sábado, 31 de outubro de 2015

ASTERÓIDE PASSA,HOJE, JUNTO À TERRA!!


Asteroide do tamanho de 4 campos de futebol passa perto da Terra
Um grande meteorito, do tamanho de quatro campos de futebol, vai aproximar-se hoje da Terra, onde cientistas de todo o mundo se preparam para presenciar um fenómeno raro que só acontece a cada 10 anos.

Lusa
MUNDO ESPAÇOHÁ 5 HORASPOR LUSA




"Parece um ponto de luz. O olho humano não o consegue ver e o melhor é utilizar-se um pequeno telescópio para ver aquele corpo celeste tão brilhante", explicou Paul Chodas, diretor do Centro de Objetos Próximo da Terra da NASA, em Pasadena, Califórnia.
PUB




Às 17h00 de sábado, o meteoro vai passar a 490.000 quilómetros da Terra, ou seja, a uma distância pouco maior daquela que separa a Lua do nosso planeta, segundo dados da Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA).

Com um diâmetro de 400 metros, o meteoro vai passar pela órbita terrestre a uma velocidade de 126.000 quilómetros/hora, sem representar uma ameaça para o planeta.

"É um evento raro. Os asteroides deste tamanho, tão grandes, não passam tão próximo da Terra assim tantas vezes. Diria que ocorre mais ou menos uma vez em cada 10 anos", sublinhou o astrónomo.

A agência espacial norte-americana NASA estima que o asteroide seja, até 2027, o maior corpo rochoso conhecido a aproximar-se do planeta azul.

O corpo celeste foi descoberto a 10 de outubro por um telescópio no Havai, Estados Unidos, e desde então os cientistas têm realizado cálculos para precisar a sua órbita.

Os cientistas da NASA afirmaram que a influência gravitacional do asteroide não terá nenhum efeito na Terra, nomeadamente nas marés e movimentos das placas tectónicas.

Todavia, o facto de um corpo celeste tão grande, que podia causar danos significativos caso chocasse com a Terra, ter sido descoberto apenas 21 dias antes da sua aproximação ao planeta, leva os astrónomos a pensarem na necessidade de manter a vigilância diária do céu noturno.

A ESA tenciona, no fim do próximo ano, testar a tecnologia de um telescópio capaz de identificar automaticamente a órbita de corpos celestes potencialmente ameaçadores para a Terra, a maiores distâncias.PARTILHE ESTA NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS

Sem comentários:

Enviar um comentário