quarta-feira, 14 de outubro de 2009

"HOMEM-NATURA"


“HOMEM-NATURA”

Num livro que estou a ler (“OS DRUIDAS E OS DEUSES CELTAS”), da autoria de HENRI D’ARBOIS DEJUBAINVILLE- ED. ZÉFIRO, tenho a sorte de encontrar uma frase do escritor francês VICTOR HUGO, que diz tão-somente isto:”Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem.Agora, é necessário civilizar o homem em relação à Natureza e aos animais.”
Se esta frase se aplicava, na perfeição, à sociedade de há 200 anos, imaginem como ela é perfeitamente actual, nos dias que estamos a viver, no século XXI!
Eu sou suspeita para falar neste assunto, porque venero a Natureza! Preciso do cheiro do ar, da água sem cheiro, da vida que brota de qualquer pedrita, sem contar…Sendo magia, a Terra mereceu, por parte de povos antiquíssimos, cultos mágicos que passaram de geração em geração, precisamente porque esses povos se preocuparam em passar às “TRIBOS” vindouras os seus conhecimentos, em actos de amor que poderiam e deveriam levar à preservação dos mistérios da vida.
O respeito pelos bosques, florestas, ribeiros, plantas mesmo que rasteiras, era parte integrante e imprescindível na educação dos jovens, que deviam continuar a passar a MENSAGEM! As civilizações druida e celta merecem, neste campo, um destaque especial, embora não queira aprofundar essa temática, por ser de extrema responsabilidade.
Certo é, que o Homem tem vindo, ao longo dos milénios, a desbaratar todo o manancial de conhecimentos adquiridos, esquecendo ensinamentos antigos da grandiosidade do “ventre-terra”; hoje, confrontamo-nos com espécies em extinção, espécies vegetais e, sobretudo, animais; o nuclear ameaça destruir-nos, a camada de ozono desfaz o ar de que necessitamos para sobreviver, a desenfreada industrialização, para além de sugar recursos naturais que deveriam ser de todos, está a provocar estranhos factos geo-atmosféricos que tudo destroem no seu caminho, como se pode ver, sobretudo, nas TVs.
Dizia GARRETT, no séc.XIX, nas suas “VIAGENS NA MINHA TERRA”logo nos primeiros capítulos, que a Ciência e o Progresso devem continuar a par, para o engrandecimento da espécie humana! Mais de duzentos anos depois, temos que lhe pedir que, lá de onde está, reveja estas afirmações…
A Natureza está a precisar de um choque de gerações através do qual, os mais novos possam “põr o dedo no nariz” aos senhores do mundo, para lhes mostrar que ela está a chorar e se pode vingar de quem a não respeita, cessando o seu contributo para o desenvolvimento do Planeta.
Quando ruiu o Império Romano do Ocidente, por alturas do séc.V da era cristã, já, na Gália, outras guerras tinham feito desaparecer os Druidas. Não desapareceram, no entanto, os seus ensinamentos de louvor à terra- mãe que, germinando, na altura própria, continua a cuidar dos humanos, prodigalizando as colheitas. Penso que temos que voltar a ser “druidas” e defender o" património –Terra" ,declarando-a PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE, a ver se a salvamos da ganância e da exploração desenfreadas, dos cegos “senhores da terra”…
Aqui, reafirmo, porque sinto essa necessidade, o meu amor pelas ervas. Pelas relvas e restolhos, pelo chão seco ou molhado… Sou telúrica, estou presa à terra, ao chão, às folhas das árvores… Devem os nossos jovens ser orientados para o amor desmedido pela Natureza; devem os seus olhos saber ver a verdade da existência naquele carreirito de formigas, ali ao lado dos seus pés… VIVER não é… “NÃO-VIVER”, “passando fugazmente pelo Tempo! VIVER, talvez seja tudo isso e mais alguma coisa ainda, como AMAR os seres que , facilmente passam despercebidos e isto ,porque, cada um de nós desaprendeu a VIDA!
Imersa na Natureza pulsante , sinto-me bem: fujo aos ódios, aos desesperos, aos mil “nadas” que atrapalham a Vida…Sinto, majestaticamente , a força das fragas batidas pelo vento! E aqui, no meio das ervas que me sujam os sapatos e as calças, sinto-me “limpa”com os meus sonhos que se avivam, transbordando para o caderno de apontamentos… E apalpo as palavras molhadas de orvalho… sémen dos deuses atarefados, que esperam pela hora da reprodução da semente, espalhada a esmo…
Sinto-me poeta a ver a VIDA a viver, crescendo! Sinto que duendes dos tempos mágicos seguem meus passos, abrindo caminhos pelos carreiritos onde passaram povos de todos os tempos…É a minha sentimentalidade onírica que se manifesta fortemente, neste discorrer, neste viver a Terra que habito e me possui!
Ciente desta verdade, vou caminhando os meus “caminhos”, à procura da minha luz primordial, da minha inocência perdida, no mundo fulgurante dessa mesma inocência: a NATUREZA!

14 comentários:

  1. Obrigada pela bela explanação ê sabe que me deixaste curiosa a ler este livro.
    Amo os COSMOS, as GALÁXIAS, o FIRMAMENTO... amo o UNIVERSO ao qual pertenço e penso que, como diria Paulo Coelho: "Tudo o que pensamos o Universo conspira ao nosso favor... se você deseja é porque este desejo nasceu da tua alma."
    Uma pena que nem todos param a pensar nas consonâncias universais.
    Beijos, amiga!
    Sabes que aprendo muito contigo...

    ResponderEliminar
  2. MALU:como sempre, gentis palavras. Também eu aprendo convosco, pois todos temos diferentes pontos de vista!
    Beijinho de lusibero

    ResponderEliminar
  3. Ciente desta verdade, vou caminhando os meus “caminhos”, à procura da minha luz primordial, da minha inocência perdida, no mundo fulgurante dessa mesma inocência: a NATUREZA!

    Excelente remate.

    ResponderEliminar
  4. Vinha apenas para agradecer a passagem pelo meu blog e o comentário deixado no post sobre a "oca como noz podre". Parei e andei um pouco pelo seu blog, professora com veia poética. No texto sobre Veneza encontrei muito do "jeito" de Eça. Recomenda a leitura de Herculano, gosta de Janis Joplin, Jimmy Hendrix, Jim Morrison e Joe Dassin. Tocou-me!
    Voltarei.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Lusibero

    Este texto transporta-nos, de facto, para "dentro" da natureza. "Palavras molhadas de orvalho…"

    As citações de Victor Hugo e de Garrett são muitíssimo pertinentes (não sei qual delas a mais pertinente) mas todo o texto exala um perfume que também a mim não me é estranho. Não que e tenha essa "devoção" à natureza, a uma simbiose quase cósmica, mas por acaso gosto daquelas pessoas que se chamam... nao lembro agora o nome... wickas?... pessoas que comungam de uma entrega com a natureza, e chegam a fazer encontros em Sintra e outros locais assim...

    Não venero no sentido devocional do termo a natureza, mas identifico-me com todo o respeito pela mesma e pelos animais.

    Grande beijinho, Lusibero

    ResponderEliminar
  6. DANIEL SILVA(LOBINHO):é engraçado que aminha filha me diz isso mesmo!E ,DANIEL, juro que nada sei dos WICAS, embora já tenha ouvido falar. No próximo Domingo vou à FNAC aver se escolho um livro fácil sobre a matéria. Começa a intrigar-me que o amor pela Natureza, que eu não divinizo, porque não sou pagã, requeira de mim uma tal exppressão de paixão...Beijo de lusibero

    ResponderEliminar
  7. CARLOS ALBUQUERQE, que bom que veio! Estou feliz por ver que gostou, porque eu sou assim, adoro a leitura, a escriya ,a música desde que não seja jazz ou "heavy metal" Iremos conversando, pois já o pus nos meus favoritos. AH! tenho a obrigação de lhe dizer que ,no 1º ano dsse coisa a que chamaram ministra da Educaçao eu, que queria com toda a alma continuar a dar aulas ,resolvi sair para não ver rebaixada a minha dignidade, que é uma atitude de car´cter que essa mulher desconheceu, durante mais de quatro anos...
    OLHE ,"foram-se os aneis e ficaram os dedos---
    ABRAÇO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  8. DANIEL SANTOS:ESTE È O MEU ESTILO, em tudo o que escrevo ,seja prosa, deja poesia, com toda a humildade porque na blogosfera só admito aprender e nunca ser elemento de conflitos ,como por aí se vê.
    BEIJO AMIGO DE LUSIBERO, CONTENTISSIMA POR O "OUVIR" DIZER O QUE PENSA, CONTE COM UMS LEALDADE DE CARACTER, que faz parte do meu estilo de vida.

    ResponderEliminar
  9. DANIEL SANTOS; O SONO JÀ APERTA E NEM VEJO OS ERROS A ESCREVER À PRESSA.
    ONDE SE LÊ"DEJA" DEVE LER_SE "SEJA" e onde está "UMS" develer-se "UMA"
    lusibero

    ResponderEliminar
  10. Poetisa Maria,seu blog além de poético,e sensivel, tem conteúdo informativo de ótima qualidade.Este maravilhoso texto filosófico sobre a natureza vem a nos lembrar essa força ativa que estabelece e conserva a ordem natural de tudo quanto existe,inclusive a natureza humana com sua influência a favor ou contra.E aqui se encontra a natureza no enlace das boas idéias, sentimentos e
    emoções,Parabéns, beijocarinho,Lu

    PS: Se desejar, passe em meu blog e apanhe o selo premio reconhecimento,Dardo e cole junto aos seus belos selos, maravilhoso está seu blog

    ResponderEliminar
  11. LUFAGUE: é uma alegria imensa tê-la por aqui, como amiga e seguidora!Irei, logo que possa ver o seu blog! Minha querida, espero ser digna das palavras com que tu me acolhes e estabelecer contigo , tal como acontece com a MALU, do Infinito Particular, uma amizade sincera. Me chama de MªELISA...SÓ!
    BEIJINHO DE LUSIBERO
    MUITO OBRIGADA POR TEU SELO,QUE IREI BUSCAR MAIS LOGO!VAI AO MEU BLOG E LEVA O QUE MAIS TE AGRADAR!

    ResponderEliminar
  12. TERRA DE ENCANTO: SÓ EU SEI COMO TU ANDAS ESTOIRADA COM O TRABALHO E COM A NOSSA "PATANISCA"! POR ISSO ,O MEU OBRIGADA É "AO QUADRADO! ..."AO CUBO"...
    BEIJITOS DA MAMI

    ResponderEliminar
  13. Vim apenas para desejar bom fim-de-semana à poetisa professora.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. CARLOS ALBUQUERQUE: obrigada, pela sua gentileza!Desejo-lhe também, uns felizes e repousados dias.
    Não me chame poetisa...Faço os meus "versinhos". somente.
    ABRAÇO AMIGO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar