segunda-feira, 27 de abril de 2015

MUNDOCIÊNCIA



30 raros e deslumbrantes fenOmenos naturais
Curiosidades, Lugares 6 de abril de 2015 Lucas


Nosso planeta é mais bizarro e bonito do que você pode imaginar.

1. Relâmpagos vulcânicos acontecem quando um raio é produzido em uma pluma vulcânica.



Eles se parecem com a entrada para o inferno!



2. Mas aqui está a verdadeira porta para o inferno, uma cratera no Turcomenistão que está em chamas desde 1971.



3. Bolhas de gelo inflamáveis: bolhas congeladas de metano, presas debaixo do Lago Abraão, no Canadá.



4. Relâmpago do Catatumbo, na Venezuela: esse fenômeno ocorre durante 140-160 noites por ano, 10 horas por noite e até 280 vezes por hora.



5. Caranguejos vermelhos da Ilha de Natal: Todo ano, aproximadamente 43 milhões de caranguejos migram para colocar seus ovos no mar. A maioria das estradas são fechadas pelas autoridades durante a migração, que geralmente acontece por 7 dias.



6. Todo ano, milhões de borboletas monarcas migram do Canadá e EUA para o México, criando essa cena surreal.





7. Eu decididamente não gostaria de viver perto de Wagga Wagga, na Austrália. Quando chove muito, milhares de aranhas cobrem os campos com teias de aranhas.



8. Círculos de Fadas da Namíbia: sua origem é desconhecida, mas acredita-se que os responsáveis por esses curiosos círculos são cupins de areia.



9. Nada de alienígenas! Esses desenhos submersos perto da costa do Japão são criados por um baiacu macho, a fim de atraia fêmeas.



10. Essas rochas esféricas na Nova Zelândia foram criadas pelo acúmulo de sedimentos que se juntaram no fundo do mar por mais de 60 milhões de anos.



11. O Grande Buraco Azul de Belize: com seus 300m de diâmetro, 124m de profundidade e sua forma circular quase perfeita, o Grande Buraco Azul é um grande abismo submerso.



12. Milhares de estorninhos criam padrões incríveis em áreas do Reino Unido pouco antes do pôr do sol durante o meio do inverno.



13. Isso é o que acontece quando milhões de sardinhas migram para o norte ao longo da costa leste da África do Sul.





14. A Calçada dos Gigantes, na Irlanda do Norte, contém cerca de 40.000 colunas de basalto interligadas, resultantes de uma antiga erupção vulcânica.




15. “As pedras que se movem sozinhas”, no Vale da Morte, EUA. Trata-se de um fenômeno no qual rochas deslizam pelo solo que tem uma fina camada de gelo, onde elas criam longas faixas que dão a impressão que elas se movem sozinhas.



16. Pororoca na Amazônia, Brasil: acontece quando a primeira onda da maré vêm em forma de uma onda que percorre um rio contra a corrente.



17. Atacama florido: quando chove muito, esse é o cenário do deserto normalmente mais seco do mundo.



18. Arcos circum-horizontal: esse raro fenômeno ocorre pela refração dos raios de sol nos cristais de gelo que formam em uma nuvem cirrus. Não é um arco-íris.





19. Nuvens lenticulares: muitas vezes confundidas com OVNIs, essas nuvens em forma de lentes se formam na troposfera sob condições muito específicas.



20. Nuvens Mammatus: esse incrível padrão de nuvens se forma com ar descendente sob a bigorna de uma nuvem cumulonimbus após uma tempestade muito forte.



21. Nuvens nacaradas são compostas de minúsculos cristais de gelo.



22. Undulatus asperatus: é um tipo proposto de nuvem em 2009, e parecem muito tempestuosas, mas tendem a se desfazer sem realmente se transformar em uma tempestade.



23. Lago Natron, na Tanzânia: é um lago extremamente salgado e alimentado pela riqueza de minerais termais.



24. Lago Manchado, no Canadá: esse lago surreal contém elevadíssimas concentrações de sulfato de magnésio, cálcio e sódio.



25. Ondas bioluminescentes: acontecem quando há na areia espécies de fitoplânctons bioluminescentes, que quando molhadas pelas marés, convertem a energia química em energia luminosa.



26. Dinoflagelados bioluminescentes em condições adequadas criam a assustadora maré vermelha.



27. Pilares de luz surgem quando cristais de gelo refletem a luz solar ou lunar na atmosfera da Terra.





28. Eucalipto arco-íris: essa árvore enorme tem como principal característica seu colorido e espetacular tronco.



29. Flores de gelo: no inverno polar, quando se forma gelo no oceano, estruturas que são compostas de umidade atmosférica congelada e de salmoura sugada da superfície congelada do mar se formam.



30. Chaminé de neve no Monte Erebus, Antártida: é o vulcão ativo mais ao sul da Terra.





Veja mais aqui: http://misteriosdomundo.org/30-raros-e-deslumbrantes-fenomenos-naturais/#ixzz3YX9GZSuS

Sem comentários:

Enviar um comentário