quarta-feira, 20 de outubro de 2010

TEXTO publicado, hoje, nos jornais; "JORNAL DE MEALHADA" E "FRONTAL"análise político/social

foto google


PORTUGUESES - GOVERNO= RELAÇÕES TENSAS

De THEODORE.W.ADORNO: “…HÁ indivíduos que podem ter pensamentos “secretos”, que não revelarão a ninguém, em nenhuma circunstância, se o puderem evitar…Pensamentos tão vagos e mal-formados…que, nem eles, os conseguem pôr por PALAVRAS…!”
In A PERSONALIDADE AUTORITÁRIA, NEW YORK, 1950

Tenho procurado pensar para mim, em termos de análise social, à espera de qualquer tipo de “luz” que pudesse acender a vida dos portugueses; por tal me tenho abstido de cumprir religiosamente com a determinação de escrever esta crónica, com regularidade. Depois de tudo o que o desgoverno e o desnorte de Sócrates e Teixeira dos santos nos têm anunciado, de há semanas a esta parte, já não é só de CRISE que temos que falar, mas também de alternativas, de auto-consciência do drama que estamos a viver e de expectativas…se é que as há… para melhor…Ninguém o creia!
No espaço de pouco mais de uma semana vimos o país acordar, penosamente, para duras realidades, não só fruto da CRISE internacional como também, muito principalmente, do desnorte, despesismo e desgoverno das parcas economias de que dispúnhamos.
Não encontrou, porque é incapaz! este governo, maneira de resolver a grave crise económico/social, senão à força do roubo descarado e autoritário, com laivos de ditatorialismo, das economias dos portugueses pobres…os tais que não podem fugir com os seus parcos proventos, para os paraísos fiscais, onde entram malas diplomáticas carregadas de “MASSA”…
Por outro lado, não pode esta oligarquia de poder socrático, tal como não o podia fazer a oligarquia de SOMOZA, na NICARÁGUA, há anos, despojar os amigos que o têm ajudado a expandir as suas prepotências, manias, narcisismo e autoritarismo balofo e bacoco…pois os cargos milionários que ocupam, os devem ao “nosso primeiro” e a amigos de amigos de outros amigos…
Quem lhe resta, então? … Ora, nem mais nem menos, que o povo pobre, miserável em muitos casos, que é quem está mais à mão!
Falamos de justiça social e outras, meus senhores… As pessoas têm fome! As crianças chegam às escolas sem comer…os idosos comem um pão com leite ou chá…as senhoras compram um quarto de frango, no talho…Alguns amigos, donos de restaurantes, dizem que há famílias de quatro pessoas a pedirem uma dose para os quatro…os mercados estão às moscas… os patrões querem roubar nos salários, para ganharem mais…os desempregados são “ÀS BATELADAS”…
JUSTIÇA SOCIAL? Ora falemos um pouco disso também!
Lembro uma cantiga que falava de “PORTUGAL NA C.E.E…” Pois mudou para cada vez pior, esse PORTUGAL, e já não queremos calar-nos! Momento de angústia, de miséria e de tantos sorrisos displicentes de ignorância das realidades nacionais, por parte de Sócrates, torna-se praticamente impossível não lembrar o sentimento de revolta nacional que se está a gerar, com a desumanização dos impostos sobre impostos sobre impostos, com que o mesmo nos está mimoseando!
A propaganda socratista da crise”que não havia”, como ele e o amigo das finanças diziam, passou para o reconhecimento de uma tal situação, que se impõe ao povo, já de si, pobre, um ORÇAMENTO desumano, desacreditado, sem contemplações nem humanismos… Dizem eles, a quem nada falta na vida!-que estas pesadas medidas são para encarreirar a economia do país! (PARA O ABISMO, é claro!) pois sem dinheiro, sem aumento de salários e com o forçoso aumento dos bens necessários a um viver decente, como é que o povo pode comprar?
Esperemos, então, por um desastre a que se chama “bancarrota”e pela entrada em PORTUGAL, novamente, dos vampiros do FMI (FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL)…
Esperemos, também, pelo aumento das situações de miséria, pelas falências, pelo aumento dos desempregados! Espero que o povo se lembre, TAMBÉM, da jornada de LUTA NACIONAL, a 24 de NOVEMBRO!
Semanas tensa…reacções ainda imprevisíveis! Creio, no entanto, como dizia EÇA DE QUEIRÓS, no século XIX, que este POVO, desde que deixou de ser grande, habituou-se “à canga que o rei lhes põe ao pescoço”!
Não esqueçamos os dissidentes da nossa miséria: o“FUJÃO GUTERRES E o OUTRO, o da “TANGA”….BARROSO…placidamente instalados em poleiros de oiro, pelo mundo fora…
A JUSTIÇA é um dos pilares de qualquer sociedade democrática.
Como é evidente, num regime ditatorial esse é um problema que se não põe, muito simplesmente porque, ser ditador implica, naturalmente, não ser justo nem humano.
A tirania exerce a "sua" justiça com armas que amedrontam e matam!
A tirania pode levar pseudo- governantes, desorganizados da cabeça, a usarem, como se vai vendo por aí,a um autoritarismo escondido, velado e ameaçador, que pode levar o país a assistir a artifícios de propaganda governamental…
Vejamos o que se passa no Cambodja, na Birmânia, na China, no Sudão, no Afeganistão...
E porque não olhar também para o que se passa no nosso país? Há justiça num país em que os poderosos vivem à custa das fracas reservas dos pobres?
Há justiça num país onde gente do Poder se consegue "salvar" de todas as estranhas causas em que, alegadamente, está envolvida, e se vai "livrando", com ajudas da "justiça", que domina? Dizia MONTESQUIEU: "O pior governo é aquele que exerce a tirania em nome das leis e da justiça"... Pode não ser uma tirania à la chinesa, com armas de fogo, canhões e tanques como no TIBETE... Pode, muito simplesmente, ser uma tirania NOVA, DESUMANA...tirar direitos adquiridos a quem os tem desde os tempos de SALAZAR!-e passa a não tê-los nos tempos dessa coisa de sócrates, que pretende dar pelo nome de socialismo! E a nossa sorte, portugueses, é estarmos integrados na Europa da qual sempre fizemos parte, por direito e legitimidade histórica! Caso contrário,seres mais que indesejados já teria feito com que todos se calassem... Há provas das tentativas..."chips" de identificação para tudo e para nada, "cartões "especiais para todas e mais qualquer situação...vigilância por radares e câmaras de observação, em tudo quanto é parte do país...fecho de escolas, hospitais, maternidades, roubo descarado dos proventos que os portugueses ganharam ao longo de quase 40 anos de serviço, roubo da dignidade de quem está a passar fome... Penso que "os ratos" já começam a fugir da podridão...O PGR (Procurador Geral de República) está de licença...por doença...OU...Não?
LEMBRO a célebre frase de CHE GUEVARA : "SE TREMES DE INDIGNAÇÃO PERANTE UMA INJUSTIÇA NO MUNDO...ENTÃO SOMOS COMPANHEIROS!"
Isso não o impediu de cometer as "suas" injustiças...ele próprio... e mais não digo…
Saibamos compreender o que se está a passar, pois temos tido ao longo dos últimos dias, verdadeiros despertares de raiva e impotência….Soubemos dos novos impostos sobre um povo que já nada tem, a não ser a dignidade de poder resistir, se tiver forças para isso e se o quiser… Entretanto, o mesmo governo que nos está "a chupar o sangue até à medula", continua a gastar dinheiro a rodos, em coisas de uma superficialidade gritante, ultrajante, desde que satisfaça as suas manias de grandeza e vaidade, com o dinheiro que nos rouba! O pior ministro das finanças da Europa, como lhe chamaram os ingleses, no passado ano, já está podre de tanto mentir e falar, sem saber do que fala, pois não se debate com faltas na mesa de toalha de linho. Mas, este país está nesta miséria? E eu, como tantos outros aposentados e pobres trabalhadores vamos ter que pagar mais pelos dejectos deste governo, que não vê senão a bolsa dos pobres para ir buscar dinheiro para pagar os seus desmandos?
E os submarinos e os tanques para as guerras de"Alecrim e manjerona", temos que os pagar com o nosso sangue? VAMPIROS DE PORTUGAL! Medíocres vaidosos e bem-falantes! Que fazeis, em nome deste país e deste povo que foi dos “maiores” entre os grandes? Povo na miséria! Desempregados às centenas de milhar! Aldeias sem escolas! Doentes sem direito a cuidados de saúde! Aposentados na miséria das misérias! Está em curso a preparação da greve geral que devia fazer cair estes objectos do nosso descontentamento , que se estão borrifando para a fome e a miséria atávicas do nosso país...Devia... mas não conseguirá e todos iremos ver porquê, não tarda muito...
Há anos que venho alertando para a boçalidade de quem está lá por cima!
Voltaram a ganhar eleições! Voltaram a borrar a "escrita"!
Sejamos de esquerda ou de direita, não nos dói, a todos, esta situação a que chegámos?"É A HORA!"ACORDEMOS DA LETARGIA E SAIAMOS DESTA MALDITA "TOCA DE PASMO" EM QUE CAIMOS! REAJAMOS!"nobre povo, nação valente...”. Demos provas do nosso descontentamento!
Contra os canhões da miséria"...marchar!
À medida que vou escrevendo, vão-se sucedendo os episódios mais tristes a que temos assistido, nas últimas décadas da nossa existência: não há dia em que não haja novidades contra a bolsa dos portugueses, por culpas que vêem já de longe…A maior parte delas até dos tempos do economista CAVACO SILVA…
Não permitamos que, hipocritamente, Sócrates clame contra a voz dos portugueses na Assembleia da República, atacando, feroz, os deputados da Oposição que o desmascaram.
É tempo de o SR.PRESIDENTE da REPÚBLICA falar da situação em que se encontra esta terra…
É tempo de acordar, portugueses, meus irmãos, para aquilo que ainda não acabou …
AS medidas de crise vão continuar…esperemos pelas cenas dos próximos capítulos…


