domingo, 28 de fevereiro de 2021

A minha Poesia, em Prosa!

 QUANDO A PROSA ME INVADE A POESIA

À SOMBRA DAS ÁRVORES QUE DÃO PALAVRAS
Sentava-me debaixo das árvores, acalentada por sombras da vida, que o quintal, ternamente, abraçava. Falava comigo ao som dos ventos, que abanavam as folhas. enquanto um carreiro de formigas, atarefadas e diligentes, me passava rente aos pés que nada sentiam. Tantas vezes essas árvores me apareciam nos sonhos de quando dormia, acordada. Foi debaixo da sua sombra, que me encontrei a sonhar palavras feitas, desfeitas, entrelaçadas-em-mim.
Por vezes,
gostava que tudo fossem verdades expostas na nudez da vontade
com que as crio…e que elas me correspondessem
na urgência de um momento vazio…
Dariam, então, frutos amadurecidos, na sombra e na luz
da alegria, reforçados pela vida-a-abrir, ao nascer do dia.Talvez fosse por aí que começaram a aparecer sonhos, que só mais longe-no-tempo compreendi. O hálito do tempo, esse sopro que se não vê, mas que se sente ao passar sob o nosso olhar, tem a sua pressa definida nas rugas da pele da vida a chegar.
A casa dorme……dorme o velho corredor, salpicado de molduras antepassadas……dorme o quintal, a abraçar a doçura dos frutos-palavras que brilham com a sua luz,sem nada invejar a outras luzes.
O vento varre- me o pensamento, sem Passado, sem Futuro (mesmo sem Presente!) a sair do seu trilho habitual sem ver a dimensão das coisas, sejam elas enormes como uma catedral, ou minúsculas como aquela formiga, que me vai passando perto dos pés.
Há nuvens nos ares………meus olhos têm chuva……..a noite cai, de repente,
como pestana que se solta
sobre uma árvore distante…
ou será uma pétala vermelha seca, quando já
não tem o abrigo da luz das estrelas?
Sentava-me, então, debaixo da sombra das árvores…
Sento-me, hoje, debaixo do sol dos meus versos…
…e o vento da noite gira no céu e canta,
porque a poesia nunca desaparece, nem descansa!
Maria Elisa Ribeiro-Portugal
DEZ/013
Nenhuma descrição de foto disponível.
Susana Duarte, Rosa Fernandes e 6 outras pessoas
1 comentário
Partilhar

Sem comentários:

Enviar um comentário