In ESCOLA virtual (NET):
O que é o amor em poesia? O que é a tristeza em poesia? O que é alegria em poesia? O que é a velhice em poesia? O que é uma borboleta? O que é um rio?
A poesia foi uma das formas que o ser humano encontrou para falar dos seus sentimentos mais profundos e misteriosos.
A linguagem poética exprime o modo de olhar para a Natureza, para o coração, para o amor de uma forma diferente da linguagem quotidiana.
É frequente confundir-se poesia com rima. Mas nada mais errado. A poesia pode ser rimada ou não. A rima pode ou não ser poética. Quando se trabalha a rima com as crianças desenvolve-se a "ginástica" básica da língua, mas não se trabalha necessariamente a poesia.
A poesia é, de facto, uma janela aberta sobre o mistério maravilhoso das palavras que podemos sentir quando lemos Sophia de Mello Breyner Andresen, Eugénio de Andrade, Luís de Camões ou Ruy Belo.
E é por isso que uma criança pode escrever magnífica poesia aos 8 anos:
"O amor é um pássaro verde
num campo azul
no alto da madrugada"
(Maria Rosa Colaço, A criança e a vida)
Apresento-vos, por isso, uma proposta de atividade que levará as vossas crianças a voarem nas asas da verdadeira poesia. Para elas é fácil, porque a poesia é a língua materna das crianças, como foi, desde sempre, a língua materna da Humanidade.
Levem as crianças a soltar as palavras como bolas de sabão, a usá-las com "liberdade livre", que é a poesia como a entendia o poeta António Ramos Rosa.
Sem comentários:
Enviar um comentário