sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

2010: Ano europeu contra a pobreza e a exclusão social.


Começa , hoje, 1º dia do novo ano, aquilo a que convencionaram dar este nome do título do meu post.
Tudo bem! Tudo o que seja lutar por dar aos povos o que o mínimo da dignidade humana pode pedir, é uma luta justa.

Justo seria , também, em meu entender que, aliada a esta ideia da luta contra a pobreza e a exclusão social, estivesse naturalmente subjacente, a luta feroz contra as fortunas, por vezes ilícitas e incompreensíveis,- senão mesmo escandalosas-a que vamos assistindo neste nosso país, o Portugal pobre da Europa!
Nesta terra de gente na "cadeira da miséria", há enriquecimentos que tocam as raias da estupefacção!

Dizem ,por aí, à boca cheia, que temos mais de dois milhões de portugueses extremamente pobres e que, se não fossem as ajudas governamentais...ou melhor, as nossas ,as de todos os que pagamos impostos, com língua de palmo, seriam pelo menos quase cinco milhões! Como não acredito nas estatísticas controladas, em função do que certos "grandes" senhores desejam, arrisco que o drama ultrapassa mais de metade da população portuguesa...

É necessária e urgente uma mudança de mentalidades e de actuação, nestepaís de quase dez milhões de pobres, de paupérrimos e remediados- os tais da pobreza envergonhada-, que dê um novo alento ao sangue que nos corre nas veias!Como? Ai isso não sei ,mas temos tantos "pensadores" neste país que algum "cérebro" há-de encontrar uma solução...E eu? Eu pago impostos... depois de aposentada... não basta?
Dizem , também, que é a falta de produtividade que nos afecta. Mas digam-me lá: como é possível produzir se os desempregados são às centenas de cada vez e quase todos os dias?Não tendo trabalho, não podem pagar os seus impostos e ,ainda por cima ,vão receber subsídio de desemprego!Como se sai deste círculo? já sabemos que o Tesouro nacional está "nas lonas"...Mas a crise não é de agora, já vem de anos atrás...Lembram-se de Durão Barroso ter dito ,logo nos dias a seguir a ter tomado posse como primeiro- ministro, que isto estava de "tanga"?
Bem fez ele que fugiu logo "a sete pés" para a cadeirinha de oiro com que lhe acenaram...

As receitas têm baixado ,assustadoramente. Pudera! Subsídios de reinserção social, a quem nunca trabalhou nem tem vontade de trabalhar, compras de víveres e de gasolina na vizinha Espanha, patrões a fugir ,fechando fábricas a mais não posso, depois de terem recebido chorudas benesses monetárias e fiscais, que levam consigo, sem que "os bananas" que lhos deram lhes peça satisfações...Falências, alegadamente, fraudulentas, a um ritmo assustador e um primeiro-ministro que vê um país mais cor de rosa que a roupa dos bebés, porque lhe convém e quando lhe convém! que nos diz, sempre que lhe fazem a maquilhagem para aparecer perante as câmaras da TV, que estamos a sair da crise, enquanto os ordenados baixam com a alta do custo de vida e os impostos directos e indirectos não param de subir...como se pode lutar contra a pobreza?

O cansado e incapaz ministro das finanças está tão farto de ter vergonha de afirmar, por ordem do "grande chefe", que a crise está a acabar, que quase exausto já veio admitir que se enganou! OH,meu DEUS! mas nós ,portugueses, estamos cansados de lhe "dizer" que já sabíamos disso e que estávamos fartos das suas ridículas lengalengas...

Pela primeira vez , no nosso país, o consumo de pão diminuiu em 30%! Um país onde grande parte dos pobres jantava leite e pão com manteiga!...A nível do poder, continuam as guerrinhas bacocas de quem manda ou não manda...inventam-se crises e crisezitas para forçar os pobres a entreterem-se, enquanto não dão pela "barriga a dar horas"...

