domingo, 31 de janeiro de 2010

CENTENÁRIO DA IMPLANTAÇÂO DA REPÚBLICA PORTUGUESA

FOTO GOOGLE



Foi em 5 de Outubro de 1910.

Começou a acontecer séculos antes, no entanto;logo desde o primeiro dia de Monarquia deste país e foi perdurando por vários séculos...
Não é minha intenção fazer um artigo profundo e/ou rigoroso em termos de historial da época régia.Isso compete a quem de direito, os historiadores e cronistas dos tempos idos.Pretendo ,tão somente, recordar com a experiência e os conhecimentos adquiridos, o implantar da República no nosso país, com a consciência de que fomos a terceira república a ser estabelecida ,na Europa.

A Revolução francesa e a industrialização crescente da Europa, com o contributo da descoberta da máquina a vapor, na Inglaterra, foram, aos poucos, sendo incrementos às causas anti-monárquicas. O mundo modificava-se, a população crescia, as classes sociais iam-se mentalizando do papel que exerciam no mundo, as correntes filosóficas
davam cada vez mais responsabilidades aos inactivos e àqueles que se acabrunhavam, perante a burguesia exploradora da mão -de -obra barata.Era urgente um novo tipo de sociedade, onde os ricos aprendessem a distribuir as riquezas geradas pelos operários explorados!

Em Portugal, jovens estudantes universitários, revolucionários até à medula, agrupavam-se para discutirem inovações filosóficas, mudanças mais que estruturais na sociedade e transmitirem a sua força a todas as classes.Um desses grupos, a chamada "GERAÇÂO DE 70",(1870) "instalada" na velha UNIVERSIDADE DE COIMBRA, beneficiava da presença e das ideias de EÇA de QUEIRÓS, OLIVEIRA MARTINS, ANTERO de QUENTAL ,AUGUSTO SOROMENHO, TEÓFILO BRAGA entre outros, quase sem querer tocava em assuntos que caminhavam ,a passos largos, para a mudança de regime.

Se recordarmos essa época, recordaremos ,imediatamente, que a Conferência do Casino que ANTERO De QUENTAL proferiu, como contributo para a instalação do movimento Realista/Naturalista , em POrtugal, tinha um título deveras sugestivo: "CAUSAS DA DECADÊNCIA DOS POVOS PENINSULARES, NOS ÚLTIMOS TRÊS SÉCULOS."E ANTERO aponta essas causas, com arrojo: os descobrimentos, a monarquia e a igreja!A mensagem subliminar, conduz-nos, placidamente, às raízes do rumo que a sociedade portuguesa iria seguir, pelo resto do século XIX e ,depois, no século XX.

NO contexto político, o país estava em trauma com o "ULTIMATUM"inglês, que exigia que o pequeno e insignificante povo lhe entregasse as terras correspondentes ao "MAPA COR-de -ROSA, que eram um projecto nacional e que o rei entregou à velha aliada, de mão beijada, com medo de uma guerra.
Esta humilhação nacional traçou nas consciências os planos para o REGICÍDIO, perpetrados , segundo se diz, por revolucionários ligados à Maçonaria e outros conspiradores:foram assassinados o rei D. CARLOS e seu filho, o Príncipe herdeiro D. LUÍS FILIPE.
Por esta altura, ALFRED KEIL compunha aquilo que ,ainda hoje ,é o HINO NACIONAL... parecido, por acaso com "A MARSELHESA", do qual ressaltam versos como este:"...levantai hoje ,de novo, o esplendor de PORTUGAL..."
Não teve vida fácil a instauração do movimento republicano, em PORTUGAL. Guerras civis , ódios e mortes bem como perseguição ao clero, foram manchando a história.
É ainda cedo , pois 100 anos é pouco tempo para se chegar a conclusões... tudo o que hoje se começou a comemorar e que durará um ano, é apenas o conhecimento de uma gota de tempo.

Pelo caminho, em 28 de 1926, o general Gomes da Costa inaugura aquilo que se há-de tornar "a longa noite salazarista"...
Em 25 de ABRIL de 1974, foi a vez de o MFA(Movimento das Forças Armadas)avançar com a democratização do país... Promessas que o nosso povo vê deslizarem dos seus sonhos, vão começando a alertar-nos para o pior...
PORTUGAL ESTÁ , DE NOVO, ADIADO!

VIVA A REPÚBLICA!

6 comentários:

  1. Olá Maria
    Fomos a 3ª republica na Europa e ainda diz que 100 anos é pouco tempo para conclusões? O que mudou? Corrupção a montes o que não é novidade. Ricos cada vez mais ricos que é outra realidade antiga.Compadrio e corporativismo até dizer chega. Justiça? Nem falar. Educação? Muito pouca. Saúde? Ai dos que precisam.
    Portugal adiado? Claro que vai continuar. Quem olha e acompanha os debates no hemiciclo vê que a coisa pública não mora ali.
    O PR diz que está atento e preocupado.
    O 1º ministro não sabe quanto devemos ao exterior ou não quer dizer.
    O Governador do BP estranha(?) o montante do deficit - BPP e BPN não sabe, nunca soube e não quer saber.
    Ah, e falta aquele sr da Madeira que diz que no "contenente é tudo uma m....da "
    Grande pátria e triste povo.
    Bjo
    Diogo

    ResponderEliminar
  2. Minha impressão é que caminharam bastante nos ultimos anos. Estarei enganada?
    beijos

    ResponderEliminar
  3. DIOGO: não podia estar mais de acordo com as suas palavras, pois é tudo quanto eu digo: PORTUGAL , SEMPRE ADIADO!Entretanto, o PR vai estando preocupado...
    BEijo de
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  4. Sim, Angela...Com os sucessivos governos de depois do 25 de Abril de 74, temos mais umas estradas ...mas temos uma dívida pública insustentável, temos um cada vez maior número de pobres , paupérrimos e os desempregados atingem os dois dígitos...
    BEijo amigo de
    lusibero

    ResponderEliminar
  5. Ainda que breve um post interessante. Como republicano e antifascita...aplaudo!

    ResponderEliminar
  6. JoÃo Videira Santos: um aperto de mão, por ter compreendido a minha modesta HOMENAGEM!
    Era só a lembrar que a nossa sociedade está doente...
    VIVA A REPÚBLICA!

    ResponderEliminar