quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Artigo de Literatura



O lirismo Galaico-Português autóctone e o de origem provençal...
foto google

Em seguimento do tratamento que pretendi dar ao lirismo português dos princípios do anterior milénio, falo-vos ,hoje, muito sucintamente, das CANTIGAS DE AMIGO, nossas...aqui nascidas, cantadas e espalhadas, de geração em geração, com uma característica formal, que as torna únicas no contexto do lirismo peninsular: são PARALELÍSTICAS!

As romarias, as danças ligadas aos rituais primaveris,a saudade provocada pela ausência dos namorados(AMIGOS!)nas lutas contra os muçulmanos hostis ao senhor feudal, o mar, as relações com a mãe, tudo isso levava as raparigas(meninhas, donzelas, louçanas, fermosas), a cantar ,de manhã à noite, quer se encontrassem nos campos ,nas fontes,no lavadouro,na praia ou à beira-rio!Poesia espontânea, ingénua, fortemente afectiva, exprimia sentimentos de AMOR, SAUDADE e PREOCUPAÇÃO da "AMIGA" para com o seu "AMIGO!

Interessante nas nossa CANTIGAS DE AMIGO é o facto de elas serem feitas por homens, os TROVADORES, que demonstram deste modo, o profundo conhecimento da alma feminina, qual Psicólogo que tudo sabe e tudo compreende!De tal modo o faz, que o leitor se esquece desse facto e fala das queixas das "MENINHAS"!
Muitas dessas CANTIGAS, da autoria do nosso rei D.DINIS, são, inclusivamente, dialogadas, como se a NATUREZA fosse o confidente natural das donzelas: "
- Ai flores, ai flores do verde pino,
se sabedes novas do meu amigo?
ai, DEUS, e u é?(novas=notícias, e u é=onde está?)
(...)
_ Vós me perguntades polo voss'amigo?
E eu ben vos digo que é san' e vivo:
AI deus, e u é?(...)

O refrão indica, precisamente ,que estas cantigas passavam de modo oral, de geração em geração! não havia escolas e o povo , nomeadamente as raparigas simples, não sabiam escrever!
Já referi que, com o decorrer das gerações, estas cantigas foram recolhidas em livros especiais, chamados CANCIONEIROS.
Através das cantigas recolhidas ,vê-se como estes livros se tornaram documentos importantes para o estudo da vida portuguesa, NA IDADE MÉDIA, dos séculos XII a XIV.
Pelos registos aí efectuados, pode ver-se o que se comia, o que se vestia, como eram as casas, as roupas, a alimentação, os usos, costumes e tradições.

Outro local importante das preocupações da donzela, é o mar ou a beira dos grandes rios, onde o amigo ia lutar ou pescar.
Numa ingénua cantiguinha ,diz a meninha:
"Ondas do mar de VIGO,
se vistes meu amigo!
E ai DEUS, se verrá cedo!(verrá=virá)(...)
Noutras , o problema é a ida à fonte ,não especialmente para ir buscar água à fonte fria, rodeada de arvoredo, mas o encontrar-se com o seu amigo...
E aí, a mãe ora compreende ,ora não...porque também já foi moça e sabe como são as coisas...

Sei que muito há a dizer sobre esta matéria, mas é quase impossível tornar o post mais longo...Sei ,também, que quem gostar desta matéria, procurará completar os seus conhecimentos...
Deixo-vos com uma ideia expressa pela estudiosa de LÍNGUAS, LUCCIANNA STEGAGNO PICCHIO,a qual considerou as nossas cantigas de amigo como as mais perfeitas e belas
DA EUROPA!(não é pouco!)

Maria Elisa Ribeiro
Publicada por Maria Elisa Ribeiro
Etiquetas: Cantigas de AMIGO

Sem comentários:

Enviar um comentário