste artigo. (CONT.)

14 comentários:

  1. Querida amiga Maria, desde o descobrimento do Brasil, os donos da terra (indígenas), foram relegados a um segundo plano. Tudo lhes foi tirado, e continua sendo, hoje em dia os povos da floresta são uma xerox em preto e branco, daquilo que já foram. Sem respeito, sem dignidade, como se fossem mendingos, vivendo de esmolas. E a única coisa que eles pedem é que haja território delimitado para que eles continuem vivendo com suas crenças, tradições e costumes, em harmonia com a natureza.Continue denunciando...Tenha uma linda semana...Beijocas

    ResponderEliminar
  2. A situação está muito feia, vamos de mal a pior com o beneplácito dos governantes.
    beijos

    ResponderEliminar
  3. SIM, MARILU!Continuarei denunciando com quantas forças tiver! MAIS PARA TRás,no blog tenho outro artigo denunciador da situaçao!Eu sei muito do que se passa porque leio tudo o que me aparece na Netsem nunca copiar pois isso é desonesto e eu sei falar com o coração!
    BEIJINHOS , MARILU.
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  4. OS GOVERNANTES, ANGELA, SEMPRE ESSA CORJA DE CORRUPTOS A DAR CABO DAS NOSSAS VERDADES E ILUSÕES!
    BEIJINHOS DE Mª ELISA

    ResponderEliminar
  5. Em boa hora esse seu post sobre indígenas brasileiros. Digo em boa hora, porque neste exato momento encontram-se acampados alguns deles, na esplanada dos ministérios aqui em Brasília onde moro.
    Envio-lhe este link - http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/07/10/cidades,i=201785/BARRACAS+DOS+INDIGENAS+ACAMPADOS+NA+ESPLANADA+DOS+MINISTERIOS+SAO+RETIRADAS.shtml - para que possas ter uma visão mais real da atual situação dos nossos "índios" atualmente.
    Gostaria, sinceramente, de ter uma visão mais romântica sobre os mesmos.

    Abraços
    Tácito

    PS - Observe os comentários dos leitores do Jornal que publicou a referida matéria.

    ResponderEliminar
  6. O pior, Maria, é que há centenas de organizações governamentais estrangeiras (a maioria, norte-americana) estabelecidas na Amazônia para "ajudar" os índios. Ajudar em que, se lá não lhes falta nada a não ser o sossego que essa gente lhes rouba? No Nordeste brasileiro, onde há milhões de índios aculturados (e "inseridos" na sociedade) a morrer de fome e sede, quase não há dessas organizações. Por que será? Talvez porque nas terras devastadas do Nordeste não haja ouro, diamantes, alumínio, bauxita, manganês, ervas medicinais, madeiras nobres e outros "pobres" minerais e vegetais que necessitem de "ajuda"...

    ResponderEliminar
  7. Gostei do seu post.
    É uma causa muito nobre e que deverá se conhecida de todos.
    Os governos actuais não defendem ninguém. O mundo actualmente vive como uma selva onde uns exploram os outros e tudo lhes roubam.
    O seu esforço e o de todos os que se unem nestas causas não ficará perdido.

    ResponderEliminar
  8. Tá@ito- XANADU: obrigada por ter gostado; tomei nota do que me disse ...No FACEBOOK, onde tenho ligação ao blog, uma seguidora brasileira diz que as coisas não são como eu penso, pois os`´indios também gostam do que se está a passar...
    Há muitos brasileiros a pensar assim?
    BEIJO amigo
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  9. LUÍS COELHO:Penso que sim... Eu adoro esta causa...talvez porquenós, portugueses conhecemos, de sobejo, a exploração. Mas o que mais me preocupa é o AR poluído que "caminha" para todo o lado, correndo a Amazónia o risco de deixar de ser o nosso pulmão.
    Beijo de Mª ELISA

    ResponderEliminar
  10. É de facto incrível o que nos transmite...
    Mas a sua denuncia, toca muita gente....não
    podia ser doutra maneira.
    Beijo

    ResponderEliminar
  11. TuCA ZAMAGNA: é bem verdade o que você diz!
    O interessante é haver amigos brasileiros que dizem que os índios gostam das coisas como estão! Acha?
    Beijo amigo
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  12. ANDRADARTE: OBRIGADA pelas suas palavras. É o Futuro do próprio homem que está em causa!
    E eu sou amante destas causas, embora não pertença a nenhuma Organização.
    BEIJO AMIGO DE
    LUSIBERO
    PEnso publicar, amanhã, a conclusão do post.

    ResponderEliminar
  13. o mais triste é que nós Portugueses estamos sempre referenciados nastas andanças.
    Já estou habituado, sempre foi assim desde os malfadados descobrimentos, fomos sempre uma praga, escravisamoas em africa, no brasil no oriente...
    e o pior disto tudo é que o fisemos em nome de Deus.
    O Papa já pedeu desculpas pelos erros da igreja está na hora de fasermos o mesmo.

    ResponderEliminar
  14. Isso também é verdade, CAMPISTA SELVAGEM!
    OBRIGADA pelas suas gentis palavras.
    Abraço de
    lusibero

    ResponderEliminar