sexta-feira, 15 de outubro de 2010

EÇA DE QUEIRÓS : realismo/naturalismo(CONCLUSÃO -IIª PARTE




Outras obras significativas/essenciais para se compreender o ponto de vista realista de Eça foram/são:
“O Primo Basílio”, “ O Mandarim”, “O crime do P.e Amaro”, A Relíquia”, “A tragédia da rua das flores”, “Os Maias.
Era mais que natural que o grande crítico-escritor quisesse fazer jus a tanta desvairada leitura das modernidades…Mas centrarei a minha atenção n”Os Maias apenas por entender que, nesta obra, o escritor põe a nu todos os pecados e pecadilhos que pretendia pôr em destaque, nesta esclerosada sociedade finissecular, que não havia maneira de acompanhar os ventos de mudança do mundo.
Senão, vejamos: lá está o adultério corporizado nas personagens “condessa de Gouvarinho” e “Rachel Cohen”; lá se vê o fanatismo religioso de Maria Eduarda Runa e das tias do infeliz Eusebiozinho, conduzindo os seus “rebentos” a uma educação religiosa, de tal modo deturpada e arcaica, que só podia dar em fracasso ou desgraça…
Há, na mesma obra (“Os Maias”), o tema mais chocante, o incesto, na narrativa central: Carlos da Maia, ao apaixonar-se por Maria Eduarda, apaixona-se, sem o saber, pela própria irmã! Mas o grande problema não está verdadeiramente nessa paixão…está no facto de, no dia em que ele o vem a saber, mesmo assim! vai dormir com ela…
Vemos também tratado, com a profundidade conveniente, o tema da poltronice nacional, consistente com a falta de trabalho, ou melhor dizendo, a falta de vontade de trabalhar dos portugueses…e, sobrando o tempo, sobravam os vícios. Imitavam-se os modos de viver, a moda em si, o falar, os usos e costumes de países que nada tinham a ver com os valores nacionais…Há uma espécie de “emperramento” das mentalidades que, naturalmente, impedia o país de avançar ao ritmo da Europa desenvolvida, do progresso e da ciência. Mas há mais, infelizmente…Há o país à beira da bancarrota, o que explica, quase só por si, a presença da personagem Steinbroken, representante do governo finlandês, que estudava, por entre saraus e” teatrices”, a eventualidade de um empréstimo daquele país ao nosso (já naquele tempo era a Finlândia o modelo…). Dava nas vistas pois, enquanto por cá comia e bebia, punha mais em evidência a miséria deste país. Nesta obra de Eça, sobressai ainda a temática do jornalismo corrupto, o tal que se vende para o lado que der mais, protagonizado pelo Palma Cavalão… As notícias, no “CORNETA DO DIABO”, davam-se, por vezes, de acordo com a opinião de quem melhor por elas pagasse ou então não se davam! de acordo com o mesmo “princípio”.
Há, enfim, uma galeria de personagens que estavam ali (na obra) para acentuar a velhice de Portugal, o atraso, a deturpação das ideias de grandiosidade, a inversão de valores.
Há Carlos e Ega que chegam a esta triste conclusão: “ Falhámos a vida, menino!” (pág.712 da obra “Os Maias”, de Eça de Queirós, edição “Livros do Brasil”, conforme a edição de 1888).
Ambos passeiam pela capital, com a sensação de que aquela gente traduzia a decadência do país, na medida em que se caracterizava pela inacção, pela ociosidade militante que a levava a vagabundear, numa moleza exasperante.
No capítulo XVIII, a páginas 697, diz Carlos que nada mudara na Lisboa que ele deixara, onze anos antes…” A mesma sentinela sonolenta rondava em torno à estátua triste de Camões… (…) os mesmos reposteiros (…) o mesmo ar mudo e deserto…”
CAMÔES representa, no meio de toda esta pasmaceira, o Portugal Antigo e grandioso; ele continua a ser o arauto dos antepassados heróicos. Ali, naquela praça desprovida de vida, a estátua do grande clássico, coberta de musgo, assiste, impotente, à decadência do país. Os olhos do grande poeta pasmavam, também eles! perante os aburguesados citadinos que nada mais faziam que andar, de charuto na boca e botas abicadas, à francesa- pois claro!-rua acima rua abaixo, na ociosidade “emocionante” de quem nunca trabalhou, mas também nunca deixou de comer, pois o pão para a boca lá ia “caindo do céu aos trambolhões”…Portugal era um fracasso! Tudo continuava, fracassadamente, “romântico”!.