Mealhada, 18 de OUTUBRO de 2010
Maria Elisa Ribeiro
maria.elisa.ribeiro@iol.pt
http://lusibero.blogspot.com

9 comentários:

  1. Estimada Amiga,
    Crónica com carradas de razão. Li-a de fio a pavio. Sócrates faz o papel do cèguinho...
    No meio disto tudo, quais têm sido os papeis desempenhados pelo PSD, Passos Coelho e pelos outros partidos da OPOSIÇÃO, e... que diz das sondagens?
    Um abraço com toda a consideração.
    Jorge

    ResponderEliminar
  2. Não conheço os meandros da política portuguesa, mas conheço todos os meandros da corrupção. Tenho visto ela se expandir e se infiltrar durante toda minha vida (e já são muitas décadas)em governos democráticos, ditatoriais, em momentos de crise econômica, em momentos de crescimento como o atual e a voracidade parece que só cresce e a corrupção vai contaminando todo o tecido social. É desesperador. Desejo que consigam reagir antes que a contaminação aconteça.
    beijos

    ResponderEliminar
  3. Vamos experimentar em mudar de povo.Excelente artigo.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. JORGE: NÃO HÁ SALVAÇÃO...
    AS sondagens...São de acordo com mais paga...
    BEIJO
    ^Mª ELISA

    ResponderEliminar
  5. JORGE: NÃO HÁ SALVAÇÃO...
    AS sondagens...São de acordo com mais paga...
    BEIJO
    ^Mª ELISA

    ResponderEliminar
  6. MANUEL MARQUES: com os mesmos governantes?
    BEIJITO
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  7. Angela: vocês ,ao menos ,TÊM riquezas que o povo pode exigir explorar...
    Nós, temos uma mão à frente e outro atrás...
    BEIJINHO
    ^Mª elisa

    ResponderEliminar
  8. Estamos bem entregues, minha amiga, bem entregues. E de que vale os nossos protestos, se são ridicularizados por quem nos lê? De que vale clamar por Justiça quando ninguém está interessado em fazê-la.
    Lutarei até ao fim. Não me calarei, porque um dia terei o grato prazer de os ver correr daqui para fora. Deixar-nos-ão pobres, miseráveis. Mas com esperança, que é o que o povo deixou de ter.

    ResponderEliminar
  9. CIRRUS: EU estou-me "borrifando" para quem se ri do que dizemos!Nunca me calarei! Só se me ouserem em TIRES...MAS MESMO ASSIM,MESMO COM PORRADA DA GROSSA, não os deixarei em paz!
    UM BEIJO, amigo!
    LISA

    ResponderEliminar