quinta-feira, 30 de abril de 2015

DE PORTUGAL: A CORRUPÇÃO...


Ministério Público aperta o cerco a Miguel Macedo


por Carlos Rodrigues LimaHoje21 comentários




Judiciária procurou provas de que Miguel Macedo terá favorecido empresa de amigo no pagamento de IVA e fez buscas no MNE sobre a emissão de vistos para cidadãos líbios


Três escutas telefónicas que envolvem o ex-ministro da Administração Interna Miguel Macedo terão motivado as 34 buscas feitas, ontem, pela Polícia Judiciária no âmbito do chamado processo dos vistos gold (autorizações de residência para cidadãos estrangeiros dispostos a investir em Portugal). Em causa podem estar suspeitas sobre Miguel Macedo que, de acordo com o Ministério Público, e "sem que qualquer interesse de natureza pública o justificasse", terá favorecido em sede de IVA a empresa ILS, Intelligent Life Solutions num contrato entre esta e o ministério da Saúde da Líbia.

O acordo em causa previa o transporte para Portugal de vários feridos de guerra líbios, os quais vieram efetuar tratamentos médicos em Portugal, o que passou pela assinatura de um contrato entre a ILS e o ministério da Saúde líbio. Posteriormente, a empresa terá ainda contratualizado com hospitais portugueses os tratamentos. Segundo fonte oficial da ILS, "uma vez que levantaram-se dúvidas quanto ao pagamento de IVA, foi pedido um parecer à Autoridade Tributária e a empresa agiu de acordo com o parecer". Porém, numa resposta aos recursos dos arguidos da "Operação Labirinto", o Ministério Público afirma existirem suspeitas de que a ILS foi beneficiada por Miguel Macedo.

Leia mais na edição impressa ou no e-paper do DN

Sem comentários:

Enviar um comentário