Na pág. 714 Ega diz a Carlos: “ E que somos nós? Que temos nós sido desde o exame de latim? Românticos: isto é, indivíduos inferiores que se governam na vida pelo sentimento e não pela razão. Riram ambos. Depois, Carlos, outra vez sério, deu a sua teoria da vida, a teoria definitiva que ele deduzira da experiência e que agora o governava: era o fatalismo muçulmano. Nada desejar e nada recear. Não se abandonar a uma esperança- nem a um desapontamento (…) o “EU” ir-se decompondo até reentrar e se perder no infinito Universo…Sobretudo não ter apetites. E, mais que tudo, não ter contrariedades…”.
Ainda me falta dizer-vos, sucintamente, qualquer coisinha sobre o Naturalismo. Geralmente, é explicado como sendo a continuação do Realismo, mas em Portugal andou-lhe quase sempre associado. Ele era uma espécie de realismo científico que teimava em fazer crer que todas as “taras” dos seres humanos são explicadas através da Educação, da sociedade em que estão inseridos…Mas, sobretudo, através de traços hereditários…da Genética, como hoje se diz! Ou seja: se um indivíduo é alcoólico, pode provar-se, experimentalmente, que os antepassados já o tinham sido…E assim por diante com o jogo, o adultério, a opressão social…Até as doenças como a loucura, por exemplo, seriam a manifestação de uma qualquer tara hereditária…
A última das fases literárias de Eça de Queirós foi quase um acto de contrição face às ideias avassaladoras da segunda fase. Os anos passam e têm o condão de nos acalmar os ânimos…E esta fase em que desatou a escrever temas de índole social-nacionalista, depois de entradote nos anos e ter casado com uma aristocrata, encontrou-o a deliciar-se com a vida do campo, o cheiro das divinas florinhas e do estrume com que os sãos camponeses adubavam os terrenos…enfim, com o outro lado do mundo que ainda não apodrecera…É o período de “A correspondência de Fradique Mendes”, “ A ilustre casa de Ramires”, “A cidade e as serras”, “Contos”, “Lendas de santos”…E aí está o nosso Eça…A fantasia da vida sem tirar nem pôr! O que é a vida…
É bom não esquecer, apesar de tudo, que, no frontispício de “ A relíquia”, está escrita a seguinte frase:
“SOB A NUDEZ FORTE DA VERDADE-O MANTO DIÁFANO DA FANTASIA”…No fundo… realismo versus romantismo!
E vou terminar, que “isto cresceu que se fartou”…
Faço como Eça de Queirós, ponho o meu monóculo, aconselho os estimados leitores a fazerem o mesmo e a pensar na sociedade em que, hoje, séc.XXI, estamos inseridos…
A força da verdade da recessão económica, o desemprego, a miséria galopante, a mania das grandezas dos governantes deste pobre país, em último lugar na escala de vida da Europa dos vinte e sete, só existe, como “paraíso” ou “oásis, na boca e nos bolsos dos ricos, dos autoritários, dos cegos prepotentes…E parece que, quanto à “bancarrota”…basta pensar na Educação, na Justiça, na Administração Interna, nas Obras Públicas…E mais não digo que se me revolta o estômago!
Sim, que isto de” bancarrota ”, não acontece só com dinheiros…Acontece, também com os “valores”…ou… a falta deles!!!

6 comentários:

  1. Mais que um texto, uma aula. Li Primo Basilio com 13 anos e fiquei apaixonado pelo Eça de Queirós. Um abraço!!!!

    ResponderEliminar
  2. PAULO FRANCISCO: ainda bem que alguém sabe aproveitar estas "aulas" ,como dizes!
    UM BEIJO DE
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  3. Olá Maria!

    Um óptimo autor, que soube ver as nossas fraquezas. O último parágrafo parece ser uma grande verdade, infelizmente.

    ResponderEliminar
  4. Óptima dissertação - como sempre, aliás! - sobre o grande Eça e sua obra, "Os Maias", em especial!
    Vá lá saber-se porquê, em vários momentos pareceu-me estar a ler situações de hoje!!!
    Beijinho e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  5. AMIGO CIRRUS: sem tirar nem pôr!
    TAl como a obra de GIL VICENTE, a de EÇA É mais que intemporal e ,por isso, eterna ...
    TUDO bem, AmIGO?
    BEIJO DE
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  6. MEU AMIGO JOAQUIM DO CARMO: obrigada pelas suas palavras!
    É como atrás disse ao Cirrus...
    INTEMPORAL, "meu caro quicas!"
    BEIJINHO
    Mª ELISA

    ResponderEliminar