"As minhas palavras têm memórias ____________das palavras com que me penso, e é sempre tenso _________o momento do mistério inquietante de me escrever"
quarta-feira, 21 de outubro de 2015
Lídia Jorge vence prémio Urbano Tavares Rodrigues
A escritora Lídia Jorge venceu o prémio Urbano Tavares Rodrigues com o romance Os Memoráveis, editado pela Dom Quixote. A autora irá receber €7500 euros conforme anunciou hoje a Fenprof instituição responsável pela atribuição deste prémio que pretende, entre outros, assinalar também o Dia Mundial do Professor.
O prémio foi atribuído por unanimidade pelo júri formado pelos escritores e professores Teresa Martins Marques, José Manuel Mendes e Paulo Sucena.
O romance publicado em 2014 fala sobre uma repórter portuguesa em Washington, Ana Maria Machado, que é convidada para fazer um documentário sobre a Revolução de 1974. Juntamente com dois antigos colegas, Machado entrevista várias testemunhas do golpe de Estado, revisitando alguns dos mitos da Revolução. Paralelamente, ficamos a conhecer a história íntima do seu pai, de nome António Machado.
Para o júri o romance "constitui uma assumida marca de cidadania ao trazer a Revolução de Abril de 1974 para as páginas de uma obra literária, cuja intensidade de linguagem e mestria narrativa, conjugada por uma hábil técnica compositiva, faz dela uma notável presença na literatura portuguesa contemporânea."
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário