segunda-feira, 19 de julho de 2010

IMPRESSÕES DA leitura dos jornais de hoje...


fotos da net(a remover, em caso de protesto)





_No "Público", logo em 1ª página, a notícia, cheia de humorismo, no meu ponto de vista, de que o Ministério do Ambiente "chumbou" a construção de um cemitério no local onde foi permitir, tempos depois, a construção do célebre"FREEPORT" ,de Alcochete...MACABRO... se não nos desse para rir às gargalhadas!É que, quem alegadamente, está metido nesse "caso barbudo"... se permitisse ali um cemitério, não receberia "LUVAS", uma vez que o ministro das finanças ainda não conseguiu que os mortos pagassem impostos....AHAHAHAHAHAH!

_O Presidente da República inicia, hoje, uma viagem a ANGOLA. Vai ver se este país paga as dívidas às pequenas empresas portuguesas e parece-me que o seu homólogo angolano já disse que sim...
Faz bem;... Angola, onde vive a dona de quase meio Portugal, a jovem filha do Presidente Dos Santos...
Bem sabe CAVACO SILVA onde há dinheiro para dar uma ajudita às finanças cá do "puto",que está com a credibilidade a zero, a nível de finanças...

- PASSOS COELHO , O presidente do PSD, está a "sair" melhor que a encomenda...Havia dúvidas? E agora, ainda há?
Aquela da revisão dos poderes do Presidente da República, vem mesmo a "calhar" para uma ditadurazita...


-Os portugueses devem andar loucos com a crise, os copos e os impostos!Numa semana 10 mortos nas praias ,sem vigilância e 19 mortos nas estradas ?


-Continua a celeuma provocada por aquela saída do "cromo" que é a ministra do trabalho, ao anunciar ,de rompante, que os funcionário públicos seriam aumentados 1'4%, em 2011!Esqueceu-se a douta ministra de que aqui, em Portugal, quem "bota faladura" é o nosso primeiro ou o seu segundo, o ministro das finanças?
Eu teria a dignidade de não querer ser humilhada deste modo... demitir-me-ia, D.HELENA ANDRÉ! OU... dar-se -ia o caso de alguém,- ALGUÉM...- lhe dizer para avançar com essa atoarda, só para ver no que davam as coisas?Tudo é possível nas passagens desta vida...
É claro que v.exª teve que se desmentir imediatamente!Eu demitia-me...O pior é SEMPRE ! o dinheirito...

-E agora, voltemos "à vaca fria do almoço"...o mesmo é dizer, como não podia deixar de ser, A ESCOLA EM PORTUGAL...
Acontece que se costuma, no nosso país, tomar como exemplo de boa EDUCAÇÃO, o que fazem a FINLÂNDIA e o REINO UNIDO, entre outros. Nestes países ,há muito que se investiu em mini -agrupamentos escolares, que não só favorecem o Ensino, como fortalecem as relações sócio- humanas entre as crianças, fazendo com que se conheçam melhor, criem laços de ternura e humanismo, para além do espírito de entre ajuda!
Pois Portugal, como sempre "espalha-se" a todo o comprimento, quando se trata de poupar dinheiro, para - talvez!- renovar a frota de carros do governo...Aqui, criaram-se MEGA AGRUPAMENTOS, onde os pequeninos dificilmente se conhecerão ,até ao fim do ano escolar! Contra, estão pais e Professores, mas... com a sua habitual pose de "quem manda sou eu",o nosso primeiro já veio dizer "que é só para o bem das crianças"...E é claro que a ministra, uma escritora de literatura infantil, é forçada a dizer a par com ele... caso contrário... pode sair da "cadeira"...

O poder ,meus amigos, é pior que a droga! Além de não se conseguir deixar... fascina!
Já na passada semana, me tinha referido a este problema, num artigo, no "Jornal da MEALHADA", com o qual colaboro.
E posso dizer-vos que, em termos de Educação, estamos a afundar-nos num lamaçal de incompetências.
Só agora estão a começar a ver que as crianças da PRIMÁRIA não saem da escola com competências no domínio da LEITURA, da Escrita, da MATEMÁTICA... Não sabendo interpretar um texto, é impossivel interpretar outros textos...Há vinte e tal anos que o venho dizendo ,quando era confrontada com alunos que queriam ir para a Universidade, sem saberem ler, escrever ou interpretar as perguntas.
Recordo um aluno do 11º ano a falar da Batalha de "ALVES BARROTA"( ALJUBARROTA) a propósito do estudo de "OS LUSÍADAS"...

HOJE, a verdade está à vista com centenas de jovens engenheiros, professores, advogados etc, a emigrarem para países onde lavam carros, servem à mesa, enchem chouriços...E nós, PORTUGUESES, investimos com os nossos impostos, na sua formação!


PORTUGAL!MEU PAÍS DO DESAPONTAMENTO , DA AMARGURA, DA MINHA REVOLTA!
É COM AMOR POR TI QUE O DIGO!!!!

23 comentários:

  1. Minha querida amiga, muda o País, mas os problemas são os mesmos. Nós brasileiros, estamos no topo do ranking com relação a juros e imposto altíssimos. No semestre passado batemos todos os recordes de arrecadação dos mesmos. E continua tudo igual ou pior. Saúde inexiste, educação de péssima qualidade, fome, abandono. Mas nosso "querido presidente"também só viaja. Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria Ribeiro
    Gostei da síntese do jornais. É que eu já não tenho "pachorra" . Amanhã as notícias continuam as mesmas e cada vez mais a opressão aos professores e aos trabalhadores deste país.
    Já nem falo das entidades empregadoras que neste contexto de impostos mais impostos o melhor é fechar a porta....Mandam dinheiro para Africa, para a Grécia e por cá vão dando rendimento mínimo ou social de inserção(não sei aonde)

    ResponderEliminar
  3. O poder corrompe, parece que ficam todos iguais.
    beijos

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria: Sabes a que a construção do Cemitério não enchia os bolsos de alguns politicos, só nneste lindo Portugal.
    Um beijo
    Santa Cruz

    ResponderEliminar
  5. Querida Maria
    Ainda bem que mesmo com todas essa amargura e falta de esperança que lá como no Brasil nos é imposta por todos esses fatores que apontas, podemos aqui ouvir essa música que é um hino de louvor ao nosso conhecimento de que devemos saber, sim, não ser ingênuoe crer que os que buscam o poder nas Instituição públicas não são em função do bem-estar social, mas de seus próprios interesses e bens.
    Mais música... E assim buscamos o belo e o sublime para que suportemos esse sistema, essa proposta social.
    Beijos e vamos lá, continuaremos nosso emprendimento de registar o que percebemos e sentimos.
    Um garnde abraço
    Salete

    ResponderEliminar
  6. QUERIDA MARILU: afinal, cheira mal também por aí...
    BEIJOS DE
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  7. SANTA CRUZ: é isso mesmo que eu digo...
    ABRAÇO DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  8. Ângela: o "cheiro" é o mesmo ,em toda a parte, não é mesmo?
    BEIJOS DE Mª ELISA

    ResponderEliminar
  9. Campista selvagem: é precisamente como o meu amigo diz!
    Abraço de Mª ELISA

    ResponderEliminar
  10. LUÍS COELHO: eu tenho que ter essa pachorra, além de ver telejornais, porque ,a escrever para um jornal, há que ter cuidado...
    Caso contrário...não sei ,mesmo assim, se passaria sem o jornal e a "bica"
    BEIJO DE Mª ELISA

    ResponderEliminar
  11. Minha amiga subscrevo totalmente este seu
    texto. Também sinto uma agonia por causa
    desta casta de politicos que nos desgoverna...
    e parece que vem sempre pior!!!
    Que desilusão com esta democarcia...
    Que tristeza com que abro os olhos em cada
    novo dia e ouço no rádio as notícias...
    Obrigada por se ter registado no meu blogue
    http://intemporal-pippas.blogspot.com
    mas esse blogue esá limitado, porque a Google
    não me deixa inserir imagens, dizem que
    atingi o limite. Assim, se me quiser encontrar
    em http://agoam7.blogspot.com
    será um prazer.
    Beijinho/Irene

    ResponderEliminar
  12. SALETE: dizem em Itália que todo o mundo é igual(tutto il mondo è paese"). Ao ver os vossos comentários, vejo que assim é: os políticos são a caca mais mal cheirosa do mundo: cheiram a podridão, a corrupção , a "cadeiras doiradas", a falta de humanidade ... porque só pensam neles, nos seus paraísos fiscais, nos seus hotéis de 7 estrelas...
    BEIJINHOS DE
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  13. SILENCIOSAMENTE OUVINDO: é uma verdade ,que cansa. Não há dia nenhum que não haja mais um caso que meta dinheiros... e fazem -na tão bem feita que -dizem!- não se acha o rasto do dinheiro!
    Tomei nota do que me diz.
    Abraço de
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  14. Contra tudo, eu creio que Portugal seguirá em frente.

    Afinal, os problemas são iguais desde a fundação!!

    Boa semana.

    ResponderEliminar
  15. Obrigada pela tua ternura...
    Beijo amigo
    Graça

    ResponderEliminar
  16. *
    mééé, mééé, mééé,
    canta o povo, sem o Bordalo,
    ,
    Não me digas que não me compr´endes
    quando os dias se tornam azedos
    não me digas que nunca sentiste
    uma força a crescer-te nos dedos
    e uma raiva a nascer-te nos dentes
    Não me digas que não me compr´endes .
    ,
    In-sérgio,
    ,
    conchinhas, ficam,
    ,
    *

    ResponderEliminar
  17. SÃO: também tens razão! Lemos Camilo, EÇA, RAMALHO... e todos se referem a isto, no nosso país!Juro que me ajudaste a ver tudo com mais optimismo!
    BEIJINHO DE
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  18. Gracinha, estou feliz por te ver!
    BEijito de Mª ELISA

    ResponderEliminar
  19. Cara amiga!
    Sem ter grande capacidade de análise politica, quero dizer-lhe partilho do seu desencanto.
    Há décadas que a qualidade dos nossos políticos coloca-os impróprios para consumo (Se ao menos fosse um problema conjuntural) e pelas figuras que já se posicionam no terreno, Passos coelho, Francisco Assis ou José Seguro, a coisa tende a piorar.

    Diamantino

    ResponderEliminar
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  21. DIAMANTINO: São realmente uma caca ,muito mal cheirosa, todos eles, meu amigo!
    Abraço amigo de
    Lusibero

    ResponderEliminar
  22. DIAMANTINO: como vê ,removi o comentário que, POR ENGANO, meu amigo, postei dirigido a si! Era para outra pessoa que eu não consigo encontrar...
    Peço-lhe, humildemente, que me perdoe. É que o senhor que fez um comentário a que eu respondi daquela maneira, estava, coitado, todo comovido por eu o ter comentado. Aliás, pelo comentário, o meu amigo pode perceber isso. Só que não encontro o post dele e ,de certeza, sem querer, pus o seu nome!
    MAis uma vez...perdoe! Eu até nem sou para peneiras ,porque uns precisam de mim e eu preciso de outros.
    ABRAÇO DE
    Mª ELISA

    ResponderEliminar