quinta-feira, 5 de maio de 2022

A batalha de La Lys

 

3 de maio às 13:28 
A batalha de Lá Lys, o desastre português na primeira grande Guerra .
A madrugada de 9 de Abril de 1918 despertou violenta no Flandres, onde as tropas portuguesas foram esmagadas por uma força alemã muito superior. A batalha de La Lys ficou marcada pela perda de milhares de homens entre mortos, feridos e prisioneiros.
Os alemães chamaram-lhe operação Georgete e o objetivo era romper as linhas aliadas, separar as forças britânicas das francesas e forçar uma mudança estratégica na frente ocidental.
Na madrugada de 9 de Abril de 1918, oito divisões alemãs, com cerca de 100 mil homens e mais de mil peças de artilharia, avançaram sobre os 11 quilómetros onde estavam concentradas as forças portuguesas, constituídas por duas divisões e cerca de 20 mil homens.
Nesta batalha, que de certa forma marcou negativamente a participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial, os exércitos alemães infligiram uma pesada derrota às tropas portuguesas, constituindo o maior desastre militar português depois da batalha de Alcácer-Quibir, em 1578.
As forças portuguesas foram trucidadas, mas resistiram tempo suficiente para permitir aos aliados reforçar a e suster a ofensiva.
Esta resistência é geralmente pouco valorizada em face da derrota, mas caso esta não se tivesse verificado a frente aliada na zona poderia ter sido envolvida por um movimento de cerco em ambos os flancos pelo exército alemão, o que levaria ao seu colapso e uma provável derrota total.
No final, a ofensiva alemã acabou perdendo força e com a chegada de reforços franceses no fim de abril, os militares alemães começaram a sofrer perdas consideráveis. Perdendo a iniciativa, em 29 de abril o Alto Comando Alemão cancelou a Operação Georgette e desautorizou novas ofensivas naquele setor.
Os portugueses perderam praticamente metade das suas forças, e ficaram reduzidas a pouco mais de uma divisão tendo registado cerca de 1300 mortos, 4600 feridos, 2000 desaparecidos e mais de sete mil prisioneiros.
Na imagem vemos tropas nas trincheiras durante a Batalha de La Lys.
Pesquisa: Ph Lacerda.
Fonte nos comentários.
Pode ser uma imagem de 3 pessoas e ao ar livre
Luis Paulo Bernardino e 2,3 mil outras pessoas
514 partilhas
Gosto
Comentar
Partilhar

Sem comentários:

Enviar um comentário