segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Herman Melville (1851-1891)

Romancista americano, nascido em NeW York, autor , entre outras obras, de “MOBY DICK”.

Recordo a primeira vez que tentei, muito corajosamente(juro!)ler algumas páginas desta obra. Que desastre! A “coisa” era tão entediante para a minha pouca idade e para a minha ,de tal modo ,reduzida cultura, que, pura e simplesmente, desisti!
Ao encontrar-me na FACULDADE, no 3º ano de PORTUGUÊS/ INGLÊS, tive uma “cadeira” de opção, LITERATURA AMERICANA, cujo Professor nos mandou ler o 1º volume da obra!Aí, mesmo a contra –gosto, lá me pus a ler a obra! Já tinha outra cultura e outra maneira de ver a vida que eu tinha pintado de rosa e que se mostrou de uma cor mais carregada! Aí, eu fui capaz de ver que, um pouco mais da verdade da vida estava na luta constante do homem contra todos os tipos de obstáculos e contrariedades,contra todos os tipos de elementos que, constantemente, se opõem à realização das suas ambições, dos seus SONHOS(assim, com letra grande)! Precisamente aqueles que o levam a sentir-se HOMEM..
O que li, com a ajuda do Professor, fez-me compreender o valor da obra literária que não teve impacto imediato, precisamente porque a sociedade americana do século XIX não estava virada para aquele tipo de temas ou nem sequer estava preparada, culturalmente,para compreender as verdades das lutas da Vida.
A obra “Moby Dick” ou “A baleia” foi dedicada ao escritor NATHANIEL HAWTHORNE e só muito anos depois teve o sucesso que continua a ter. Outro célebre romance de MELVILLE, “BILLY BUDD” foi, inclusivamente adaptada ao teatro e pouco depois ao cinema, pelas mãos e pelo génio do falecido actor PETER USTINOV.
A educação religiosa que a mãe deu ao escritor obrigou-o a repensar os episódios biblícos e lutar contra as verdades religiosas.
Cedo se alistou na Marinha Americana ,onde aprendeu a “viver” o mar com outros olhos. Familiarizou-se com as forças da Natureza que é a imensa, misteriosa água dos oceanos; compreendeu, “in loco”, a grandeza da luta dos pescadores, pequenos e insignificantes seres, face à verdade imensa dos mares em fúria. Os oceanos passaram a ser a sua obsessão, a sua “baleia branca”, incomensurável como os dramas da vida…essa vida contínua de luta entre o Bem e o Mal, vista a preto e branco. Do livro ressalta o problema da Fé e o papel de DEUS, através de longos monólogos meditativos. O narrador principal chama-sae ISHMAEL, “ Chamem-me ISHMAEL” e eu advogo o direito de, como leitora, o considerar a ele o “actor” de destaque desta obra literária. Na luta contra a tremenda baleia não escapa o comandanteAHCB nem a restante tripulação. Escapa o narrador ISHMAEL que é recolhido por outro navio.

LI este livro de pé atrás… Vi ali, desde as primeiras páginas, a eterna e incontornável dúvida humana:DEUS!O Mundo com e sem ELE! Quem é DEUS? O que é DEUS?
Continuaremos a ler grandes obras, mas a resposta a estas perguntas ninguém as poderá dar….Só uma certa força interior a que se chama FÉ… que eu confio poder encontrar!

MELVILLE tem hoje o estatuto de GRANDE que foi concedido a nomes como SCOTT FITZGERALD, HEMINGWAY e MARK TWAIN…

7 comentários:

  1. E sabe quem é "Moby", o cantor, também conhecido por Richard Hall?

    ResponderEliminar
  2. Deus é Amor, no dizer de S. João.

    Quanto ao livro, se há coisa que gosto são os monólogos meditativos de que fala.

    Aquele sempre beijinho

    ResponderEliminar
  3. DYLAN.SEI QUEM É, ADORO A MÚSICA QUE LHE DEU O SUCESSO, TENHO O CD, MAS NÃO ME LEMBRO DO TÍTULO....
    ABRAÇO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  4. Daniel Silva(lobinho): é essa a conclusão a que cheguei! A TENTATIVA DO NARRADOR EM COMPREENDER DEUS...
    BEIJO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  5. Maria,
    A eterna busca pelo SER UNIPOTENTE, UNISCIENTE E UNIPRESENTE.
    Será que algum narrador, um dia, nos revelará mensuravelmente ESTE ALGO que não se mensura?
    Será que tocaremos dentro de nòs, tão só dentro, este SER que envereda pelas sendas da nossa FÉ?
    Está nossa Fé que é totalmente abalável...
    Beijos em teu coração

    ResponderEliminar
  6. Malu; quem me dera saber responder-te, querida!
    Dadas as minhas dúvidas...estou à espera, como tu...
    BEIJOS DO CORAÇÂO
    lusibero

    ResponderEliminar
  7. Malu ,outra coisa: não tenho conseguido abrir os comentários, no teu sítio. Tem acontecido também com o "NAMORADO DA RIA".Era para comentar o teu lindo texto sobre as lágrimas. Pode ser qualquer coisita momentânea com o Blogger...
    BJS LUSIBERO

    ResponderEliminar