Uma última pergunta gostaria de fazer , se é que, perguntar , não ofende...
Por que não chamar ao novo ano "ANO INTERNACIONALDOS POBRES"? Haverá medo de falar dos ditadores mundiais com fortunas colossais, enquanto os seus povos morrem de fome , de falta de assistência médica e condições mínimas de dignidade humana?
Não esqueçamos o ZIMBABUÉ...o SUDÃO... COREIA DO NORTE... ANGOLA...
No entretanto, uma jovem senhora de seu nome ISABEL dos SANTOS, angolana, vai-se tornando, aos poucos, uma das "donas" de PORTUGAL...Tão jovem e tão rica!...MAS COMO?
Coisas difíceis de entender ... assim... "num estalar de dedos"...

12 comentários:

  1. Primeiro dia do ano de 2010 e apetece-me dizer "E a luta continua"...E tu , minha Amiga, sem paninhos quentes dizes aqui tanta coisa (VERDADES) que talvez gostaríamos de esquecer pelo menos um dia...para termos descanso.
    Mas os paladinos da justiça, da igualdade, como tu, não o permitem e ainda bem!
    Faço aqui um voto: que a tua voz se oiça longe ou muito alto (embora os altos não se entendam) para que este ano seja um bocadinho menos pobre em todos os sentidos.
    Um beijinho muito cordial neste dia da Paz e da Fraternidade( no passado, era assim...mas como as coisas bonitas desaparecem todas... eu já não sei!!)
    Graça

    ResponderEliminar
  2. Graça Pereira: há que continuar a denúncia destas situações que emperram o difundir do Humanismo!Se os governantes são a caca da Humanidade, que cheirem mal ao pé dos amigos com os bolsos cheios do dinheiro das lágrimas que o povo verte!
    BEIJINHOS , minha amiga, assim gritados com letra grande,para chegarem ao teu coração, do mesmo modo que os teus chegam até mim.
    Lusibero

    ResponderEliminar
  3. Maria,
    Assino por baixo cada palavra escrita.
    Essa Esabel dos Santos, o que fez ela na vida para ter uma fertuna assim?

    Um beijinho,
    José

    ResponderEliminar
  4. José: mistérios...e vantagens de ser filha do "dono" de tudo o que há em Angola!
    Beijo de
    LUsibero

    ResponderEliminar
  5. Apetece gritar bem alto a indignação que deveria causar, a todos, a existência de fome, de salários de miséria que não permitem o mínimo de dignidade humana. Apetece dizer a todos os governantes, de todo o mundo, que deveriam, por um dia apenas, abandonar o fausto em que vivem para olharem a miséria ombro a ombro. E temo-la, cá dentro, bem mais do que os nossos "representantes" gostam de pensar e, muito menos, encarar de frente. Só quem olha os rostos angustiados de quem não sabe se vai ter o que dar a comer à família, no final do dia, percebe a dimensão da pobreza. Oxalá, oxalá....não se fiquem por meras intenções de acção. Oxalá alguém desça do seu pedestal e perceba. Será?......

    ResponderEliminar
  6. Olá Lusibero,
    Desejo que a minha amiga se encontre bem e que as festas tenham sido óptimas e BOM 2010.
    Concordo em absoluto com tudo o que diz, seria de facto o concretizar de um sonho, que o mundo pudesse ser tal qual o desejamos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Minha querida MANUELA FREITAS: bom ano ,minha amiga e que o novo 2010 traga resultados que, realmente, ajudem a melhorar a vida dos pobres.
    Beijito de LUSIBERO

    ResponderEliminar
  8. Mais uma vez a montanha vai parir um rato.Mais um ano, em que a riqueza vai aumentar nas mãos dos ricos , a pobreza essa, irá mais uma vez definhar nas ruas da amargura .

    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Tomara que seja mesmo um ano contra a pobreza e exclusão social, mas, infelizmente, o que acontece é os ricos se tornarem mais ricos às custas de... e, os pobres ficarem mais pobres. Aí, como aqui, não é muito diferente: uma classe média(?) cada vez mais apertada com impostos, suportando tudo.
    Ah - a riqueza ascendente da Isabel dos Santos, difícil de entender, não??!!! "Filho de peixe, peixinho é...".
    Um ano Novo muito feliz, querida Lusibero, e que possamos, nós, continuar a fazer nossa parte para um mundo melhor.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. MARIA LÚCIA: tem razão em tudo o que diz... Mas verá que ,no fim do novo ano, se ainda cá estivermos para ver, nada se vai fazer, porque a malta política está-se borrifando para os pobres...
    BEIJITO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar