sexta-feira, 23 de outubro de 2009

VASCO PULIDO VALENTE E A SUA "FARSA"...

Abro o jornal ,sempre de trás para diante. Fi-lo hoje, quando comprei o "Público, como sempre faço. Dei de caras com a habitual crónica de 6ª feira deste comentador habitual do jornal ,na sua crónica"OPINIÃO". VASCO PULIDO VALENTE(VPV)apelida de saloios todos os que ,tendo a escolaridade obrigatória, se têm dado ao trabalho inglório de criticar as opiniões do escritorSARAMAGO : " É claro que a saloiice portuguesa...". Não prezo nem desprezo as crónicas de VPV... Às vezes , leio e gosto; outras vezes ,leio e não gosto e outras vezes nem sim ,nem não.

Penso que a crónica de hoje deste senhor foi ,particularmente infeliz, isto se tivermos em linha de conta que, para além dos pseudo saloios , também os génios intelectuais e,neste caso VPV, se deliciou a despejar veneno sobre a figura de SARAMAGO. Senão, vejamos algumas das expressões usadas pelo GRANDE INTELECTUAL VPV, nesta crónica:"Claro que SARAMAGO tem 80 anos, coisa que não costuma acompanhar uma cabeça clarae ,que, ainda por cima não estudou o que devia estudar..."; mas há mais :"Claro que Saramago ganhou o Prémio Nobel, como vários "camaradas" que não valiam nada(...)como muita gente acéfala e feliz que não sabia, ou sabe,distinguir a mão esquerda da direita."

SE isto tudo e mais o que adiante se verá, não são juízos de valor próprios de saloios, digam-me o que é todo este arrazoado de críticas ...
Mas voltemos às doutas intelectuais palavras de VPV, sobre SARAMAGO:"(...)só que daí não se segue que seja obrigatório levar a CRIATURA a sério...Não assiste a SARAMAGO a mais remota autoridadede dar a sua opinião sobre a BíBLIA ou sobre qualquer outro assunto(...)"Depois do que fez no PREC, SARAMAGO está mesmo entre as pessoas QUE NENHUM INDIVÍDUO INTELIGENTE EM PRINCÍPIO OUVE"

Então vocÊ , VPV, afinal é um saloio ou um inteligente? Não acha que, desta vez ,"meteu mesmo a pata na poça"? A que tipo de FARSA SE REFERE VOCÊ? A alguma de GIL VICENTE que eu não conheça?
Não me permito tratá-lo por... EXª, até porque no país que penso ser o meu e o seu também, só três símbolos e algumas entidades que eu considero, merecem essa designação: A BANDEIRA NACIONAL, O HINO NACIONAL e SUA EXª, O PRESIDENTE DA REPÚBLICA!

REFAÇA A CRÓNICA , NÂO SE ESQUECENDO QUE HOJE VOCÊ FOI UM DOS SALOIOS QUE CRITICOU! A COERÊNCIA EXIGE-SE!

7 comentários:

  1. Olá maria :)

    Sem dúvida nenhuma, uma falta de coerência a toda a prova.
    Quando a senilidade está num estado avançado, e as pessoas não tem a humildade de sair de sena, este é o resultado.
    Bom fim de semana, minha amiga.

    Beijo......Norberto

    ResponderEliminar
  2. Chego agora, acabado de ouvir o Padre Carreira das Neves e José Saramago num frente-a-frente da SIC. Notável! Mas disso falarei mais tarde, se para tal abrires espaço de discussão neste teu blog de ouro. O tema do post é outro.
    Assino por baixo.
    Conheci VPV há uns anos atrás quando dele li "O Poder e o Povo". A forma grosseira e sobranceira porque falou dos protaganistas da nossa história passada, e da própria história, definiram-no - um ser pomposo e carente de intelectualidade. Anos depois Cavaco Silva chamou-o para a área da cultura de um dos seus governos. Zero, foi a prestação de VPV reconhecida, então, por todos os "agentes culturais". Deu em cronista "ideólogo" da Direita (pobre direita a nossa!), acumulando, até há bem pouco tempo,presenças na TVI em que, felizmente já não está (este felizente nada tem a ver com a suspensão do jornal da MMG, história na minha opinião mal contada e ainda por explicar).
    VPV está longe, muito longe, do conhecimento cultural e literário de Saramago.
    Emparelha, na perfeição, com outro dos ideólogos da Direita (é mesmo pobre!) o VGM que, após as últimas legislativas escreveu isto:
    "O resultado das legislativas não se limita a traduzir a profunda estupidez com que o eleitorado nacional se comportou".
    Gente fina!
    Um beijo daqui

    ResponderEliminar
  3. CARLOS: um beijo! Adoro-te!PERDOA A EXPLOSÃO DE SATISFAÇÃO. Não sei se leste o "Público" de hoje. ELE DIZ MAIS ALARVIDADES DO SARAMAGO, mas eu achei que as que citei bastavam para mostrar , à evidência, o que esse tipo é...
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  4. NORBERTO: andei outra vez ,lá pelo teu "BRUMA...". Mas ,se não tiveres tempo para escrever, vem até aqui conversar connosco! Adoro "ver-te" por cá!
    São assim os intelectuais de meia tigela deste nosso país à beira charco plantado.
    BEIJO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  5. DANIEL SANTOS: Obrigada por teres dito tudo, de um modo tão simples e esclarecedor. BEIJO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  6. Não, Maria, não li o "Público". Bastou-me o que transcreveste e o que conheço de VPV.
    Um beijo

    ResponderEliminar